O que fazer 

Muita gente acha que um dia é o suficiente para conhecer Paraty. Fiquei três dias e não conheci metade do que eu queria. A verdade é que Paraty e Trindade têm uma vasta opções de atividades: trilhas, passeios de barco, mergulho, cavalgadas, cachoeiras, visita a alambiques, além dos eventos culturais.

Cartão postal principal de Paraty: a Igreja de Nossa Senhora das Dores
Cartão postal principal de Paraty: a Igreja de Nossa Senhora das Dores

Paraty
Paraty

Reserve pelo menos uma manhã ou tarde para passear pelo centro histórico. Eu prefiro a tarde, pois dá para observar o acender das luzes ao anoitecer. O passeio pode ser feito a pé, de bicicleta ou charrete. Use sapatos confortáveis, pois as ruas de Paraty também foram conservadas e são feitas de pedras.

As praias principais de Paraty são a do  Pontal, que fica próxima ao centro histórico, e a praia de Jabaquara. Mas as praias deslumbrantes mesmo ficam na vila de Trindade, que pertence ao município de Paraty.

Para chegar até Trindade, basta pegar o ônibus da empresa Colitur na rodoviária, que sai a cada hora fechada. A viagem dura cerca de 50 minutos e o trecho custa apenas R$ 5,00. Em Paraty, algumas empresas oferecem tours para Trindade, mas não há a menor necessidade de contratar agências, pois a viagem por conta própria é muito fácil.

Trindade
Trindade

Trindade tem praticamente apenas uma rua principal com lojas, restaurantes e pousadas. Mas  praias incríveis não faltam. Para ir de uma a outra é só ir fazendo pequenas trilhas. Logo, no início, onde o ônibus faz a primeira parada, estão as praias de ondas, frequentadas por surfistas. A praia mais frequentada pelos banhistas é a Praia do Meio e de lá parte a trilha (de média dificuldade) ou barcos para as piscinas naturais do Caixadaço.

Trindade: Praia do Meio
Trindade: Praia do Meio

Vista da Trilha até o Caixadaço
Vista da Trilha até o Caixadaço

Piscinas naturais do Caixadaço
Piscinas naturais do Caixadaço

Nas piscinas do Caixadaço
Nas piscinas do Caixadaço

Como já disse, Trindade me lembrou muito a Tailândia, um encontro perfeito das montanhas com o mar. Certamente, um dos destinos de praias mais bonitos do Brasil. Imperdível!

 

Onde comer

O que não faltam em Paraty são restaurantes, alguns mais caros e refinados, outros mais acessíveis. Para os mochileiros, tem opções baratinhas de self-services, fast food e supermercados. Para quem quer economizar, a dica é a mesma de sempre: perguntar aos locais! Um lugar que super curti foi a sorveteria Pistache Premium Gelatto, que tem um sorvete dos deuses.

O que comprar

Eu definitivamente não faço a linha turista compulsiva compradora. Mas em Paraty é bem difícil resistir. São tantas lojinhas com artesanatos lindos, móveis e peças de decoração em madeira, cachaçarias, que o problema é escolher. Tem também índias de origem Guarani que vendem artesanatos pelas ruas da cidade. Elas parecem viver em condições tão simples, que vale a pena ajudá-las. Levei um colarzinho! 🙂

Loja de artesanato e decoração em Paraty
Loja de artesanato e decoração em Paraty

 

 

Artesanato indígena nas ruas de Paraty
Artesanato indígena nas ruas de Paraty

Eventos

Paraty mantém sua atividade turística aquecida o ano todo graças a um extenso calendário de eventos. Além da Flip, outros grandes eventos são realizados na cidade, como o Festival da Cachaça e o Festival de Cinema. Antes de fazer sua reserva, é imprescindível conferir o calendário de eventos da cidade: http://www.paraty.com.br/calendario.asp

Centro histórico de Paraty
Centro histórico de Paraty

 

Post atualizado em 03 de julho de 2017.


Comentários