Antes de viajar para Kuala Lumpur vivia brincando dizendo que era minha cidade por causa das iniciais KL. Mas de KL tenho duas lembranças bem antagônicas: uma é de que nunca estive tão doente em toda minha vida e a segunda de ter sido tão bem acolhida por uma completa estranha do outro lado do mundo. Estava doente devido a uma infecção alimentar causada por algo que comi nas Filipinas, mas como viajei logo para Malásia, sofri os sintomas mais fortes lá, tendo inclusive febre muito alta. Mas por muita sorte, em KL tivemos uma das melhores estadias de toda a viagem, quando pela primeira vez experimentamos nos hospedar pelo Couchsurfing e fomos recebidos na casa de uma malaia de origem chinesa, minha “anja”, Jasmine.

A Malásia foi o primeiro país islâmico que visitamos em nossa Volta ao Mundo. Mas apesar da maioria muçulmana, no país também vivem chineses e indianos que têm liberdade religiosa, o que dá um ar multicultural e menos rígido. Nos deparamos apenas com algumas diferenças curiosas, tais como vagões de trens exclusivos para mulheres; avisos de que são proibidos atos “indecentes”, como beijar em público; e algumas mulheres trajando burca.

Na companhia de uma local, durante os três dias em que estivemos em KL, podemos conhecer lugares diferentes do roteiro turístico, especialmente restaurantes. Jasmine nos apresentou às culinárias chinesa, malaia e indiana, que em comum, têm o tempero MUITO apimentado (esqueça a pimenta da comida mexicana).

Ela também nos explicou um pouco sobre a política e a cultura do país, que se tornou independente há pouco mais de cinco décadas e está entre os mais desenvolvidos do Sudeste Asiático com um IDH elevado. Antes de viajar para Malásia é importante saber que o país é dividido em dois territórios, a parte que fica na península malaia, logo acima de Cingapura e a outra que fica ao norte da ilha de Bornéu. Nesta segunda estão as praias paradisíacas que quero muito conhecer em uma próxima visita (coloca no Google “praias da Malásia” e babe nas imagens).

Kuala Lumpur é uma cidade modernissíma, mas também com as tradições dos seus povos preservadas. Foi lá o único lugar que vi uma coisa que sonho um dia ter aqui no Brasil: uma passarela de pedestres gigantesca climatizada! haha

Mesmo estando muito doente, conseguimos visitar os principais pontos turísticos da cidade e listei os principais neste post. Além de alguns que não conseguimos ver, mas que iremos em uma próxima vez.

Kuala Lumpur é super fácil de visitar, pois há  linhas de ônibus turísticos (GO KL) gratuitos, que param nos principais pontos turísticos da cidade. Veja o mapa aqui.

Galeria de Arte da Cidade e o I love KL

O famoso I love KL

A Galeria de Arte pode ser um bom ponto para começar a visita a KL. Lá está o Centro de Informações Turísticas e também a escultura “EU AMO KL”, local de fotos icônicas na cidade. No espaço da galeria também estão lojinhas de souvenirs e um café. A principal atração da galeria, no entanto, é a maquete com a cidade de KL em miniatura. Aberta das 9h às 18h30.

Torres Gêmeas Petronas e KLCC

KLCC e as torres Petronas

As maiores torres gêmeas do Mundo ficam em KL. São as Torres Petronas ou Petronas Twin Towers. Elas têm 88 andares, 452 metros de alturae fazem parte sexto edifício mais alto do Mundo. O design das torres lembram a arquitetura muçulmana. Elas fazem parte do complexo KLCC, que inclui entre várias coisas, o shopping Suria KLCC. Um shopping moderníssimo com lojas de diversos segmentos, mas destaque para os produtos eletrônicos que tem preços competitivos semelhantes aos praticados nos Estados Unidos e ainda com direito a retorno de taxas.

As torres Petronas também podem ser visitadas e oferecem uma vista panorâmica da cidade a partir do deck de observação que fica a 360 metros de altura. O bilhete custa RM (Ringgit Malaio) 80. Tickets à venda neste link: http://www.petronastwintowers.com.my/#

Em frente ao KLCC fica o KLCC Park, um parque delicioso de passear, especialmente com crianças, pois é cheio de piscininhas, que imagino que seriam decorativas, mas elas tomam banho mesmo assim. 🙂

Menininha tomando banho nas piscinas do KLCC Park

Chinatown

Como disse acima, entre os povos da Malásia estão os chineses e onde tem chineses tem uma Chinatown. A Chinatown de KL fica em uma área bem central, próximo ao KLCC. A principal rua do bairro é Petaling Street. Lá você irá encontrar várias barraquinhas de produtos falsificados Made in China e artesanato. Funciona durante o dia e noite, sendo a noite mais movimentado com um grande número de barraquinhas. Também é um bairro interessante para comer e se hospedar.

Chinatown em KL

Mercado Central

O Mercado Central de KL é o lugar para conhecer o artesanato local e comprar umas lembrancinhas. O mercado também recebe eventos e tem restaurantes e quiosques de culinária local.

Central Market

Ficamos devendo a visita:

Mesquitas, Museu de Artes Islâmicas e Sultan Abdul Samad Bulding

O Museu de Artes Islâmicas e as mesquitas de KL, em especial a Mesquita Nacional, e também o prédio do Ministério da Informação, Comunicação e Cultura da Malásia, o Sultan Abdul Samad Building foram algumas das atrações importantes que acabamos perdendo de visitar devido ao meu estado de saúde. 🙁

Mais informações sobre o Museu você encontra aqui: http://www.iamm.org.my/

Sultan Abdul Samad Building, que fotografei do trem

Batu Caves

A visita a Batu Caves também estava no nosso roteiro, mas como fica fora de KL e eu estava praticamente “desmaiada” acabamos cancelando a ida. Mas o pessoal do blog 360 Meridianos foi e contou tudo neste post: http://www.360meridianos.com/2012/05/as-cavernas-da-malasia.html

Torre de Kuala Lumpur

Torre de KL

Por fim, a última entre as principais atrações de KL é a Torre, que também é visitada para ter uma visão panorâmica da cidade, com 421m de altura. Neste caso, não fomos por opção porque a chefe da nossa queria Jasmine era muitoo ryca e morava em uma mega cobertura, onde subimos e tivemos uma vista incrível da cidade. O orçamento de mochileiros agradeceu e muito. Informações sobre a torre: https://www.menarakl.com.my/

Mas se faltaram visitas a algumas atrações em KL não nos faltaram visitas em restaurantes, cafés, lanchonetes e lugares um tanto exóticos, onde comemos de tudo. Fred muito mais do que porque meu estado não permitia extripulias. Confere só algumas fotos:

Voltamos em KL mais duas vezes, pois a cidade é um hub da companhia Air Asia e pegamos vários voos de lá. Mas todas as passagens foram muito rápidas e não chegamos a ficar dias completos lá, depois da primeira ida. Mas fica a dica, sempre que procurar voos no Sudeste Asiático, saindo de KL é quase sempre mais barato e acaba compensando a volta.