Você fez uma longa viagem, está muito cansado (a) e a vontade é de chegar logo no hotel e se jogar na cama.

Mas, aí descobre que você está hospedado numa verdadeira espelunca. E ao invés de cair na cama, cai para trás.

Foi exatamente o que aconteceu comigo em Belo Horizonte, na semana passada. Decidi ficar na cidade pouco tempo antes de fazer o check in de volta para Natal e, como estava sem acesso à internet, pedi a Fred para fazer a reserva de hotel para mim.  Disse pelo telefone as seguintes palavras: reserve um hotel bem localizado e que não seja caro. Mas, aí não sei se ele confundiu hotel 5 estrelas com 5a categoria ou se ele ficou chateado que eu ia viajar mais dias sem ele (hehe!) e reservou um hotel em uma das  ruas mais tumultuadas do centro da cidade, numa área não muito segura. Acabei não dormindo nenhuma noite no hotel e fui resgatada por amigos de BH (Valeu Nerds!)

Masss, isso só aconteceu porque ele não tomou alguns cuidados básicos que são necessários na hora de reservar um hotel pela internet. Desde que nos entendemos como viajantes, SEMPRE reservamos hotéis pela internet e sempre atendeu muito bem nossas necessidades. E também todos que recomendamos ficam muito satisfeitos, inclusive, uma amiga minha dias desses ficou super feliz porque conseguiu reservar pela internet um hotel em Nova York pela metade do preço que tinham oferecido para ela em uma agência de viagens.

Só que é preciso entender que a gostos e gostos, tipos e tipos de viajantes. E o hotel que não me satisfez pode atender a necessidade de outras pessoas.

Então, para se dar bem e não cair em furadas, listei neste post alguns que cuidados a serem tomados na de reservar hospedagem pela internet:

Utilize um site seguro

Há inúmeros sites que oferecem reservas de hospedagem, por isso, é preciso saber quais são os sérios e que não irão trazer dores de cabeça.

 Booking.com

booking

O Booking é um dos sites que usamos com frequência e também o que somos afiliados (quando você faz a reserva pelo link do CV, nós recebemos uma comissão sem você pagar nada mais por isso). É um dos sites mais usados no mundo todo e que  tem opções de hospedagem das mais variadas: hotéis, pousadas, hostels, apartamentos.

Trivago

trivago

O Trivago funciona como um dos maiores buscadores de hotéis do mundo, utilizando 225 sites de reserva, como Booking.com, Expedia, Hoteis.com, para comparar os preços de mais de 700 mil hotéis em todo mundo. Em um buscador como este é possível encontrar o hotel desejado com o melhor preço.

Hostel Bookers e Hostel World

No caso dos hostels, uso também como fontes  e comparação de preços, o Hostel Bookers e o Hostel World.  Esses sites, no entanto, mostram os preços por pessoa e não por quarto, como nos demais.

AirBnb

airbnb

AirBnb é um site de aluguel de apartamento, casa ou quarto por temporada. A negociação é feita diretamente com a pessoa que está colocando o imóvel para alugar.

Notas e avaliações

A Hotel, que reservamos pelo Booking.com em Buenos Aires, nota 8,4
A Hotel, que reservamos pelo Booking.com em Buenos Aires, nota 8,4

Observe as notas e avaliações de outras pessoas que se hospedaram no hotel, hostel, pousada ou apartamento que você está reservando. Este ponto é importantíssimo para não cair em furada. O ideal é sempre reservar uma hospedagem com média superior a 7,5 ou 8. O hotel que Fred reservou, por exemplo, estava abaixo da média, com nota 6,8. O hotel da foto, A Hotel, que ficamos em Buenos Aires, por exemplo, tem nota 8,4, e tivemos uma estadia excelente.

Nos comentários e avaliações de quem já se hospedou, você também poderá ter uma ideia melhor de como é o ambiente e o serviço do hotel. Algumas pessoas reclamam de bobagens, como não gostou da decoração. Mas, em geral, os comentários dizem muito sobre o lugar.  O tal hotel de BH tinha comentários de quem já se hospedou avisando sobre problemas como “localização,muito barulho de carro,ônibus o tempo todo”.

Localização e acesso a transporte

Em todos esses sites também há mapinhas que informam a localização do estabelecimento que está sendo pesquisado. Mas se você não souber os melhores bairros para se hospedar em cada cidade, isso não diz muita coisa. O ideal é antes pesquisar em blogs, com amigos ou com quem já viajou para o lugar onde é a melhor área para se hospedar. Se eu tivesse feito isso, saberia que o Centro de BH não é um desses lugares.

Ao escolher a localização, também leve em consideração o acesso ao transporte público. Mas isso não significa ficar ao lado da rodoviária e dos terminais de ônibus, como era o caso de BH, em geral esses lugares são muito barulhentos e não muito seguros. Escolha um lugar com acesso a transporte, mas que tenha também segurança.

Cancelamento grátis

Mesmo sem ficar nenhuma noite no hotel, tive que pagar uma diária porque a reserva foi feita sem cancelamento grátis. E também porque deixei minhas coisas lá o dia inteiro. Mas o ideal é SEMPRE fazer reservas com CANCELAMENTO GRÁTIS porque assim você pode mudar de ideia um pouco antes. Eu, por exemplo, antes de ir para o hotel, vi as fotos e não gostei, mas aí era tarde demais. O cancelamento grátis não significa, no entanto, que você pode cancelar ao chegar no lugar, mas alguns dias ou horas antes, sem nenhum custo.

Seguindo esses cuidados básicos, com certeza, você terá uma ótima estadia e não terá surpresas desagradáveis. E, depois de se hospedar, ajude a outros viajantes, deixando comentários e avaliações no site utilizado.

*Post com inserção publicitária.

 


Comentários