Compartilhe Viagens

Montevidéu: dicas e roteiro de 2 dias

A capital do Uruguai é um convite a uma volta no tempo, à uma época em que a vida corria num ritmo mais lento e tudo parecia mais tranquilo e seguro. Montevidéu é uma metrópole com um jeito acolhedor de cidade pequena. E para o turista isso não é diferente. Um roteiro que inclui as principais atrações de Montevidéu pode ser executado em dois dias na cidade, que pode ser facilmente desbravada a pé, pois muitos desses lugares ficam apenas a uma curta caminhada de distância um do outro.

Neste post, reuni algumas dicas e atrações imperdíveis para um roteiro de 2 dias em Montevidéu:

Plaza Independencia

Como chegar

Saindo do Brasil, tem opções de voos diretos para o Aeropuerto de Carrasco. Para quem vem de Buenos Aires e quer combinar a viagem ao Uruguai e visitar Colonia del Sacramento e Montevidéu, o primeiro trecho até Colonia é feito de barco por três empresas: BuquebusSeacat e Colonia Express.  O trecho entre Colonia e Montevidéu é feito de ônibus, em uma viagem que dura em média 2h4o. A empresa que faz o trajeto é a COT, que também faz o trajeto Punta del Este – Montevidéu.

Onde se hospedar

Se sua intenção é conhecer as atrações turísticas caminhando, o melhor lugar para se hospedar é no Centro, de preferência o mais próximo da Avenida Dieciocho de Julio, que é a principal do bairro. A Cidade Velha também pode ser uma opção, mas é uma área um pouco esquisita no fim de tarde e à noite.  Para quem quer aproveitar a vida noturna da cidade, no entanto, os bairros mais indicados são Pocitos, Punta Carretas e Buceo, que ficam na orla.

Nos hospedamos no Centro, em uma das ruas paralelas a Dieciocho de Julio, no Dolce Vita Hostel, que tem um ótimo custo benefício tanto para quartos privativos, quanto compartilhados. O hostel está próximo das principais atrações turísticas da cidade, os quartos do hostel são bem amplos e as áreas comuns, inclusive, os banheiro e a cozinha estavam sempre limpas. O Dolce Vita tem wi-fi e computadores disponíveis para uso gratuitos e uma área de estar de uso comum com tv e sinuca. Os recepcionistas foram todos super atenciosos e davam dicas sobre o que visitar na cidade. A diária inclui café da manhã.

O que fazer

Plaza Independencia e Palacio Salvo

A Plaza Independencia é o cartão postal de Montevidéu. Ela fica bem no limite entre a Cidade Velha (Ciudad Vieja) e o Centro e nela estão alguns dos prédios mais importantes da capital uruguaia, como o Palacio Salvo, que na época de sua construção em 1928, era a torre mais alta da América do Sul, com seus 95 metros e 27 pisos; a Torre Executiva e o Palácio Estévez, que são a nova e antiga sedes, respectivamente, do Poder Executivo federal. 

Torre Executiva

 

Puerta de la Cidadela

Puerta de la Cidadela

Em frente a Plaza Independencia está a Puerta de la Cidadela, que é a parte mais emblemática da antiga muralha que protegia a cidade até 1829, na área onde hoje está a Cidade Velha. O Portão foi construído em 1742. Passando ela Puerta e descendo pela Calle Peatonal Sanradí, que é exclusiva para pedestre,  há muitas lojas, cafés e restaurantes. É o melhor caminho para adentrar a Cidade Velha.

Catedral Metropolitana 

Na Plaza de la Constitución, na Cidade Velha, fica a Catedral Metropolitana. O prédio atual é de 1790, mas foi construída no lugar da antiga igreja matriz de tijolos, que datava de 1730.  Na mesma praça, em frente a Catedral fica o Cabildo de Montevidéu, edifício construído como sede da administração da cidade em 1804, quando Montevidéu era parte do vice Reino do Rio da Prata.

