Olá viajantes!!
Lembram da Amanda Faia, editora chefe do Portal Pop Line e blogueira do Operação Casório? Ela já escreveu para gente sobre Veneza (ITA) e agora traz um roteiro fácil e barato para conhecer Curitiba, fazendo o passeio de jardineira. Eu, que não conheço ainda a capital do Paraná, mas tenho muita vontade de conhecer, já anotei a dica! 🙂
Boa viagem!
Curitiba (PR) por Amanda Faia
Sempre tive vontade de conhecer o Sul do país. Em julho de 2011, aproveitei que o noivo morou 20 anos em Curitiba e ainda tem família por lá para fazermos um passeio de duas semanas na capital paranaense.
A maneira mais fácil e super prazerosa foi utilizar o passeio da Jardineira. Os ônibus especiais da Linha Turismo circulam por 25 pontos de Curitiba, incluindo o Jardim Botânico, Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemyer (conhecido como o Museu do Olho).
A ideia é simples e ótima para quem não quer alugar um carro. Ao comprar o passeio (R$ 25 na época) você recebe cinco pequenos tickets para ingresso no ônibus. O primeiro você usará para começar o city tour. Eu e o noivo pegamos a Jardineira na Praça Tiradentes, bem no centro da cidade, e escolhemos outros quatro pontos de parada. A cada descida, você não tem limite de horário para reingresso ao ônibus e pode levar o tempo que quiser para conhecer o local. Os ônibus passam com um intervalo, em média, de 30 minutos e através de um folder você fica conhecendo o trajeto da linha e as paradas que virão na sequência.
Eu, como tenho uma criança muito viva dentro de mim, corri para o segundo andar do ônibus em todas as oportunidades que tivemos. Como era inverno, o clima era fresco e a cidade é um charme! Flores para todos os lados, tudo bem conservado e limpo. Ah, a temperatura amena não exclui o uso do protetor solar. Curitiba fica acima do nível do mar e o solzinho discreto queima!
Além das atrações tradicionais que comentei acima, a Jardineira também passa pelo Centro Cívico; a famosa Rua das Flores; parques Barigui, Tingui e Tanguá; os teatros Guaíra e Paiol; Passeio Público (um zoológico gratuito); Museu Ferroviário, entre outros.
Passamos o dia rodando e escolhemos finalizar o passeio na Torre Panorâmica, com 109 metros de altura. Chegamos bem na hora do pôr do sol e não podia ter sido mais mágico. Lá de cima você tem uma visão 360º da cidade de Curitiba!
Como o transporte público de Curitiba é extremamente eficiente, meu conselho é que você use a internet como aliada e procure quais os pontos assistidos pelo passeio da Jardineira que são complicados de chegar de ônibus comum. Assim você pode ir até esses lugares com o suporte da Linha Turismo e conhecer os demais pontos usando as linhas convencionais.
Neste site (http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/jardineiraDetail.php) você encontra toda a descrição do passeio e os horários da passagem da Jardineira.