Olá viajantes! Voltei de minha mini Eurotrip. Foram 14 dias incríveis, vividos intensamente. Em cada um deles, pensava em vocês, em como descreveria aquele instante, aquele lugar. Fiz quase 5 mil fotos e vídeos, mas nenhum deles é capaz de precisar o que vivi, às vezes uma imagem não vale mais do que mil palavras e muitas vezes, mil palavras são incapazes de descrever uma sensação, um momento. Nos próximos dias e até meses, vou dividir com vocês alguns desses momentos. Mas peço licença para contar a história fora da ordem cronológica. Preciso apresentar logo a vocês, o lugar mais lindo e encantador que conheci e o melhor que não estava nos planos: Montserrat, na Catalunha (ES). Espero que com esse texto vocês possam sentir um pouco do que senti.

Boa viagem!

Montserrat (ES)

Quem me conhece sabe que tenho mania de planejamento. E como tinha dito aqui, minha ida à Europa foi minuciosamente planejada. Mas sei também me deixar levar pelo acaso. Desde o momento que cheguei a Terrassa, cidade da Catalunha, nos arredores de Barcelona, minha prima Suzy, que foi a minha anfitriã por lá, disse: Você precisa conhecer Montserrat. Perguntei o que tinha para fazer e ver lá. E ela respondeu simplesmente: é lindo!

Deixamos o passeio para à tarde do sábado. Partiria para Londres no domingo pela manhã. Depois da sesta dela, do marido Jordi e da pequena Laia, seguimos rumo ao nosso destino. Já no caminho, vai surgindo uma linda de paisagem montanhosa, mas quando vamos nos aproximando de Monstral de Montserrat, ficamos diante da imponente montanha. Subimos de carro, mas poderíamos ter feito de trem, arrodeando a montanha.Mas já estava tarde, não podíamos perder tempo.

Paisagem no caminho para Montserrat

Já na subida, saco a câmera fotográfica e começo a fazer vários cliques. Suzy me avisa: não perca tempo aqui, lá em cima é que é lindo. Estacionamos e seguimos o resto do percurso a pé. Já a muitos metros de altitude, vimos à cidade pequena lá embaixo. Mas é chegando já próximo à basílica que temos a paisagem de tirar o fôlego, das montanhas a perder de vista sendo cortadas por rios. Sinto uma paz! Uma sensação de que estou mais perto do céu, mais perto de Deus.

Vista da cidade de Monstral de Montserrat
Subindo a montanha com Laia
Enfim, a bela paisagem
Que sensação incrível!

Montserrat leva esse nome em homenagem à imagem de Nossa Senhora de Montserrat, que assim como, nossa Nossa Senhora de Aparecida é negra e foi encontrada em uma gruta em meio às montanhas. Ao redor da gruta foi construído um mosteiro beneditino. Isso por volta do no ano de 880, ou seja, em plena Idade Média. Mil anos mais tarde, o mosteiro foi destruído por franceses e reconstruído algumas décadas depois. Na história mais recente, o mosteiro foi o reduto da cultura catalã, que durante a ditadura de Franco foi fortemente reprimida.

Nem os gatos resistem à beleza de Montserrat

Hoje além do mosteiro, a montanha possui a basílica, restaurante, lojas e um hotel. O local é muito visado por quem pratica escalada esportiva, mas já fez as suas vítimas. Para quem deseja subir mais alto é possível ir no funicular, mas a impressão que tive é de que a subida é de quase 90 graus.

Mosteiro e basílica
Restaurante e lojas
Subida do funicular

Depois de ficar extasiada com a paisagem, fomos abençoados com uma chuvinha fina, mas já dava para ouvir os trovões que anunciavam que viria uma chuva mais forte. Apressamo-nos e fomos visitar a basílica, que tantas igrejas que visitei na Europa, esta me causou uma maior sensação de tranquilidade.

Eu e Fred na entrada da Basílica
Pátio da basílica
Pátio da Basílica. Montagem feita por foto panorâmica.

Havia poucas pessoas orando. Ficamos em silêncio. Laia, que ainda vai completar 2 anos, colocava o dedo na boca e fazia “shiiii”, avisando que a gente não podia fazer barulho. Depois de uma oração, subimos para ver a imagem da santa. O marido da minha prima, Jordi, como bom catalão tem um carinho especial por Montserrat, e foi levar a filha para beijá-la. Laia beija a imagem e fala “pelota”, se referindo ao objeto circular, que não sei o nome, segurado pela santa. Também dei meu beijo.

Altar da Basílica
Imagem original de Nossa Senhora de Montserrat
Arcos do lado de fora da Basílica
Os catalãs Jordi e Laia
Os catalães Jordi e Laia
Mosteiro

Descemos e vimos do lado de fora a infinidade de velas acesas por devotos, em uma sala, alguns objetos foram depositados em agradecimento as graças alcançadas. Saímos da igreja e já chovia mais forte, olhei mais uma vez a paisagem para guardá-la para sempre em minha memória. Uma linda despedida da Catalunha.

Velas acesas pelos devotos de Montserrat
Mais uma vez, a bela paisagem das montanhas
Foto panorâmica da bela paisagem das montanhas
As montanhas de Montserrat são muito visitadas por praticantes de  escalada esportiva
As montanhas de Montserrat são muito visitadas por praticantes de escalada esportiva
Minha despedida dessa linda paisagem