Catedral Metropolitana

Mercado del Puerto

Descendo a Cidade Velha, já na zona portuária, está o Mercado del Puerto. Construído em 1868, com estruturas trazidas da Inglaterra, não é um mercado tradicional de feirantes, mas abriga restaurantes e lojas de artesanatos. É o lugar mais indicado para provar especialidades uruguaias, como a parrillada. O horário de funcionamento do mercado é até às 16h. Por se tratar de uma área próxima do porto e com muitos turistas é preciso ter mais atenção e cuidado.

Do lado de fora do mercado há uma feirinha de artesanato local.

Teatro Solís

Teatro Solís

Quase na lateral da Plaza Independencia fica o Teatro Solís, o principal teatro do Uruguai. Inaugurado em 1856, recebeu o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, comandante da primeira expedição européia a adentrar o Rio de la Plata. O Teatro teve grande importância política e cultural na história do país. E a visita guiada é super interessante, com bastante conteúdo e pequenas apresentações teatrais. Foi um dos passeios mais bacanas que fizemos em Montevidéu.

As visitas guiadas são realizadas de terças e quintas, às 16h e quartas, sextas e domingos, às 11h, 12h e 16h. Aos sábados as visitas acontecem às 11h, 12h, 13h e 16h. As visitas custam 20 pesos uruguaios em espanhol e 50 pesos em inglês, português e francês. Às quartas-feiras, a visita em espanhol é gratuita.

Se possível, além da visita guiada, aproveite também para assistir também algum espetáculo no teatro. Confira a programação: http://www.teatrosolis.org.uy/index_1.html

Intendencia e Mirador 

No edifício sede da prefeitura de Montevidéu, chamado de Intendencia, fica o Mirador Panorâmico. A uma altura de 77,65 metros,  do mirante é possível ter uma vista em 360 graus da cidade e observar do alto, os prédios mais importantes de Montevidéu. A visita ao mirante é gratuita, basta retirar o ingresso no Centro de Informações Turísticas na frente da Intendencia. A subida é feita por um elevador panorâmico, que fica no subsolo.

Intendencia
Vista do Mirador

Palacio Legislativo

O Palácio Legislativo foi inaugurado em agosto de 1925, em homenagem aos 100 anos da Declaração da Independência do Uruguai. O monumento em estilo neoclássico e inspiração grega foi desenhado pelo arquiteto Vittor Meano. O Palácio é a sede da Câmara dos Deputados e Senado do Uruguai. Visitas guiadas são realizadas de segunda à sexta, das 10h30 e às 15h. O valor para turista é de 3 dólares.

Parque Rodó

O Parque Rodó fica entre o bairro que leva o mesmo nome e o bairro de Punta Carretas. O nome do parque é uma homenagem ao escritor uruguaio José Enrique Rodó, cujo monumento em sua memória fica no lado sul do parque. Dentro da área do Parque Rodó há um lago artificial;  um pequeno castelo, onde funciona a biblioteca municipal infantil; um parque de diversões a moda antiga; uma exposição ao ar livre de fotografia; o Club de Golf Punta Carretas e o Teatro de Verano. Em frente ao parque fica a Playa Ramirez.

Parque Rodó

Pocitos

A cidade de Montevidéu é rodeada pelas ramblas, que são calçadões que acompanham as praias. Uma das preferidas é Pocitos, que fica a 10 minutos do Centro. Ao longo da praia há vários quiosques e restaurantes. A praia em si, no entanto, dificilmente será atrativa para brasileiros. A água do “mar”, que na verdade é o Rio de la Plata, é muito gelada e de cor barrenta.

O bairro de Pocitos também é um dos que oferecem melhores opções de vida noturna.

Pocitos

Tango e Candombe

Os shows de tango e candombe, dança uruguaia que surgiu da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravos, são as melhores pedidas para curtir a noite uruguaia. O pessoal do nosso hostel e também o Viaje na Viagem recomendam assistir aos shows no Baar Fun Fun, na Cidade Velha, o que infelizmente não pudemos fazer, pois estivemos na cidade no início da semana e os shows acontecem de quinta a sábado.

Além das atrações citadas, Montevidéu tem aindavários museus de diversos temas e que podem ser visitados em uma viagem com um pouco mais de tempo.