Compartilhe Viagens

Passeio de volta à ilha na Ilha Grande-RJ

A Ilha Grande, em Angra dos Reis, é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a quinta maior ilha marítima do Brasil. São 193 km2 a ilha principal, além das pequenas ilhas em volta. Então, é bem improvável conseguir ir a todas as praias em uma primeira visita. Mas no passeio de lancha de volta à ilha é possível conhecer algumas das praias principais e ter um bom panorama da Ilha Grande. O passeio é belíssimo e inclui a famosa a praia do Aventureiro, famosa pelo seu coqueiro torto, que estampa os cartões postais da Ilha Grande (foto em destaque).

Todas as agências da Ilha Grande oferecem o passeio de Volta a Ilha e, como são pequenas, normalmente elas juntam os grupos para completar a lancha. O passeio sai às 9h30 do cais de Abraão e retorna às 17h30.

Como o passeio abrange várias praias, recomendo fazer nos primeiros dias de estadia na Ilha Grande para fazer um reconhecimento da ilha e depois escolher que trilhas ou passeios fazer nos dias seguintes. O bom deste passeio é que ele inclui praias mais distantes de Abraão, mais difíceis de chegar por trilhas.

Água cristalina do Caxadaço

A primeira parada do passeio é na praia do Caxadaço, uma pequena enseada com a água cristalina, ótima para snorkeling (os snorkels e máscaras estão incluídos no passeio). Chegamos com o tempo nublado, mas a medida que o tempo abria, a visibilidade ficava ainda melhor. Lá deu para ver corais e bastante peixinhos.

O Caxadaço é um ótimo ponto para snorkeling

Depois só passamos pela praia a Dois Rios, conhecida como a Praia do Presídio, pois lá estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, presídio de segurança máxima desativado em 1994. Mas nem deu para ver o presídio. O passeio que faz parada em Dois Rios é o Super Sul.

Caxadaço é uma pequena enseada, quase sem faixa de areia

A próxima praia foi Parnaioca, uma praia deserta, cercada por mata, água cristalina e um rio que desemboca no mar. Nesta praia não tem nenhuma barraca, vendedor ambulante, nada do tipo. Apenas natureza.

Praia da Parnaioca
Praia da Parnaioca por outro ângulo
Parnaioca também tem água cristalina, com boa visibilidade para snorkeling

A praia seguinte é uma das mais esperadas do passeio, a famosa praia do Aventureiro, onde tem alguns restaurantes e casas. Na minha opinião, não é a praia mais bonita, apesar de também ter areia branca e água cristalina, mas ganhou fama por causa do coqueiro torto, que ajuda a compor belas fotos da praia. Dica: assim que descer do barco, corra para o coqueiro, pois todo mundo que fazer foto lá e as pessoas demoram muito fazendo várias poses. No começo, até conseguimos organizar uma fila para as fotos, mas depois as pessoas começam a desrespeitar, entrar nas fotos dos outros.

Chegando na Praia do Aventureiro
O famoso coqueiro da Praia do Aventureiro

Outra praia maravilhosa que faz parte do passeio é a praia dos Meros, que tem uma pequena faixa de areia, delimitada por uma cerca de uma propriedade privada. Esta praia também tem águas cristalinas, e, como quase todas praias da Ilha Grande, está cercada por muita mata e rochas.

Praia dos Meros

A nossa parada para almoço e última parada do passeio foi a praia de Maguariqueçaba. O almoço não está incluído no passeio, mas cada agência tem o seu restaurante parceiro e os pedidos são anotados ao longo do dia para quando chegamos na praia, o almoço já está praticamente pronto. Se quiser também, é possível comer em outros restaurantes, já que nesta praia tem várias opções, ou petiscar.

Maguariqueçaba, local da nossa parada para almoço

Como o dia de passeio é longo e a parada para o almoço é já no fim da tarde, recomendo levar lanches, água e se quiser, também pode levar bebida alcoólica. Não se esqueçam do protetor solar e dos óculos escuros, pois na lancha são poucos os espaços cobertos. E, claro, toalha ou canga para se enxugar, pois como a água da Ilha Grande é muito gelada, faz bastante frio depois com o vento na lancha (por isso, escolhi sentar no sol também).

O passeio é bem tranquilo, então, pode ser feito com crianças e pessoas mais velhas. A única dificuldade são os pontos de entrada e saída da lancha, que sempre tem que cair na água e ir caminhando até a areia. Em cada praia é feita normalmente uma parada de cerca de 40 minutos.

Na baixa estação, pagamos R$ 140 (junho de 2017) por pessoa no passeio com a agência Nativos. Mas os preços dependem da temporada, da agência e da negociação.

Outro passeio imperdível na Ilha Grande é a Praia de Lopes Mendes, sobre o qual já escrevi neste post:

Ilha Grande-RJ: Praia de Lopes Mendes, uma das mais bonitas do Brasil

Reserve sua hospedagem na Ilha Grande – RJ 

Quer viajar para o Rio de Janeiro? Confira estas promoções que encontramos para você!