De tão grande, o Yellowstone, que foi o primeiro parque nacional dos Estados Unidos e o primeiro do gênero no mundo, instituído em 1872, está distribuído em três estados norte-americanos: Idaho, Montana e Wyoming. É neste último que fica a maior e principal área.
Saímos do Grand Canyon em direção ao Yellowstone, em uma viagem de carro de um dia e meio. Mas a visita ao parque vale cada minuto de estrada.
Em nenhum outro lugar do Mundo há tantos geysers como no Yellowstone. Gigantescas erupções vulcânicas ocorreram no parque há cerca de 2 milhões de anos, há 1, 3 milhões de anos e há 640 mil anos. O calor magmático que causou essas erupções ainda alimenta os geysers e as fontes termais do parque, que continuam em plena atividade.
O Yellowstone fica numa imensa área florestal que tem ainda lagos, rios, cachoeiras, cânions e uma vida selvagem riquíssima. Além dos ursos marrom (Grizzly) e o preto há também lobos, coiotes, alces, aves, esquilos, veados e búfalos. Esses três são os mais fáceis de encontrar no parque. Mas também conseguimos ver um urso preto.
Entrada
Não é necessário reserva para entrar no parque. Mas é preciso pagar taxa na entrada, que é de 25 dólares por carro, incluindo todos os passageiros e número ilimitado de entradas no período de 7 dias. Para motos, o valor é de 20 dólares e 12 dólares para entrada individual para maiores de 16 anos que estejam a pé, bicicleta ou ski.
No parque há várias vilas com opções de hospedagem, lojas e outros serviços. E assim, como no Grand Canyon, resolvemos acampar. Mas desta vez, tivemos que assinar um termo de compromisso de que estávamos cientes de que aquela é uma área de ursos.
O camping do Yellowstone segue o mesmo esquema do Grand Canyon, com áreas demarcadas, vários banheiros, chuveiros e lavanderia. Cada vaga de camping tem uma mesinha, espaço para fazer fogueira e dependendo do parque um depósito para guardar comida para que os animais não ataquem sua barraca durante à noite. Mais uma vez, esse é um ponto muito importante: é preciso estar ciente de que aquela é uma área de animais selvagens e que todo cuidado é pouco. E no caso, do Yellowstone esse animais são ursos, que podem realmente matar.
Como o parque é gigantesco é preciso escolher bem a área que deseja ficar. Nós ficamos no Canyon Village e pagamos 25,50 dólares pela noite. Esse valor é pela área do camping que pode ser ocupada por até 6 pessoas. É preciso fazer reserva com antecedência tantos nos lodges quanto nos campings, pois a procura pelo parque é muito grande.
Diferente do Grand Canyon e Yosemite no Yellowstone não há nenhum serviço de ônibus gratuito. Para conhecer as principais atrações do parque leva no mínimo dois dias e é necessário carro, pois não há serviço de ônibus e as distâncias são enormes. Há também várias trilhas que podem ser feitas a pé ou bicicleta. Também é possível fazer passeios a cavalo e de barco. No inverno, também há áreas de ski no parque.
O que ver
As atrações mais procuradas no Yellowstone é, claro, são os gêiseres e águas termais.
Os mais famosos deles são o Old Faithful, que tem erupções em intervalos entre 40 a 126 minutos e o Midway Geyger Basin, onde está o Grand Prismatic Spring, a maior fonte de águas termais do parque, com sua colaração azul, amarelo e laranja.Na área do Yellowstone ainda há inúmeras cachoeiras, lagos, rios e também um Grand Canyon.
Não esqueça de pegar um mapa no centro de informações para se orientar melhor.