Se a Grécia era o país que mais queria conhecer no Mundo. Atenas certamente era a cidade número 1 na minha lista. Atenas é o berço do mundo Ocidental e viajar pela cidade é como mergulhar nos livros de história. Até mesmo nas estações do metrô é possível ver os achados de escavações, vestígios do rico passado cultural grego.
A maior parte dos monumentos antigos se encontra nos bairros de Anafiotika, Makrygianni e Plaka. Este último é o mais charmoso e o mais turístico deles, com muito cafés, restaurantes, lojas e hotéis. A maior parte dos turistas se hospeda nessa região, onde é possível visitar as principais atrações a pé.
Com um patrimônio histórico e cultural tão rico é claro que, em Atenas, há uma infinidade de atrações. Mas as imperdíveis podem ser visitadas em dois dias.
Comprando um ticket por apenas 12 euros é possível visitar algumas das principais atrações da cidade: a Acrópole de Atenas, a Ágora de Atenas, a Biblioteca de Adriano, Kerameikos , o Templo de Zeus Olímpio e a Ágora Romana. O ticket pode ser comprado na bilheteria da Acrópole e as atrações podem ser vistas em dois dias. Crianças e idosos pagam meia entrada.
Acrópole
Já era fim de tarde quando chegamos a Atenas. Ainda no táxi da rodoviária para o hotel, vi no alto da cidade, a Acrópole. Impossível, conter o sorriso largo. Deixamos as malas no hotel e fomos correndo visitá-la. Nova emoção. Estava no lugar que mais desejei conhecer em todo mundo.
Em grego, acrópolis significa cidades altas. Construída em 450 a.C, a Acrópole de Atenas fica bem no coração da cidade, no alto de uma colina. A maior parte de suas edificações está em ruínas. Mas entre as mais preservadas estão o Erecteion, o Athena Nice e o Partenón, o mais famoso de todos os templos.
Em seu entorno estão ainda o Teatro Antigo de Dionísio e o Teatro de Herodes Atticus, onde uma orquestra ensaiava a apresentação que faria naquela noite.
Lá de cima têm-se uma vista de 360 graus da cidade. E em meio ao número sem fim de construções brancas é possível observar outros importantes sítios arqueológicos.
Ágora de Atenas
A Ágora era o coração da antiga Atenas , o centro da atividade política , comercial, administrativa e social , o centro religioso e cultural , e a sede de justiça.
As primeiras escavações foram realizadas pela Sociedade Arqueológica Grega em 1859-1912.
Biblioteca de Adriano
A Biblioteca de Adriano foi construída em 132 dC pelo imperador Adriano, foi destruída em 267, e foi posteriormente incorporada a muralha romana. No século 5 foi construída no local uma igreja cristã primitiva. Após a sua destruição, uma basílica de três naves laterais foi erguida sobre as suas ruínas no século 7, que por sua vez foi substituído por uma outra igreja no no século 11.
Durante a ocupação turca, tornou-se a sede do Governador e em 1835 foi erguido, no local, o quartel do rei Otho.
Kerameikos
É um cemitério situado na região onde estava localizada a pólis ateniense. O local ganhou esse nome em homenagem ao herói grego Céramo (também chamado Kéramos), que era filho de Ariadne e Dionísio e herói dos oleiros (kerameis), ou porque, na antiga Atenas, este era o lugar onde ficavam os oleiros.
Em 478 a.C. quando as Guerras Persas estavam no fim, Temístocles decidiu construir um muro ao redor da ágora, fato que dividiu o cemitério em duas partes, parte interna dentro dos muros e parte externa, ficando com o governo de Clístenes proibida a construção de novos túmulos na parte interna dos muros.
Atualmente as escavações no cemitério do Cerâmico são realizadas pelo o Instituto Alemão de Arqueologia em Atenas.
Templo de Zeus Olímpio
O templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olympeion, é a ruína de um antigo templo dedicado a Zeus, que era o deus dos deuses do Olimpo. A construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.
Ágora Romana
A Ágora Romana é uma antiga praça pública em Atenas. Sua construção começou, durante o domínio romano, sob o imperador Augusto, entre 19 a. C. e foi ampliada por Adriano. Durante os períodos bizantino e otomano, foi construído um bairro inteiro de casas no local onde estava a Ágora Romana. No século 19, o local foi completamente escavado.
Uma dica importante é que cada uma dessas atrações tem um horário de funcionamento, especificado no ticket. Mas atenção, a última admissão é feita 30 minutos antes do horário de fechamento. No inverno, o horário de todas elas é reduzido.
Além das atrações incluídas no ticket, há outras imperdíveis em Atenas e que são gratuitas, como o Arco de Adriano e a Troca da Guarda.
Arco de Adriano
O Arco de Adriano é um portão monumental que se assemelha a um arco do triunfo romano. Na antiga Grécia, começava a partir do arco uma antiga estrada do centro de Atenas para o complexo de estruturas no lado oriental da cidade , que incluiu o Templo de Zeus Olímpico.
Acredita-se que ele tenha sido construído para celebrar a chegada do imperador romano Adriano e para homenageá-lo por suas muitas benfeitorias para a cidade.
Colina Philipappou (Filopappos)
A colina fica em frente a Acrópole. Do seu alto é possível ter uma das melhores vistas da Acrópole, da cidade e de Piraeus , onde fica o porto. O morro tem 147,40 metros de altura e fazia parte das fortificações da cidade antiga. Na colina fica um parque com muitas árvores e também vários sítios arqueológicos e locais interessantes, como a igreja bizantina de San Demetrio Lumbardiaris, do século XVI; a chamada “Prisão de Sócrates “; um monumento construído entre 114 e 116 dC em honra de Júlio Antíoco Filopappos e um antigo teatro.
Troca da Guarda
Também fomos conferir a troca da guarda graga diante da Tumba do Soldado Desconhecido, em frente ao Parlamento. Essa troca da guarda, é bem peculiar, para não dizer engraçada. As roupas e a própria coreografia é bem diferente de qualquer outra que você verá pelo mundo. Parece mais um balé.
Entre uma visita e outra em Atenas não esqueça de provar a deliciosa gastronomia grega, especialmente, o gyro de pita e o iogurte com mel.
Reserve seu hotel em Atenass: http://bit.ly/Q76PiO
Quando você reserva hotel pelo Booking.com no Compartilhe Viagens, você garante os ótimos preços e ainda ajuda o blog, que recebe comissão, sem você pagar nada mais por isso.
Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Atenas e não perca tempo em filas.
*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Ticketbar, por meio do qual é possível comprar ingressos online com descontos com segurança e ainda ajudar ao blog se manter.