Pelo segundo ano consecutivo (2014 e 2015) o Instituto Ricardo Brennand foi eleito o melhor museu da América do Sul na premiação do Travellers’ Choice™, promovida pelo Tripadvisor. O museu estava na minha lista de destinos que precisava conhecer há algum tempo e aproveitei que ia a um casamento no Recife, no último fim de semana, para conhecê-lo e fiquei encantada.

O Instituto fica no bairro da Várzea, a cerca de 30 minutos de carro do centro histórico do Recife.  A propriedade onde fica o museu é gigantesca, com palmeiras imperiais na estrada que vai do portão de entrada à bilheteria e, ao lado, uma área cercada com alguns animais exóticos.

Fachada do Instituto Ricardo Brennand
Fachada do Instituto Ricardo Brennand

O complexo arquitetônico tem estilo medieval e as exposições são distribuídas entre o Castelo São João, a Pinacoteca, a galeria e a biblioteca.

Atualmente, estão em cartaz as mostras “Frans Post e o Brasil Holandês”, “O Julgamento de Fouquet” e “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, na Pinacoteca.

Exposição da pinacoteca
Exposição da pinacoteca

A mostra “Frans Post e o Brasil Holandês” foi organizada por ocasião da visita da então rainha Beatrix, da Holanda, e do então príncipe Willeam Alexander (atual rei do Reino dos Países Baixos) e da então princesa Máxima (atual rainha consorte), em 2003. Frans Post foi o primeiro paisagista do Novo Mundo e o Instituto detém a maior coleção de suas obras, composta por 15 quadros.

Acervo do Instituto tem réplicas e originais de importantes esculturas
Acervo do Instituto tem réplicas e originais de importantes esculturas

Na galeria estão esculturas originais e réplicas de artistas como Rodin, Fernando Botero, Debret. Do lado de fora está uma gigantesca réplica de David de Michelangelo.

O Museu Castelo São João guarda um impressionante acervo de armas brancas (espadas, canivetes, facas, entre outras), armaduras, tapeçarias, mobiliários. As obras do castelo vem sendo adquiridas pelo Instituto há mais de 50 anos e são oriundas da Europa, Ásia, América, África e vão do século XV ao XXI.

Armaduras em exposição no Castelo São João
Armaduras em exposição no Castelo São João

O Instituto foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O nome do instituto, na verdade, é uma homenagem a seu tio, homônimo do empresário.

Jardins do Instituto
Jardins do Instituto

O Ricardo Brennand é daqueles museus que fascinam tanto crianças quanto adultos. Um lugar que todo brasileiro precisa ir pelo menos uma vez.

Serviço:

Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n – São João – Várzea, Recife – PE
Horário: terça a domingo, das 13h às 17h.
Entrada: R$ 20,00 (Inteira)
R$ 10,00 (Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória).
Acesso Gratuito Crianças até 07 anos
Na última terça-feira de cada mês é gratuito para todos.
Contato: (81) 2121.0352/0365
http://www.institutoricardobrennand.org.br/


Comentários