Na Malásia, depois de visitarmos Kuala Lumpur (Clique aqui para conferir o roteiro da cidade), viajamos 200 km até Cameron Highlands, região montanhosa da Malásia, famosa pelas plantações de chá. A temperatura nas montanhas é, em média, de 18°C, o que para nós foi uma pausa no calor escaldante asiático. A arquitetura das cidadezinhas da região segue o estilo inglês, pois a Malásia foi colônia britânica até o final dos anos 50.

Plantações de chá em Cameron Highlands
Plantações de chá em Cameron Highlands

Em Cameron Highlands também conheci o sistema de saúde da Malásia. Sim, como disse no post sobre KL, estava muito doente. Depois de perceber que a febre não baixava de jeito nenhum resolvi encarar o hospital. Fui muito bem atendida por uma médica malaia, que solicitou vários exames, inclusive, de sangue. Ela me deu alguns medicamentos na hora e me deu alguns outros. Entre eles, antibiótico, para tomar depois. Também orientou sobre a alimentação que deveria ter, pois eu não tava conseguindo comer absolutamente nada. A consulta, os exames e os medicamentos custaram algo em torno de R$ 50! Jasmine, nossa anfitriã em KL, depois nos explicou que o sistema de saúde da Malásia é público, porém não é gratuito, cobrando pequenas taxas por atendimento. Mas o serviço é de excelente qualidade. O atendimento deveria ser coberto pelo meu seguro viagem, mas a empresa que contratei era muito ruim e sequer atendeu aos telefonemas. Atualmente recomendamos o seguro da Mondial Assistance.

Arquitetura britânica
Arquitetura britânica

Voltando às atrações de Cameron Highlands, além das plantações e fábrica de chá, os passeios na cidade incluem visita à fazenda de morangos, fazenda de abelhas e até de borboletas. Também visitamos um templo budista. E há também as trilhas pelas florestas e cachoeiras da região, onde, dependendo da época do ano, é possível ver a Rafflesia, maior flor do mundo. Fizemos uma rápida caminhada pela floresta em meio a muita neblina. Chegamos a 2 mil metros de altitude, mas saímos de Cameron Highlands sem ver a tal flor.

Passeio pela floresta
Passeio pela floresta
Templo budista
Templo budista

Os passeios, em geral, não são viáveis para ser feitos por conta própria e normalmente é preciso contratar agência, que lá são muito fáceis de encontrar e até mesmo no hotel eles indicam. Os tours oferecidos pelas agências duram o dia todo e incluem almoço. Em média o passeio sai por  90 Malaysian Ringgits (RM) (Veja a cotação do RM em dólar).

A região é realmente muito bonita, mas achei que nos passeios eles incluem muitas coisas comerciais, com a finalidade de fazer os turistas comprarem nessas fazendas e fábricas.

Para quem quer conhecer a região, dois dias é mais do que suficiente. De KL a Cameron Highlands é possível ir de ônibus. O bilhete pode ser comprado neste link: http://www.busonlineticket.com/bus-from-kl-to-cameron-highlands.

Veja também hospedagem em Cameron Highlands.


Comentários