Compartilhe Viagens

Onde encontrar cangurus e coalas na costa leste da Austrália

A Austrália é mesmo um país único. E o que mais encanta são suas belezas naturais e as particularidades da sua flora e fauna. Entre os animais só encontrados no país, os mais famosos são o canguru e o coala. E claro, se você viajou até o outro lado do mundo, não pode perder de ver essas fofurinhas de perto. Mas, por favor, em um zoológico não, senão não precisava ir tão longe.

Viajando de carro pelo país é muito fácil encontrar cangurus, mas dificilmente você chegará pertinho deles. Já o coala é muito mais difícil de encontrá-los já que eles ficam no alto dos eucaliptos.

Por isso, recomendo dois lugares em que estivemos para ver este animais de pertinho.

Cangurus

Para encontrar cangurus ao ar livre, viajamos até Morisset, que fica 112 km ao norte de Sydney. De carro leva 1h20 de viagem. Mas também é possível ir de trem. Veja as opções dadas pelo Google Maps nesse caso: http://bit.ly/1lDphtq. De trem, a viagem leva em média 2h30, então, é perfeitamente possível fazer um bate volta.

A dica para ver os cangurus, inclusive, foi da Laíse, que conhecemos em Sydney, e que mantém o blog Viaje com a Gente, veja o post dela, que chegou até lá de trem e explica tudo direitinho: http://bit.ly/1m3FsDg

Os cangurus de Morisset ficam em um lugar muito curioso, um hospital psiquiátrico. Sim, de gente, não de animais! hehe

Da estação de trem até o Hospital Psiquiátrico de Morisset é um pouquinho longe, 4, 4km, ou 52 minutos de caminhada. Mas nada impossível e você também pode pedir carona, que na Austrália é muito seguro. Veja o trecho da caminhada indicado pelo Google Maps: http://bit.ly/1fXw8hZ

O hospital fica entre uma reserva floresta (Koopahtoo Aboriginal) e o enorme Lago Macquaire. A entrada é aberta. Os cangurus ficam ali livres, só esperando as visitas. É claro, que eles são bem mal acostumados, e ficam só esperando os visitantes “oferecerem” alguma coisa. Nós sabemos que é errado, mas não resistimos e demos umas migalhinhas de pão para eles chegarem mais perto.

Fred fazendo amizade com os cangurus à base de pão. Não façam isso!

Apesar deles parecerem mansinhos, tenha cuidado um canguru pode chegar até 1,60 metros e medir 90 kg. E, é claro, são animais selvagens.

Fiquei radiante em poder chegar pertinho deles, tinha até mamãe com filhote na bolsa. Um dos momentos inesquecíveis da viagem à Oz.

 

Coalas

Já os coalas, vimos em outro hospital. Dessa vez, um hospital veterinário mesmo, especialmente dedicado aos coalas. O Koala Hospital fica na cidade de Port Macquarie, a 384 km, ou 4h06  de carro ao norte de Sydney. Para lá, não há opções de transporte público.

O hospital foi criado em 1973 e é gerido pela Sociedade de Preservação Koala da Austrália e conta com doações e trabalhos voluntários. Além de tratarem coalas doentes e feridos, eles também pesquisam em parceria com universidades doenças que afetam esses animais, que estão em vias de extinção desde a colonização britânica.

Por ano, o hospital recebe 200 a 250 animais, vítimas de acidentes automobilísticos, ataques de cães e outros acidentes.

A visita é gratuita, todos os dias das 8h às 16h30. Às 15h tem um tour guiado, quando os coalas também são alimentados.

Essa foi uma forma diferente de ver os animais, pois eles não ficam ao ar livres, pois estão se recuperando dos acidentes. Os coalas, por natureza, já são bem quietos, passam em média 14 horas dormindo, então, quando algum deles acordava, era uma festa.

Os coalas e seu sono eterno

Mesmo assim foi muito legal ver esses animais de perto (eles são tão fofinhosss!!) e acompanhar o trabalho do hospital. Na saída, não deixe de comprar um souvenir e ajudar a causa!