Em Jericoacoara, no Ceará, a melhor maneira de conhecer as principais atrações é fazendo um passeio de buggy. O mais tradicional é o passeio pelo Leste, que incluí as famosas lagoas do Paraíso e Azul, a praia do Preá, a Árvore da Preguiça e a Pedra Furada. Fizemos o passeio na viagem que fizemos com nossos sobrinhos, no último fim de semana, e eles adoraram. Conto como foi neste post.

O passeio pode ser reservado no dia anterior, na pousada ou em uma das várias agências de Jericoacoara. Mas como o clima estava chuvoso, preferimos não fazer reserva e, no dia em que queríamos fazer o passeio, fomos até a rua São Francisco, de onde saem os buggies, para procurar um bugueiro e negociar. O passeio custa entre R$ 250 e R$ 300 por 5 horas para até 4 pessoas, dependendo da negociação. Os buggies costumam sair às 9h e retornam por volta das 14h.

Passeio de Buggy em Jeri

Como fomos em plena alta estação, uma semana após o Réveillon, após pechinchar, conseguimos fechar em R$ 280.

Pela rota tradicional dos bugueiros, o passeio começa no Parque Nacional, segue para Pedra Furada, Árvore da Preguiça, depois praia do Preá, Lagoa Azul e o grand finale é a Lagoa do Paraíso. Logo que saímos ainda estava sol, mas as nuvens negras já começavam a aparecer, por isso, decidimos fazer a rota ao contrário, indo logo para a melhor parte.

Entrada para a Lagoa do Paraíso

A grande vantagem de fazer o roteiro inverso, foi que encontramos os lugares menos lotados. A Lagoa do Paraíso, por exemplo, quando chegamos, tinha pouquíssimas pessoas e pudemos encontrar redes vazias. Quando saímos, 2h depois, já estava lotada e as pessoas tinham que esperar por redes.

Lagoa do Paraíso

Outro ponto positivo de fazer a rota ao contrário foi que, normalmente, a parada para almoço é feita na Lagoa do Paraíso, onde os preços das refeições são bem turísticos, ou seja, caros. E da forma que fizemos, almoçamos em uma barraca na praia do Preá, onde comemos muito bem e, provavelmente, pagamos a metade dos valores da Lagoa do Paraíso.

As famosas redes da Lagoa do Paraíso

O passeio de buggy de Jeri, diferente das dunas de Genipabu, em Natal, não tem a opção de “com ou sem emoção”, pois os buggies não podem subir as dunas de Jeri. O passeio é bem tranquilo, então é possível ir com crianças. Os nossos sobrinhos adoraram, um deles nunca tinha andado de buggy, então foi aquela festa.

Parque Nacional de Jericoacoara

Logo que sai de Jeri, quando entra na área do Parque Nacional, o bugueiro fez uma parada para tirarmos fotos nas dunas. Depois seguimos para a Lagoa do Paraíso. Chegamos lá às 9h30 e, como disse, ainda havia poucas pessoas.

Lagoa do Paraíso

A entrada na Lagoa é gratuita e lá tem serviço de bar e restaurantes. Para deitar nas redes também não paga nada. Mas atenção, paga-se muito caro para deitar nas espreguiçadeiras. Por isso, estão sempre vazias.

Parada na Lagoa do Paraíso é de 2h e depois fomos para a Lagoa Azul que, devido a falta de chuvas nos últimos meses, estava com um nível abaixo do normal e com a água bem escura. Então, fizemos algumas fotos e não demoramos.

Lagoa Azul

A próxima parada foi a praia do Preá, que é muito bonita, com um mar calmo e muitos praticantes de kite e wind surf. Almoçamos na barraca da Mônica, que ofereceu um bom serviço, uma refeição saborosa e bem servida e um preço bem em conta para os padrões de Jeri. Essa praia é a única que fica fora do município de Jijoca. Ela pertence ao município de Cruz.

Praia do Preá

Depois do almoço, paramos na árvore da Preguiça para fotos e depois continuamos para a trilha da Pedra Furada. O buggy não tem como ir até a pedra cartão postal de Jeri. Do local onde ele para até lá fica a uma distância de 20 a 30 minutos de caminhada de nível muito fácil, pela beira-mar. Para quem faz a trilha saindo da vila de Jericoacoara, a trilha leva em torno de 1h30 e só é possível ir pela praia na maré baixa.

Almoço na praia do Preá
Árvore da Preguiça

A pedra é bastante concorrida, então fazer uma foto sozinho nela é bem difícil. A formação natural ficou famosa porque, em determinado período do ano, é possível ver o sol se pôr através do furo. Mas, na minha opinião, a praia em si e as outras formações naturais são mais bonitas que a própria pedra furada.

Trilha da Pedra Furada

No início da tarde, regressamos a Jeri. Pedimos ao bugueiro para nos deixar na praia e ficamos lá aproveitando o restinho da tarde. O nosso bugueiro foi Manoel e ele foi muito atencioso e nos deixou bem à vontade durante todo o passeio.

Pedra Furada

Quanto gastamos

Passeio de Buggy em Jericoacoara

Passeio de buggy – R$ 250 a R$ 300 para 4 pessoas

Água de Coco na Lagoa do Paraíso – R$ 6 cada coco

Almoço na praia do Preá – R$ 114,40  para 4 pessoas (camarão no abacaxi, porção de batata frita, 2 jarras de suco)

Para quem quer economizar mais

O passeio de buggy vale bastante a pena para quem está em 4 pessoas. Mas para quem viaja sozinho ou em casal pode sair caro. Uma opção mais econômica para conhecer a famosa Lagoa do Paraíso é ir de D-20 coletiva. O trecho custa R$ 15 por pessoa.

Para ir até a Pedra Furada é possível fazer trilha desde a vila com duração média de 1h30.