Na minha volta do #DoisnaAmérica, entre o voo de Bogotá a Natal, tive uma conexão de 17 horas em São Paulo. E, claro, que aproveitei para bater perna na maior cidade das Américas. E um dos lugares que visitei foi o Museu da Língua Portuguesa, onde no último dia 20, estrou a exposição “O tempo e eu e vc”, em homenagem a Câmara Cascudo. E posso dizer que a exposição está lindíssima e muito informativa. Uma justa homenagem a um dos maiores pesquisadores do folclore e da cultura popular brasileira.
Luís Câmara Cascudo é natalense, como eu, e faleceu em 1986, ano em que nasci. Como disse, ele foi um dos maiores intelectuais brasileiros, tendo fundamental importância na documentação e no resgate do folclore e da cultura popular brasileira.
É dele a frase que ficou famosa há alguns anos em uma propaganda na TV “O melhor do Brasil é o brasileiro”.
A mostra está em exibição na Sala das Exposições temporárias do Museu e foi organizada pela Casa da Ribeira e do Instituto Câmara Cascudo com coordenação geral Gustavo Wanderley.
Lembro que a primeira coisa que pensei ao entrar no andar da exposição foi “Uau! Que lindo!”. Na mostra estão exibidos alguns objetos de Cascudo, painéis com frases famosas do historiador e imagens que representam a cozinha brasileira, personagens do folclore, danças, crenças, lendas. Tudo que era assunto das pesquisas de Cascudo de forma muito lúdica.
As imagens deste post mostram melhor do que posso explicar.
Também ouvi algumas pessoas comentando que estavam admirados com a exposição, mas que nunca tinham ouvido falar sobre Cascudo. Portanto, a exposição tem um papel super importante para que os brasileiros conheçam este pesquisador e escritor, que deixou como legado mais de 30 livros sobre o folclore e a cultura brasileira.
A exposição estará no Museu da Língua Portuguesa até o dia 14 de fevereiro de 2016 e estará aberta ao público nos mesmos horários de funcionamento do Museu e de sua bilheteria. O ingresso inteiro custa apenas R$ 6, com direito a visita a exposição permanente do Museu e outra mostra temporária. Aos sábados a entrada é gratuita.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Endereço: Museu da Língua Portuguesa,Estação da Luz, Centro – São Paulo.