Sempre que é divulgada alguma votação ou lista de cidades mais bonitas do Mundo, ela está lá entre as 10 mais belas.  Uma dessas listas mais famosas é da revista Forbes de 2010, na qual a cidade também foi incluída. Florença, de fato, faz jus a este título, em partes pela beleza natural da Toscana, mas, principalmente, pelo patrimônio construído pelo homem ao longo dos séculos na cidade italiana.  Berço do Renascimento italiano, Florença está também entre as cidades de maior importância museológica e histórica no mundo. É Patrimônio Mundial da UNESCO e reúne em seus museus e igrejas obras de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Rafael, Donatello e tantos outros. Difícil estabelecer o que é mais importante em Florença. Mas neste post, selecionei o que há de mais imperdível na cidade e que deve ser visto em uma visita curta de 1 ou 2 dias na capital da Toscana.

Florença vista da Piazzale Michelangelo
Florença vista da Piazzale Michelangelo

A Piazza del Duomo  é o local mais indicado para começar a visita em Florença. Nesta praça estão alguns dos mais importantes monumentos da cidade:  a Catedral, a Torre (campanário) e o Batistério de San Giovanni. O Duomo de Florença é a majestosa catedral de Santa Maria del Fiore, resultado de um trabalho que se estendeu por seis séculos. Ao longo deste tempo, uma série de intervenções estruturais e decorativas no exterior e interior enriqueceriam o monumento, dentre elas, a construção de duas sacristias e a execução de esculturas e afrescos por Paolo Uccello, Andrea del Castagno, Giorgio Vasari e Federico Zuccari, autor do Juízo Final no interior da cúpula.

Duomo de Florença
Duomo de Florença

 A catedral foi construída no lugar da antiga igreja dedicada a Santa Reparata (cripta), que funcionou durante nove séculos até ser demolida completamente em 1375. A Cripta conserva, além dos restos das várias estruturas das diferentes reconstruções da igreja,  lápides da época romana e medieval, um piso de mosaico e o túmulo de Filippo Brunelleschi. Dentro da catedral também está o o Museo dell’Opera del Duomo, com obras de Donatello e outros artistas.

Cúpula do Duomo
Cúpula do Duomo

O Batistério de San Giovanni, é considerado por muitos, a construção mais antiga da cidade, e teria sido construído no século 4. É famoso por seus portões de bronze, o teto todo em mosaico de pinturas que remetem ao julgamento final, e por ter sido o lugar de batismo de muitos florentinos ilustres, como Dante Alighieri.

A entrada na igreja é gratuita, mas paga-se para subir na cúpula, no campanário e para visitar o museu e o batistério. A torre do Campanário, de onde se tem um panorama geral da cidade, tem 414 degraus e um total de  85 metros de altura. Para chegar a cúpula, não tem elevador. E são 463 degraus.

Existe a possibilidade de comprar os bilhetes online para o Duomo, comprando as atrações juntas ou separadamente.

O símbolo de Florença é o David de Michelangelo. A obra original está em exposição na Galleria dell’Accademia.  A obra-prima de Michelangelo foi esculpida entre 1501 e 1504, destinada a ser uma decoração exterior ao Duomo de Florença, tornou-se em vez, um símbolo do compromisso do Estado Florentino pela liberdade e independência, e o símbolo da queda dos Medici (1494).

Réplica de David na Piazza della Signoria
Réplica de David na Piazza della Signoria

Além de David, na Galleria estão 4 estátuas dos Escravos encomendados pelo Papa Júlio II para decorar seu túmulo, chamado de prisioneiros, bem como “piedade” e “San Matteo” de Michelangelo. O museu também abriga uma coleção de pinturas da Idade Média, da Renascença e do início do século 17.

A Accademia é, provavelmente, o museu mais visitado de Florença e a fila é enorme. Por isso, é importante comprar o bilhete com antecedência. Veja o link.

A Piazza della Signoria tem sido o centro da vida política de Florença desde o século 14. Nela se encontra o Palazzo Vecchio, que foi palco de grandes conquistas, como o retorno da dinastia italiana dos Médici, em 1530. Na Piazza della Signoria fica uma réplica do David de Michelangelo. Na praça, há várias outras esculturas com conotação política. Algumas dessas esculturas estão na  Loggia dei Lanzi, uma galeria de escultura ao ar livre, projetada por Orcagna em 1376.  

Palazzo Vecchio
Palazzo Vecchio

Logo atrás do Loggia dei Lanzi é a Galeria Uffizi (os ingressos também podem ser comprados com antecedência aqui), o principal museu de arte da Itália, com com obras de Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Botticelli, Michelangelo, Tiziano, Durer e Rubens.

O Palazzo Vecchio está unido ao Palazzo Pitti por um caminho particular e elevado, chamado “Corredor de Vasari”. Neste corredor foram colocadas as 28 estátuas nos nichos externos do edifício, homenageando homens ilustres da Toscana como Giotto, Maquiavel, Leonardo Da Vinci e Donatello.

Donatello
Donatello

Os ingressos para o  Palazzo Vecchio também podem ser reservados com antecedência.

Outra praça muito bonita de Florença é a Piazza Santa Croce, onde estão importantes edifícios, como o Palácio de Antella, o Palazzo Cocchi-Serristori  e a Basílica de Santa Croce, erguida entre 1294 e 1443. A praça é o local onde são realizados festivais, torneios e jogos. Também é um dos pontos mais balados de vida noturna em Florença, com muitos bares ao redor da praça;

Na Basílica de Santa Croce estão  os túmulos de Michelangelo, de Maquiavel, do  músico Rossini, dos escritores Foscolo e Alfieri, de Fermi e Galileo Galilei.

Também é possível comprar o bilhete online para evitar filas.

Já a Piazzale Michelangelo não tem nada de especial. Mas é imperdível pela vista panorâmica que oferece para o centro histórico de Florença e para o vale do Arno. Do alto da praça também dá para ver as antigas muralhas da cidade.

Muralhas de Florença
Muralhas de Florença

Para encerrar a estadia em Florença, a Ponte Vecchio não pode ficar de fora. É o cartão postal da cidade. A ponte em arco medieval sobre o Rio Arno é famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro. Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto da autoria de Taddeo Gaddi. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro.

IMG_8252
Ponte Vecchio

Atenção,  assim como em outras pontes da Europa, ao longo da Ponte Vecchio, você poderá encontrar cadeados fechados.  Mas, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, colocando cadeados na ponte. O que acho justíssimo, pois sou contra está prática, pois ela denigre importantes patrimônios históricos, além do que não gosto nenhum pouco da ideia de “prender” ninguém.

Centro Histórico de Florença
Centro Histórico de Florença

Por fim, minha última dica é não deixe de experimentar um gelatto em uma das gelaterias que ficam no entorno da Ponte Vecchio. Meu sabor preferido: Pistache!

Compre na Livraria do Compartilhe Viagens:

tp-roma-ebook

Reserve seu hotel em Florença.

Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Florença e não perca tempo em filas.

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Ticketbar, por meio do qual é possível comprar ingressos online com descontos com segurança e ainda ajudar ao blog se manter. 

Leia também:

Roma e Vaticano: roteiro para 3 dias

Siena e San Gimignano: as perólas da Toscana (roteiro para 1 dia)

Toscana: 1 dia em Pisa e Lucca

Um dia em Veneza


Comentários