Interior do Parque das Ruínas
Interior do Parque das Ruínas

Depois do Real Gabinete Português de Leitura, um dos passeios mais interessantes que fizemos em nossa última viagem ao Rio de Janeiro foi ao Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa. Trata-se de um centro cultural que funciona, nas ruínas de um antigo palacete, e de onde é possível ter vista para alguns dos principais cartões postais da cidade, como o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, a Catedral e os Arcos da Lapa. Assim como no Real Gabinete, a entrada é gratuita.

As ruínas são de um neo-colonial, construído entre 1898 e 1902 e que pertencia a Laurinda Santos Lobo, mecenas das artes do Rio de Janeiro, que realizava famosos bailes e saraus, que contavam com a presença de artistas como Villa Lobos e Tarsila do Amaral.  O casarão era considerado o ponto de encontro do modernismo no Rio.

Laurinda faleceu em 1946 e não deixou herdeiros. O casarão foi deixado, em testamento, para a Sociedade Homeopática, que nunca tomou posse. Com o abandono, o prédio foi saqueado e ocupado por moradores de rua.  

Vista do alto do Parque das Ruínas
Vista do alto do Parque das Ruínas
Vista para o Centro do Rio do alto do Parque das Ruínas
Vista para o Centro do Rio do alto do Parque das Ruínas
Parque das Ruínas une as ruínas à estrutura modernista de ferro e vidro
Parque das Ruínas une as ruínas à estrutura modernista de ferro e vidro

Em 1996, a prefeitura do Rio encomendou um projeto desenvolvido pelos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes, que uniram às ruínas do palacete a novas estruturas, em ferro e vidro. Após a reforma, o espaço foi aberto em 1997 para funcionar como centro cultural, que inclui teatro, galeria de arte, palco externo, parque infantil, terraços panorâmicos e café.

No terraço que fica no alto do prédio é possível ter uma vista para o centro do Rio, o Corcovado, para Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, estes dois últimos também podem ser vistos do terraço ao lado do café.

O passeio ao Centro Cultural pode levar 1h ou 2h dependendo do ritmo do viajante, pois rende muitas fotos e também pode ser um bom lugar para descansar, tomar um café ou brincar com as crianças.

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa
Telefone: (21) 2215-0621/ 2224-3922
Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.


Comentários