A 353 km de Atenas, na região da Tessália está Meteora, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Meteora não é uma cidade, mas um complexo de monastérios ortodoxos construídos no topo de montanhas que vão de 305 a 549 metros de altura.

O lugar é simplesmente inacreditável. As montanhas de arenito têm um formato único e são como pilares. E no alto de seis delas estão os monastérios construídos a partir do século 12.

Templo de Meteora
Templo de Meteora

Até 1920, o único jeito de chegar aos monastérios era por escadas precárias feitas de cordas. Já os alimentos, móveis e materiais de construção eram puxados por “elevadores” de cordas e redes. Hoje, além de escadas, há estradas que levam até bem próximo aos monastérios que estão abertos à visitação.

Estivemos em três dos seis, incluindo, o maior deles, o chamado, Grande Meteoro, onde está a Igreja da Transfiguração de Cristo e o Museu.

Cada monastério guarda valiosos tesouros históricos, entre documentos, obras de arte e peças religiosas.

Por dentro dos templos de Meteora
Por dentro dos templos de Meteora
Caveiras guardadas em dos templos de Meteora
Caveiras guardadas em dos templos de Meteora

 

Neles também é possível ver móveis e utensílios utilizados pelos monges durante centenas de anos e ter uma ideia de como tudo funcionava, mas ainda assim é difícil de acreditar na audácia daqueles monges de construir e viver tão perto do céu.

IMG_4043

Compare preços de aluguel de carro na Grécia e faça sua reserva pelo RentalCars.com

Veja o que já escreveram sobre Meteora:

Quatro Cantos do Mundo:

http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/07/21/lugares-unicos-no-mundo-meteora-grecia/ 


Comentários