Paraty estava há anos no top 10 da minha bucket list Brasil. A pequena cidade do estado do Rio de Janeiro  reúne tudo que mais amo: patrimônio histórico preservado, montanhas, praias e uma intensa agenda de eventos culturais. Tinha tanta expectativa que tinha medo de me decepcionar e para completar foi a minha primeira viagem completamente sozinha. Mas acho difícil alguém se decepcionar com Paraty, que mais parece uma cidade saída dos livros de história, ainda mais se fizer a “casadinha” com Trindade, que é um dos destinos de praia mais lindos que já conheci e que me fez lembrar a Tailândia. Para ser melhor, só se estivesse acompanhada e se tivesse ido na semana da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece este ano de 2017, entre 26 a 30 de julho (Quem sabe o próximo ano, né Fred?).

Centro histórico de Paraty
Centro histórico de Paraty

Veja algumas dicas para curtir Paraty e Trindade:

Como chegar 

A companhia de ônibus que faz a linha Rio de Janeiro – Paraty é a Costa Verde, que oferece várias opções de horários. A viagem dura cerca 4h30. E o bilhete custa em média R$ 83,45. Para quem quer ir direto do aeroporto para Paraty, basta pegar o frescão até o Novo Terminal Rodoviário do Rio. Para quem puder ir de carro, vale muito a pena, pois a Rio-Santos é uma das rodovias cênicas mais bonitas que já percorri pelo mundo.

Onde se hospedar

Paraty oferece várias opções de hospedagem, hotéis , pousadas, villas e hostels. Dê preferência a se hospedar no centro histórico. Eu me hospedei em um quarto privativo no Che Lagarto Paraty, como cortesia do hostel. Gostei muito e escrevi review aqui.

Em Trindade também há algumas opções de hospedagens, mas como o acesso entre o centro de Paraty e a vila de Trindade de ônibus é bem fácil, acredito que seja melhor hospedar-se no centro de Paraty.

É importantíssimo ver o calendário de eventos antes, pois nesses períodos, Paraty fica lotada e é necessário reservar com bastante antecedência. Para a Flip, por exemplo, as reservas são feitas com até um ano de antecedência.

Continue lendo este post:

Post atualizado em 03 de julho de 2017.


Comentários