Se você tiver que escolher apenas um lugar para visitar no Camboja certamente deverá ser a cidade de Siem Reap e os templos de Angkor. Como escrevi no post Camboja: 10 coisas que você precisa saber antes de ir, a travessia por rodovia da Tailândia para o Camboja provavelmente será infernal, mas depois de chegar em Siem Reap, o sacrifício valerá a pena. E se não quiser passar por nenhum sacrifício, vá de avião, como sugeri no outro post. Siem Reap é uma cidade pequena e charmosa com muitos restaurantes, bares e, principalmente, hotéis e albergues para hospedar os turistas que visitam os templos de Angkor, que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Monge budista passeia pelo templo Bayron
Monge budista passeia pelo templo Bayon

Angkor

O complexo de templos foi construído entre os séculos 9 e 16 e ficou abandonado por centenas de anos até ser redescoberto em 1860. Hoje o Angkor é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. O principal templo, o Angkor Wat é a maior construção religiosa do mundo. O templo, que inicialmente era hindu e depois budista, é rico em detalhes, com muitas esculturas. Angkor era a antiga capital do Império Khmer e o curioso é que na cidade todos os prédios eram de madeira e apenas os templos eram construídos com pedras, que eram exclusivas para os deuses.

Angkor Wat
Angkor Wat

Outro templo muito famoso em Angkor e para mim um dos mais bonitos é o Bayon, que possui 54 torres com quatro faces cada uma e um total de 216 rostos sorridentes.  Não se sabe ao certo quem está sendo retratado nesses rostos, que alguns acreditam ser de Buda.

Templo Bayon
Templo Bayon

O templo Ta Prohm com suas árvores gigantes é também um dos mais famosos, pois foi nele onde Angelina Jolie gravou algumas cenas do filme Tomb Raider.

Ta Prohm
Ta Prohm

As visitas ao Angkor normalmente são feitas em dois circuitos, um mais curto com os principais templos e outro mais longo, visitando os templos que ficam mais afastados. Para fazer a visita, o ideal é alugar uma bicicleta ou contratar um motorista de tuk tuk (consulte o seu hostel ou hotel para contratar um motorista de confiança e por um preço justo). Nós optamos pelo tuk tuk, pois os templos são realmente bem distantes uns dos outros. Além disso, a cidade de Angkor fica a uns 20 minutos de carro ou moto de distância do centro de Siem Reap. Como cabem 4 pessoas, além do motorista, dividimos o preço da diária com mais duas pessoas do hostel.

Nós fomos de tuk tuk
Nós fomos de tuk tuk
Mas há quem vá de elefante. O que não recomendo.
Mas há quem vá de elefante. O que não recomendo.

Também é interessante visitar Angkor em pelo menos dois dias para fazer os dois circuitos e escolher ir em um dos dias ver o nascer do sol e no outro, o por do sol. O espetáculo do nascer do sol é visto normalmente no Angkor Wat e o templo fica lotado no amanhecer. Em um dia é praticamente impossível ver tudo, pois além do Angkor ser gigantes, você provavelmente chegará muito cedo e no início da tarde já estará bem cansado.

Mulher cumprimenta monge em frente ao Angkor Wat
Mulher faz oferenda a monge em frente ao Angkor Wat

Para visitar os templos do Angkor é preciso comprar o Angkor Pass na entrada do sítio arqueológico. É tudo muito organizado e você irá receber uma carteirinha com sua foto, que eles tiram na hora. O passe para um dia custa 20 USD, para 3 dias com validade por uma semana 40 USD e para 7 dias com validade de um mês 60 USD. Crianças menores de 12 anos não pagam.  Veja mais informações sobre o passe: http://www.autoriteapsara.org/en/apsara/tourism/visitor_info/angkor_%20pass.html

Siem Reap

A cidade de Siem Reap é uma das mais interessantes do Sudeste Asiático e tem uma atmosfera muito bacana, cheia de bons restaurantes, barzinhos e cerveja por 1 dólar no happy hour! 🙂 Também há muitas opções de boas hospedagens com preços muito bons! Pagamos por um quarto duplo privativo com banheiro em um hostel 12 dólares a diária. Mas também tem hotéis luxuosíssimos.

Festa em Siem Reap. Não entendi o que era, mas parecia uma procissão festiva.
Festa em Siem Reap. Não entendi o que era, mas parecia uma procissão festiva.

Além dos dias para visitar os templos do Angkor, reserve mais uns dois dias para conhecer melhor a cidade de Siem Reap e fazer alguns passeios pelo entorno. Entre alguns lugares interessantes para conhecer estão: o Museu Nacional de Angkor; a Pub Street; shows de danças típicas (gratuito); outros templos budistas que estão na área da cidade e os mercados de artesanato. No Camboja é tudo tão barato, que é inevitável comprar. No dia que chegamos tomamos um banho de chuva e nossas roupas ficarão todas ensopadas dentro das mochilas. E, por 6 dólares, comprei uma blusa e uma calça para visitar o Angkor. Ah! É sempre importante visitar templos com joelhos e ombros cobertos.

Pub Street
Pub Street
Show de dança local
Show de dança local
Mercado de artesanato
Mercado de artesanato
Mercado de frutas
Mercado de frutas

Da cidade de Siem Reap também saem passeios para vilarejos cambojanos; mercados flutuantes. Mas preferi não fazer esses passeios e não posso dizer se são bons ou não.

Depois de alguns dias em Siem Reap, que deixou saudades, pegamos um ônibus noturno, super confortável, com cama e tudo para as praias de de Sihanoukville, que é assunto para o nosso próximo post sobre o Camboja.

Reserve seu hotel em Siem Reap.


Comentários