“Então, vocês compram muito?”, “O que vocês trazem de viagem?”, “Mas como assim, viajam e não compram nada?”. Essas são disparadas algumas das perguntas que mais ouvimos. E, sim, conseguimos viajar e não comprar muito. Especialmente, na Volta ao Mundo. Carregando uma mochila nas costas por 7 meses, você sabe o peso de cada souvenir. Então, imagina sair por aí comprando tudo que achar lindo. Não dá. Além do peso, não podíamos gastar com supérfluos. Mas, claro, que tentamos trazer algumas recordações de cada lugar. Mas a maioria não é de coisas necessariamente compradas ou que custam caro. Temos uma pequena coleçãozinha de objetos que trazemos como lembranças e algumas ideias do que pretendemos fazer com eles e que decidi compartilhar com vocês meste post. E quem sabe vocês podem sugerir mais ideias legais!
1- Papéis (mapas, folders, tickets de entradas, passagens)
Eu sou de certa forma uma pessoa bem desapegada. Antes da viagem, o que precisei vender fiz com muita tranquilidade. Sem o mínimo de remorso ou apego. E sou assim normalmente, não costumo comprar muito ou guardar muitas coisas. Mas quando se trata de papéis, eu sou o apego em pessoa. Vocês não têm noção. E, em viagens, não é diferente. Eu junto tudo: mapas, folders, tickets de entrada, tickets de passagens, o que vocês imaginarem de papéis que juntamos em uma viagem. No final da Volta ao Mundo, acho que metade do peso da minha bagagem era de papéis. A maioria deles guardo porque preciso de informações para usar no blog depois e me servem bastante. Mas a ideia mesmo é organizá-los como lembranças, em um scrapbook ou quadrinhos bonitinhos. Só que passado um ano, ainda não consegui organizá-los. 🙁
2- Cédulas e moedas
Durante a Volta ao Mundo também decidimos colecionar cédulas e moedas de cada país. Em geral, guardávamos as menos valiosas. Juntamos várias e agora elas ainda continuam guardadas. Mas a ideia era fazer quadros ou um tampo de mesinha de centro com elas. Mas aceito sugestões.
3- Rolhas de vinho
Bem, nossa coleção de rolhas de vinho não se resume apenas a viagens. Mas quando viajamos, guardamos também. E só guardamos as rolhas dos vinhos que bebemos! Essa coleção é uma das poucas que já está organizada! 🙂
4- Imãs
Confesso que eu achava imãs de geladeiras bregas. Mas depois pensei que eram souvenirs baratinhos, fáceis de levar e que podíamos trazer um de cada lugar. E hoje amo nossa coleção e digo a todo mundo que é a coisa mais valiosa na nossa casa, depois do HD externo com todas as fotos da Volta ao Mundo! Escolhemos cada imã com muito cuidado e morro de orgulho da nossa geladeira toda enfeitada!
5- Fotos
Sabe aquela pergunta que fazem a você, se tivesse um incêndio na sua casa, o que você levaria? Sem pestanejar, eu respondo: fotos! Sim porque eu ainda sou do tempo que foto precisa ser revelada! Ainda não revelamos todas da Volta ao Mundo. Mas algumas já organizamos em quadros e com outras ainda estou pensando em como organizar. Se em um álbum com lâminas ou em caixinhas personalizadas como estas:
6 – Souvenirs
E, por mais incrível que pareça, nossa coleção de souvenirs é a menor de todas. Eu não sou fã de ficar enchendo a casa de bibelôs, então, trago muito pouco souvenirs e escolho muito bem apenas um de cada destino e de muitos lugares nem trago. Também não gosto muito de presentear com souvenirs porque às vezes acho que não faz tanto sentido.
7 – Cartões postais
Essa coleção também adoro e são de cartões postais que recebemos de amigos que viajam e nos enviam. Durante a viagem da Volta ao Mundo também enviamos vários e espero que as pessoas escolhidas tenham ficado tão felizes em receber quanto nós ficamos quando recebemos um postal de alguém. Acho uma das lembranças mais baratinhas para comprar, mas mais valiosas porque você realmente dedicou um tempo para comprar, escrever e enviar. Uma prova de que lembrou mesmo da pessoa.
Gostaram? Aceito mais dicas! E vocês? O que colecionam?