Antes de partirmos para a Volta ao Mundo, as pessoas nos perguntavam o que iríamos fazer no Sudeste Asiático. E eu respondia: – Sabe aquelas praias de papel de parede computador? Elas estão lá!

Nos três meses em que estivemos na região, fomos incansáveis na busca pela praia perfeita. Foram muitas candidatas e a escolha não foi fácil. Mas ao final, não encontramos uma praia, mas três ilhas com praias inacreditáveis.

As ilhas Gili tem um mar com três tons de azul que beija uma areia que de tão branca mais parece algodão doce. Para completar, são rodeadas por montanhas e coqueirais. E tem ainda gazebos a beira mar para você admirar tudo isso bem relaxado. Só de escrever essa parágrafo deu vontade de voltar.

Em Gili Meno sem acreditar em tanta beleza

As três pequenas ilhas são: Gili Trawagan, Gili Meno e Gili Air. Elas ficam a noroeste da ilha de Lombok, na Indonésia.

Chegamos lá de barco, saindo de Bali. Em Bali é muito fácil comprar um ticket para Gili em qualquer agência e até mesmo nas pousadas e hotéis. Mas também é possível comprar online. Há duas opções: os barcos rápidos, que levam em média 1h30, e os lentos, que levam horas e horas. Pagamos 55 dólares por trecho (junho de 2013)  e esse valor incluiu a van que nos levou de Ubud até Padang Bai de onde saem os barcos para as ilhas Gili. Quase não íamos porque tinha achado o valor muito caro para nossa realidade de mochileiros, mas ainda bem que decidimos ir.

Escolhemos ficar em Gili Air, que é a ilha intermediária não tão agitada como Trawagan, a preferida dos mochileiros, nem tão calma como Gili Meno, a menor e mais tranquila das três ilhas.

Gili Meno
Gili Meno

Em Gili Air há pequenos hotéis, pousadas e hostels. Conseguimos uma suíte com tv e ventilador por 15 dólares. Na ilha há também várias opções de bares e restaurantes. Mas nada de muita agitação. As festas mesmo acontecem em Trawagan.

Com um mar transparente e de visibilidade perfeita as ilhas Gili são ideais para prática de mergulho. Em Gili Air há uma escola de mergulho onde é possível fazer o curso para obter a certificação de mergulhador.

Hospedando-se em qualquer uma das ilhas é fácil de se locomover entre elas. Os barcos entre as ilhas saem duas vezes por dia e custam 5 dólares ida e volta. Aproveitamos para conhecer Gili Meno, que é o verdadeiro paraíso. Pequena, tranquila e com praias que nos fazem pensar que estamos em um sonhos. Mas é também a mais cara para se hospedar.

Mesa de restaurante em Gili Meno
Mesa de restaurante em Gili Meno

Como decidimos ir para Gili em nossos últimos dias na Indonésia não deu tempo de conhecer Trawagan. Um motivo a mais para voltar.

Veja quem mais escreveu sobre Gili Islands:

O Turismo Backpacker ensina o jeito mais barato de chegar nas ilhas:

http://turismobackpacker.com/como-chegar-em-gili-meno-trawangan-air-saindo-de-bali/

Viajando com Eles foi até Gili Trawagan: http://viajandocomeles.com.br/viaje-para-um-paraso-na-indonesia-as-ilhas-gili/

 

 


Comentários