*Viagem realizada a convite da Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Na última semana, entre os dias 4 e 5 de novembro, viajei a São Paulo a convite da Gol Linhas Aéreas Inteligentes para participar do 4° Workshop Gol para Imprensa. No evento, que foi bem interessante, os diretores da companhia aérea explicaram cada detalhe que envolve a aviação: mercado e indicadores financeiros, operações de uma companhia aérea, treinamento de pilotos e comissários de bordo, segurança operacional, impactos da meteorologia e funcionamento de aeroportos. Enfim, tudo para que a imprensa pudesse entender melhor os bastidores da aviação para, com isso, informar melhor os seus leitores. Nos dois dias de evento, ainda tivemos a oportunidade de participar de uma prática de simulação de voo e outra de simulação de treinamento da tripulação. Também visitamos o Centro de Treinamento da Sim Industries, em Diadema (SP) e o Centro de Manutenção de Aeronaves, em Confins (MG). Todos os detalhes e as informações mais importantes desse Workshop, divido agora com vocês.

Visita ao Centro de Manutenção de Aeronaves
Visita ao Centro de Manutenção de Aeronaves

Mercado e Precificação

O presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, abriu o evento falando sobre mercado da aviação brasileira e a precificação das passagens. Ele expôs dados sobre a aviação brasileira que apontam um crescimento vertiginoso deste mercado no país nos últimos 10 anos.

Segundo Kakinoff, em 2003, 72% das pessoas viajavam de ônibus para distâncias maiores de 75 km contra 28% que viajavam de avião. Em 2013, 59% das pessoas viajaram de avião contra 41% que optaram por viajar de ônibus. Neste período de 10 anos, o número de passageiros saltou de 98 milhões para 140 milhões. “Essa foi uma década revolucionária para o setor aéreo”, destacou o presidente da companhia.

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol
Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol

De acordo com o presidente da Gol, este fenômeno ocorreu principalmente pelo aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e pela queda nas tarifas das companhias aéreas. “Hoje o Brasil representa o 4° mercado de voos domésticos do mundo”, afirma.

Kaki, como é chamado pelos funcionários, explicou também que o mercado da aviação é sensível a preços e quando a Gol surgiu, há 13 anos, trouxe a proposta de comercializar uma tarifa a quase metade do valor da época. “Em 2006, o preço médio da tarifa era de R$ 558 reais, enquanto o da Gol de R$ 304. Em 20013, a média foi de R$ 327 e o praticado pela gol foi R$ 229”, exemplificou.

O presidente da Gol explicou que o modelo de precificação da companhia é dinâmico e leva em consideração principalmente dois fatores: evolução da taxa de ocupação  dos voos e proximidade com a data de partida. “A venda das passagens é aberta 330 dias antes da partida. E diariamente esses preços são gerenciáveis. Essa precificação permite que os diferentes públicos tenham acesso ao transporte aéreo. Hoje nós temos 40% do público que viaja a lazer e compra as passagens com 90 dias de antecedência, e 60% de negócio, que compra as passagens mais próximo da data de partida”, explicou Kakinoff.

Pelo modelo de precificação da Gol, as passagens aumentam de preço de forma significativa a medida que se aproxima a data do voo. E quem pode se planejar com antecedência, acaba comprando mais barato. As promoções ocorrem quando há vagas disponíveis nos voos meses antes da data dos voos e visam, principalmente, os turistas de lazer. “Hoje temos 85% das tarifas abaixo de R$ 400 e 0,5% acima de R$ 900”, disse Kakinoff.

O presidente da Gol sinalizou na palestra que a companhia pretende continuar atendendo esses dois perfis de viajantes, a partir de pessoas com renda familiar de R$ 1.100 por mês, e também de ampliar os destinos regionais. Hoje, a companhia conta com 23 voos regionais e pretende aumentar esse número a cada ano.

