Compartilhe Viagens

Costa Rica: Parque Nacional Manuel Antonio tem uma das melhores praias do mundo

A Playa de Manuel Antonio, na Costa Rica, foi eleita uma das melhores praias do mundo, no Traveller´s Choice 2016, promovido pelo site Tripadvisor.  A praia, que ocupou a 15a posição entre as 25 melhores, fica no Parque Nacional Manuel Antonio, uma reserva silvestre na costa do Pacífico costa riquenho. Além de belas praias, no parque é possível ver de perto muitos animais, como bichos preguiça, guaxinim, macacos, tucanos, entre outros.

Playa de Manuel Antonio: eleita uma das melhores do mundo

O Parque

O Parque Nacional Manuel Antonio fica a 7 km, da cidade de Quepos, na Costa Rica. O parque foi criado em 1972 e fica em uma região que era povoada por indígenas.

Playa de Manuel Antonio

Em uma área de 1.983 hectares, o parque Manuel Antonio tem belas praias, rodeadas por montanhas e mata, que abriga uma rica flora e fauna, inclusive, alguns animais que correm risco de extinção. São mais de 350 espécies de aves, 109 de mamíferos, além da variada fauna marinha.  É um dos parque mais bonitos e visitados do país.

Cobra dentro do Parque Manuel Antonio

O parque funciona de terça a domingo, das 7h às 16h. A entrada custa 16 dólares americanos por pessoa, que podem ser pagos também na moeda local. Importante: lembrar de levar passaporte.

Bicho preguiça tirando um cochilo no parque

Na frente da entrada do parque ficam alguns guias que oferecem passeios guiados. Na minha opinião, só é interessante o guia para quem quer ver aves com binóculos, pois os mamíferos são bem fáceis de encontrar e as trilhas também são de fácil acesso.

Macaco pedindo comida

Na entrada do parque é feita uma revista nas bolsas. Só é permitido entrar com água e refrigerante. Bebidas alcoólicas não são permitidas. Alguns alimentos (como biscoitos e salgados) também são restritos para evitar que os animais comam comidas industrializadas.

Onde se hospedar

Para visitar o Parque é possível se hospedar na cidade de Quepos, onde estão as opções mais baratas;  na estrada que liga Quepos a Playa de Espadilla; ou na praia de Espadilla Norte, que é onde recomendo, pois fica mais próximo do parque.

Para quem fica em Quepos ou na estrada pode pegar um ônibus que faz o trajeto Quepos – Espadilla Sur.

Reserve sua hospedagem próximo ao Parque Manuel Antonio

O que fazer 

Existem várias praias dentro do parque: Playa Espadilla Sur, Playa Manuel Antonio, Playa Gemelas, Playa Puerto Escondido.  As praias são muito bonitas, com águas tranquilas e mornas.

Praia vista de um dos mirantes

Dentro da área do parque também há várias trilhas curtas e mirantes. Em todas elas é possível ver muitos animais como bichos preguiça, macacos, guaxinim, tucanos e outras aves.

Fique atento aos seus pertences, especialmente, comidas, pois os macacos e guaxinins costumam roubar.

Guaxinim curioso

Dentro da área do parque tem estrutura de banheiros com sanitários e chuveiros.

Playa Puerto Escondido

Fora da área do parque, a praia de Espadilla Norte também é muito bonita, mas tem muitas ondas, então, banhistas precisam tomar um pouco mais de cuidado. É uma boa praia para pratica de surf.

Espadilla Norte