Desde que surgiram as notícias sobre o novo coronavírus, que já matou 170 pessoas desde dezembro na China, viajantes têm se questionado sobre quais destinos evitar e quais cuidados tomar durante as viagens que já estão programadas.

Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS),  fará uma reunião para determinar se a epidemia constitui uma emergência sanitária internacional. E, provavelmente, irá estabelecer diretrizes de cuidados a serem tomados.

Enquanto isso, as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde do Brasil e a Sociedade Brasileira de Infectologia é de que “viagens para a China devam ser
realizadas somente em casos de extrema necessidade”.

Em informe oficial, a Sociedade Brasileira de Infectologia esclarece que “somente na China, por enquanto, relata-se transmissão sustentada do vírus de pessoa a pessoa” e que “Até a publicação deste documento (29/01/2020), o Brasil não tem casos registrados da doença”.

Informe não menciona que outros destinos, além da China, devem ser evitados por viajantes. Porém, menciona os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio:

*Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
* Lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível;
* Usar lenço descartável para higiene nasal;
* Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
* Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
* Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
* Manter os ambientes bem ventilados;
* Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Nos aeroportos, o Ministério da Saúde do Brasil está adotando medidas,
como avisos sonoros , distribuição de pôsteres, folhetos, boletim eletrônico, com o objetivo de alertar os viajantes sobre os sinais e sintomas da doença. Desde o dia 24/01/2020, os aeroportos começaram a veicular avisos sonoros da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em português, inglês e mandarim sobre o coronavírus. A mensagem, com duração de um minuto, alerta sobre os sintomas da doença e informa sobre medidas para evitar a sua transmissão.

Para ler o informativo completo da Sociedade Brasileira de Infectologia, clique aqui.

Foto em detaque: Tyrone Siu, publicada na Agência Brasil.


Comentários