A Praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande, no Rio de Janeiro está sempre na lista das praias mais bonitas do Brasil. No Travellers’ Choice 2017, promovido pelo TripAdvisor, ficou na 11a posição entre as 25 melhores praias do país e na 17a, considerando as praias da América do Sul. Então, é claro que este é um dos mais tradicionais passeios para quem visita a Ilha Grande.
Para chegar lá é preciso pegar um barco em Abraão, a maior vila da Ilha, onde normalmente os turistas se hospedam. Várias agências vendem o passeio e, normalmente, todas se juntam para formar grupos e dividir entre os barqueiros. Os barcos geralmente partem entre às 9h e 11h30 e retornam entre às 13h e 17h. Isso é combinado quando você compra o passeio, que custa ida e volta R$ 30 (julho de 2017).
Reserve sua hospedagem na Ilha Grande
Em barco, leva em torno de 1h para chegar até Praia do Pouso, onde começa a trilha para Lopes Mendes. A trilha tem 1km de extensão, está bem sinalizada e leva entre 20 a 30 minutos o trecho e tem um pouco de subida, mas é fácil.
Como a trilha é por dentro da mata, a trilha é praticamente toda na sombra, e no caminho é possível encontrar saguis (micos) e pássaros. Não esqueça do repelente.
Logo você irá chegar a famosa Lopes Mendes, uma praia extensa, com areia branca e mar verde, cercada por montanhas e mata. No inverno, a praia estava quase vazia e encontramos apenas uma barraquinha, logo no início. Então, recomendo levar água e lanche. Não tem guarda-sóis, mesas ou cadeiras. Mas tem muitas árvores, especialmente castanheiras, para ficar debaixo e muita areia para estender a canga no sol, quem preferir.
No final da praia (caminhando para à esquerda do ponto onde você chegou) tem uma boia de navio, que se desprendeu do mar, encalhou na areia da praia e ganhou um mosaico feito por um artista plástico. Deste ponto, a vista da praia é também mais bonita (foto acima).
Lopes Mendes é um lugar pra relaxar, caminhar, admirar a natureza e, pra quem encara (como eu), tomar um banho gelado e revigorante no mar cristalino.
Quando fomos, o dia estava muito nublado e choveu um pouco, por isso, a água parecia mais escura. Mas depois que o sol apareceu por um pouco tempo deu para ver a tonalidade maravilhosa entre o azul e verde.
Para quem chegar cedo na praia dá para fazer a trilha também para a praia vizinha, Santo Antônio.
Mas para ir até lá, tem que pegar a trilha de volta para Lopes Mendes, e pegar uma derivação para Santo Antônio. A caminhada é entre 10 a 15 minutos. A praia de Santo Antônio tem o mar mais agitado e é mais rochosa e tem um riacho de água doce que desemboca na areia da praia. Como saímos tarde de Abraão, 11h30, infelizmente, não tivemos tempo de ir até Santo Antônio.
Lembre-se de voltar a fazer a trilha para a praia do Pouso, no máximo às 16h30, pois os últimos barcos saem às 17h e não é permitido pernoitar nas praias, que é uma área de proteção ambiental.
Se chegar mais cedo e quiser comer alguma coisa, na Praia do Pouso tem um restaurante flutuante e alguns ambulantes. Saindo de Pouso às 17h, o retorno a Abraão será por volta das 18h.
Depois do dia em Lopes Mendes, em que nem mesmo a chuva e as nuvens, conseguiram ofuscar a beleza da praia. Tenho que concordar que ela merece estar na lista das melhores do Brasil.
Conheça outras praias que já visitamos e que estão entre as melhores do Brasil:
Baía do Sancho – Fernando de Noronha (1º lugar)
Praia dos Carneiros – Pernambuco (2º lugar)
Praia do Forno -Arraial do Cabo(3º lugar)
Praia do Farol – Arraial do Cabo (4º lugar)
Praia da Cacimba do Padre – Fernando de Noronha (6º lugar)
Baía dos Golfinhos – Fernando de Noronha (7º lugar)
Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo (9º lugar)
Praia da Conceição – Fernando de Noronha (13º lugar)
Praia do Madeiro – Pipa (15º lugar)