Para algumas pessoas, na hora de escolher um destino para viajar, tão importante quanto belas paisagens, atrações interessantes e povo receptivo, é a gastronomia. Este post é resultado de uma pesquisa do Instituto Compartilhe Viagens de Pesquisa, ou seja, com base nos países em que eu e Fred mais gostamos da comida! haha São 9 países para quem gosta de comer bem. E não estou falando de restaurantes caros. Mas de países onde é possível comer bem até mesmo em barraquinhas de rua e restaurantes baratinhos. Os países estão na ordem de nossa preferência gastronômica!

México

Não é segredo para ninguém o nosso amor pelo México. O país está entre os nossos preferidos e um dos motivos é a comida deliciosa. A comida típica mexicana é simples, mas muito saborosa e envolve basicamente os seguintes ingredientes: tortilha de milho, guacamole, pico de gallo (vinagrete apimentada), carne, pasta de feijão, sour cream, e, pimenta, claro. Os pratos mais populares são tacos, burritos, enchiladas, quesadilhas, nachos. A região de Oaxaca é uma das melhores para quem quer conhecer melhor os sabores do México. Lá, os pratos com moles, um tipo de molho, são os mais famosos. Foi lá também que viciei no elote: milho cozido, com maionese, limão, sal, queijo ralado e pimenta, para quem gosta.

Enchilhadas com mole negro
Enchilhadas com mole negro

A melhor parte é que dá para comer muito bem, gastando bem pouco no México. Para quem não é muito fã de pimenta, não tem problema. Só avisar que não quer a comida picante ou pedir a “salsa” separada.

Para beber: margarita ou cerveja mexicana (Corona Extra, XX, Sol, Modelo).

Tailândia

A Tailândia é o nosso México do Oriente. Também um dos nossos países preferido e com uma gastronomia deliciosa. Mas lá demorei um pouco mais a me render aos sabores, pois alguns pratos têm uma aparência um pouco esquisita a princípio, mas basta provar para viciar. A comida tailandesa, em geral, é bem saudável, rica em vegetais e, muitas vezes, picante. Os prato mais tradicionais são o Pad Thai, pratos com curry, arroz ou macarrão frito com vegetais e carne (vermelha, porco ou frango). Nas ilhas e praias também há muitas opções de pratos com peixe e frutos do mar.

Pad Thai
Pad Thai

Para beber: cerveja (Chang, Leo, Singha)

Espanha

A culinária da Espanha, assim como no Brasil, muda de acordo com a região. Mas é sempre muito deliciosa. Na região da Catalunha, destacam-se os pratos com frutos do mar, como a paella ou os anéis de calamares. Em Madrid, o prato mais típico é o cocido madrilleño, um cozido com grão de bico, carnes e vegetais. Os embutidos, como jamón, chorizo e morcilla são tradicionais em várias regiões.

Entre as comidinhas espanholas as minhas preferidas são as tortillas de batatas e as croquetas de cabrales. Quando não era vegetariana, os pratos com frutos do mar também estavam entre os meus favoritos. 😛

Para beber: sangria, vinho tinto, cava, cerveja (San Miguel, Estrella)

Peru

Na América do Sul, um dos países que mais se destacam pela boa gastronomia é o Peru. O prato mais famoso do país é, sem dúvida, o ceviche, feito com peixe e frutos do mar crus, temperado com limão. Falando assim, não parece nada bom, mas é uma delícia! Outro prato típico do país é o Cuy, um porquinho da índia assado, mas esse não tivemos coragem de provar. Ají de Galinha, Papa a la huancaína, Lomo salteado (lombo), Anticuchos (espetinhos) são alguns dos pratos mais encontrados nos cardápios peruanos. E, eu não deveria dizer isso, mas a carne de alpaca é uma delícia (me desculpa bichinho fofinho!).

Ceviche e pisco sour que fizemos na nossa aula de culinária no PeruCeviche e pisco sour que fizemos na nossa aula de culinária no Peru
Ceviche e pisco sour que fizemos na nossa aula de culinária no Peru

Para beber: Pisco sour

No Peru, fizemos uma aula de culinária, e contei como foi a experiência neste post: https://compartilheviagens.com.br/aula-de-culinaria-peruana-em-cusco/

Itália

Acho que não é surpresa para ninguém que a Itália está entre os países com a gastronomia mais saborosa e que as massas e pizzas estão entre os mais famosos. Mas os doces italianos, em especial, os gelattos (sorvetes) e outras sobremesas, também são um bom motivo para viajar para o país. Mas é importante saber que as pizzas italianas são bem diferentes das feitas no Brasil, com menos opções de sabores e massa mais fininha.