Modernização

Durante o workshop, os diretores da Gol também apresentaram as ações da companhia para modernizar e facilitar o atendimento aos passageiros. A Gol é hoje uma das cinco companhias aéreas do Mundo a permitirem realizar todo o processo pelo celular (desde a compra da passagem até o check in, passando pela antecipação de voo).

A companhia lançou recentemente a Bagagem Expressa, serviço que permite que o próprio passageiro realize todos os procedimentos de check in e pesagem das malas. O serviço, que promete facilitar a vida dos passageiros, está disponível, por enquanto, apenas no Aeroporto de Congonhas, mas até o final do ano, deverá ser implantado também nos aeroportos de Confins, em Minas Gerais, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Outro novo serviço da companhia é o Conte Comigo, que são totens de atendimento da Gol, nos quais os clientes podem checar o status e antecipar voos, cancelar check-in, reimprimir o cartão de embarque e fazer alteração ou upgrade de assento, entre outros serviços. Este serviço também está disponível somente em Congonhas, mas até o fim do mês, será levado para  os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, Guarulhos, em São Paulo, e Presidente Juscelino Kubistchek, em Brasília.

Treinamento e Simuladores

Uma das experiências mais legais que tivemos no Workshop foi o voo em simulador Boeing 737-800, onde os pilotos da companhia fazem treinamento, no Centro de Treinamento da Sim Industries, em Diadema, que é utilizado exclusivamente pela Gol.

Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes dos gráficos do simulador e o quão realista é a sensação da simulação. Na experiência, fizemos um voo entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, com direito a turbulência!

Simulador
Simulador

 

Simulação de voo
Simulação de voo

Outra simulação que participamos foi a de treinamento da tripulação. Muito interessante também. Os tripulantes simularam o procedimento no caso de um princípio de incêndio em um voo.

Informações interessantes sobre o que é necessário para se tornar um piloto ou comissário de bordo:

Piloto (não inclui companhias aéreas comerciais)

Curso inicial: 276 h de sala de aula; 44h de voos no simulador; 150h de instrução em rota e reciclagens periódicas.

De co-piloto para comandante

156h de sala de aula; 44h de simulador; 150h de instrução em rota; 4.000 h de voo e reciclagens periódicas

Comissário

Curso inicial: 189h de sala de aula; 30h de instrução em rota e reciclagens periódicas.

De Comissário para Chefe de Cabine

36h de sala de aula; 5h de instrução em rota e reciclagens periódicas.

Todos os tripulantes precisam  ter em dia Certificado Médico Aeronáutico e Certificado de Habilitação Técnica.

Centro de Manutenção

No último dia de Workshop, fizemos um voo de Congonhas para Confins, onde um piloto ficou à nossa disposição, explicando cada detalhe do voo, como as manobras de decolagem e pouso e os procedimentos realizados pelos comissários de bordo.

Em Confins, ao lado do aeroporto, visitamos o Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol, que é o maior e mais avançado da América Latina. Na visita, pudemos conhecer todos os momentos da manutenção dos aviões: pintura, manutenção da fuselagem, revisões preventivas, configuração interna dos aviões (cadeiras, janelas, equipamentos de uso da tripulação etc).

E ficamos sabendo de algumas curiosidades também:

– O tempo médio de uso de uma aeronave no Brasil é de 15 anos. Depois essas aeronaves, normalmente, vão para a África, onde são usadas por até 40 anos;

-A média de idade da frota da Gol é de 7 anos;

– Os pneus de uma aeronave comercial são trocados a cada 20 dias;

– A montagem das janelas da aeronave é feita exclusivamente por mulheres, pois é preciso delicadeza para manusear o material;

– A cadeira de um piloto chega a custar 20 mil dólares.
A participação no Workshop foi muito válida para entender melhor os bastidores da aviação, como era a proposta do evento;  entender um pouquinho mais de termos e situações técnicas e ter ciência de quantos detalhes são necessários para o setor funcionar, especialmente, na área de segurança. Se avião já era o meu transporte favorito, agora então…

Agradeço a equipe da Inpress e à Gerência de Comunicação da Gol pelo convite.

 


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