A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com os dados da OMS, até ontem foram registrados 118 mil casos da doença em 114 países e 4.291 pessoas mortas. Em razão disso, alguns países já tomaram medidas mais drásticas para conter o alastramento da doença, proibindo a entrada momentânea de estrangeiros. Fizemos o levantamento desses países aqui*:

Itália 

Como publicamos nesta quarta-feira (11) aqui no Compartilhe Viagens, a Itália é um dos países que adotou medidas mais severas para conter o novo coronavírus. A partir desta quinta-feira (12), apenas estabelecimentos de necessidades básicas, como supermercados, farmácias e bancos devem funcionar. A recomendação é para que todos permaneçam em casa e, em caso de necessidade, apenas uma pessoa da família saia. As viagens pelo país, inclusive por italianos, só podem ser feitas com justificativa médica, motivos de trabalho ou familiar ou situações de extrema necessidade. Escolas e universidades vão permanecer fechadas até o dia 3 de abril.

Leia o depoimento da brasileira Adja Medeiros, que publicamos ontem, contando como está a situação por lá.

https://compartilheviagens.com.br/novo-coronavirus-na-italia-pais-depoimento-da-brasileira-adja-medeiros-sobre-como-esta-o-pais-com-a-quarentena/

Índia

Também nesta quarta-feira (11), a Índia anunciou o fechamento das fronteiras para turistas estrangeiros de todo o mundo. A restrição começa a valer a partir desta sexta-feira (13) e segue até o dia 15 de abril. Apenas vistos diplomáticos, oficiais, de organizações internacionais, para trabalho ou projetos não foram suspensos.

A Índia registra 60 casos de covid-19, nenhum deles fatal até o momento. O país tem 1,3 bilhão de habitantes. 

Viajantes que estiveram na China, Itália, Irã, Coreia do Sul, França, Espanha e Alemanha depois de 15 de fevereiro deverão ficar em quarentena por pelo menos 14 dias.

Mais informações:

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/03/11/interna_internacional,1128042/india-proibe-entrada-de-turistas-estrangeiros-para-conter-o-coronaviru.shtml

Estados Unidos

Os Estados Unidos suspenderam a entrada de viajantes vindos da Europa para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias, a partir desta sexta-feira (13). A medida vale para estrangeiros que estiveram nos 26 países da Zona Schengen nos 14 dias anteriores à tentativa de retorno aos EUA. A decisão não é válida para o Reino Unido.

Mais informações:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/11/trump-anuncia-suspensao-da-entrada-nos-eua-de-todos-os-viajantes-vindos-da-europa-por-30-dias.ghtml 

Israel

No início do mês (9/03), o governo de Israel passou a exigir que estrangeiros que desembarquem no país e cidadãos ao voltar do exterior se isolem por duas semanas. 

O país só está aceitando a entrada de estrangeiros que conseguirem provar que poderão se manter em quarentena de 14 dias. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira (12).

Mais informações: 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/09/israel-passara-a-exigir-quarentena-a-cidadaos-que-retornarem-de-viagens-para-o-exterior.ghtml

Angola

Desde o início de março (3), o governo angolano proibiu a entrada de cidadãos vindos de países com surto de covid-19. A lista dos países vetados é atualizada diariamente pelo Ministério da Saúde de Angola. A medida é válida enquanto a epidemia durar.

Mais informações:

https://opais.co.ao/index.php/2020/02/29/angola-decreta-quarentena-obrigatoria-a-cidadaos-provenientes-de-oito-paises-com-casos-de-covid-19/

*Post em constante atualização.

Foto em destaque: Yara Nardi/Agência Brasil


Comentários