Para beber: vinho

A Damares, do Keviagem, tem mais dicas sobre pratos típicos da comida italiana: http://www.keviagem.com/pratos-tipicos-da-gastronomia-italiana-com-dicas-para-escolher-bem/

Grécia

A Grécia é um país tão incrível que não precisaria ter uma boa comida para atrair visitantes. Mas para ficar mais perfeito, a culinária grega é muito saborosa. Pelo menos nós achamos! 😛 Com uma gastronomia tipicamente mediterrânea, os ingredientes principais da culinária grega são os frutos do mar, azeite, pães, queijos (eles têm um queijo muito parecido com o queijo de coalho, que é uma delícia!), carnes de cordeiro e porco.

Gyro de Pita
Gyro de Pita

O gyro de pita, uma versão grega do kebab, é uma das comidas mais populares e muito saborosa, além de baratinhas. Não esqueçam de provar o famoso iogurte grego.

Para beber: vinho, cerveja (Mythos, Alfa). A bebida típica grega é o Uzo, uma espécie de cachaça, a base de anis, terrível!

A Virna, do blog Uma brasileira na Grécia, dá mais dicas sobre a comida grega: http://umabrasileiranagrecia.com/2014/05/a-deliciosa-comida-grega.html

Argentina

A despeito da polêmica de quem faz o melhor churrasco, Brasil ou Argentina, é inegável que os hermanos são bons muito bons na cozinha. Se você tem problema com carne “viva”, basta pedir bem passada, que ela virá ao ponto! haha

Empanada com Quilmes
Empanada com Quilmes

Mas além das carnes, existem outras delícias portenhas que valem a pena conhecer o país: medialunas (croissant doce), empanadas, helados (sorvetes), alfajor e o doce de leite.

Para beber: vinho, cerveja (Quilmes).

Escrevi um post sobre as delícias portenhas e alguns restaurantes que recomendo em Buenos Aires:  https://compartilheviagens.com.br/delicias-portenhas-e-restaurantes-que-fui-e-recomendo-em-buenos-aires/

França

Outro país que dispensa apresentação quando o assunto é gastronomia. A França pode agradar paladares mais sofisticados e também quem não é muito especialista e só gosta mesmo de comer. No caso, nós. A grande dica é antes de viajar para o país, procurar aprender os nomes de alguns pratos em francês, pois muitos cardápios não estão em inglês. E você pode acabar pedindo uma salada só de pepino (true story!).

Crème brûlée
Crème brûlée

Neste post, A Lina, do Conexão Paris, dá dicas do que comer na França: http://www.conexaoparis.com.br/2015/07/01/20-pratos-imperdiveis-da-cozinha-francesa/. Fazendo o favor de dispensarem o Foie gras, por motivos de crueldade.

Para beber: vinho e champagne, claro! Nos supermercados é possível comprar vinhos bons por 3 ou 5 euros!

Portugal

O nosso último país para comer bem é Portugal não por motivos de que a comida seja menos saborosa que as demais, mas porque ainda conhecemos pouco deste país. Estivemos duas vezes em Lisboa, simplesmente porque a companhia área atrasou nosso voo de escala. Mas nas duas oportunidades comemos muito bem. Os pratos com bacalhau estão entre os mais famosos e saborosos da culinária portuguesa. Outros pratos com peixes e frutos do mar como a açorda de mariscos, arroz de mariscos, também são tradicionais. Ainda há opções com outras carnes, como o cozido à portuguesa (com boi, porco, chouriço), entre outros. Os doces também são uma especialidade portuguesa, como os famosos pasteis de Belém, o arroz doce e os pães de ló.

Crème brûlée
Crème brûlée

Para beber: vinho.

Como falei no início do post, fiz essa lista com base nos países que conhecemos e da culinária que nós gostamos mais. Ainda temos muitos países para visitar e muitos sabores para descobrir.

Comentem sobre quais dos países da lista ou fora vocês gostam mais da gastronomia e quais vocês desejam conhecer e mal podem esperar para provar algumas dessas delícias.


Comentários