A Grécia é mesmo feita de lugares surpreendentes. Mas um em especial não pode faltar no roteiro de quem visita o país: Santorini. O nome oficial da ilha é Thira, mas poderia ter permanecido como Kalliste, como era chamada anteriormente, e que em grego significa “a mais bela”.

Oia
Oia

Santorini não é simplesmente uma ilha é, na verdade, um vulcão ativo, onde ao redor da caldeira foi construída a cidade, com casas “cavernas” pintadas de branco e azul, as cores da bandeira grega. É o destino mais romântico da Grécia. O pôr do sol visto de Oia é imperdível e pode ser apreciado acompanhado por um vinho local.

As vinícolas fazem parte da paisagem da ilha, assim como as praias de areia negra. De longe o mar é de um azul intenso, mas de perto, a água é simplesmente cristalina.

Por sorte fomos após o verão, a ilha estava mais vazia e a brisa mais fresca.

Independente da estação, Santorini é um lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida.

Para ajudar a todos aqueles que sonham em conhecer esse lugar incrível, preparei algumas informações práticas para visitar Santorini:

Como chegar

A distância entre Atenas e Santorini é de quase 300 km. É possível chegar a ilha de avião em 0h45 minutos, partindo da capital, mas a brincadeira sai entre 130 e 200 euros, ida e volta. Comprando com antecedência, no entanto, pode ter um bom custo benefício com relação aos barcos. As companhias que fazem o trecho são Aegean e Olimpic Air.

A outra opção são os barcos, que podem ser rápidos ou lentos. De toda forma, a viagem é infinitamente mais longa do que de avião. Os barcos lentos levam até 10h de viagem e custam a partir de 36 euros o trecho. Os rápidos levam em média 5h e custam 61,50 euros.

É importante para fazer a buscar saber os nomes dos portos. O de Atenas é Piraeus e o de Santorini chama-se Thira.

O site que recomendo para as buscas dos tickets de ferries é o http://travel.viva.gr/en/

Onde ficar

Thira ou Fira é a parte mais central da ilha, com mais opções de hospedagem e restaurantes. Nós ficamos lá em uma pousada bem agradável, Blue Sky Villa, em quarto privativo, com piscina, transfer gratuito para o porto, pagando apenas 16 euros para o casal, em outubro.

Blue Sky Villa, em Fira
Blue Sky Villa, em Fira
Blue Sky Villa, em Fira
Blue Sky Villa, em Fira
Blue Sky Villa, em Fira
Blue Sky Villa, em Fira

 

Oia (fala-se Ía) é a parte mais famosa da ilha, onde estão as igrejinhas de cúpulas azuis, os hotéis mais sofisticados e de onde se tem a melhor vista do pôr do sol. Mas é provavelmente o lugar mais turístico e mais caro da Grécia. Para quem dinheiro não é problema, vale a pena.

Oia
Oia
Oia
Oia
Em Oia, cenário mais famoso de Santorini
Em Oia, cenário mais famoso de Santorini

 

Também há boas e econômicas opções de hospedagem nas praias, como Kamari, Perissa e Perívolos. Mas a locomoção é um pouco mais difícil, nesse caso, melhor alugar um carro ou moto.

Como circular

Em Santorini há linhas de ônibus público, com parada em todos os principais pontos da ilha, inclusive para o porto. A passagem custa entre 1,60 e 2,20 euros. Veja os itinerários: http://www.ktel-santorini.gr/index.htm

Também é possível alugar quadriciclos, motos ou carros. Nós alugamos um quadriciclo por 15 euros a diária e conseguimos nos deslocar facilmente pela ilha.

O que fazer

Santorini tem 360 graus de belezas. Para onde você olhar, verá paisagens espetaculares. O pôr do sol em Oia é a atração número 1 (mas lembre-se de perguntar a um local se lá é o melhor local na época do ano em que você for e em qual o horário o sol vai se por). De toda forma, Oia é imperdível, vá no final da tarde para ver o anoitecer e o acender das luzes.

Oia
Oia

IMG_4248

Pôr do Sol em Oia
Pôr do Sol em Oia
Anoitecer em Oia
Anoitecer em Oia
Saudade desse dia perfeito. Pôr do Sol em Oia
Saudade desse dia perfeito. Pôr do Sol em Oia

 

Thira ou Fira é o lugar para fazer comprinhas, ir à restaurantes, passear.

Fira
Fira

 

Quanto as praias, há de todas as cores e gostos. Tem Red Beach, com suas falésias e areia vermelha; White Beach, de falésias brancas, Kamari e Perissa, de areia negra; e tem até praia para prática de nudismo, como é Vlichada.

Kamari Beach
Kamari Beach
Areia de Perissa
Areia de Perissa
Red Beach
Red Beach

Na ponta da ilha, em Faros, há um pequeno farol. Fomos até lá, mas mais bonito do que o próprio farol é a vista para toda Santorini.

Farol da ilha
Farol da ilha

 

Também há passeios de barco até a caldeira do vulcão e para as Hot Springs, encontro de águas quentes e geladas.

Na ilha, também é possível visitar vinícolas. Santorini é uma famosa produtora de vinhos brancos, especialmente da uva Assyrtiko.

Santorini tem ainda um sítio arqueológico, Acrotíri, que remonta a Idade do Bronze. Afrescos, cerâmica, móveis, avançados sistemas de drenagem e edifícios de três andares foram descobertos no sítio, cuja escavação foi iniciada em 1967.

Acrotíri foi enterrado pela erupção do vulcão Tera, em 2 a.C.. Alguns historiadores sustentam que o desastre ocorrido com este assentamento tenha sido a inspiração para a história platônica de Atlântida.

Com este post, encerro a série da Grécia. Veja os outros posts sobre a nossa passagem pelo país durante a Volta ao Mundo:

Grécia pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber

Zakynthos: a ilha de Navagio Beach

Grécia: atrações imperdíveis em Atenas

Delfos: a cidade onde era feita a consulta ao oráculo

Grécia: Meteora e os templos suspensos

Reserve seu hotel em Santorini

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis  com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. 

Veja quem mais escreveu sobre Santorini:

Quatro Cantos do Mundo

http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/03/24/lugares-unicos-no-mundo-santorini-grecia/ 

 


Comentários