O Vale da Lua está entre os atrativos mais visitados da Chapada dos Veadeiros. O nome do lugar deve-se às crateras nas pedras de granito, formadas pelas águas do rio São Miguel, ao longo de 600 milhões de anos. No caminho de Alto Paraíso até o Vale da Lua fica o Jardim de Maitreya, uma área do Parque Nacional, considerado um local místico.

Vale da Lua e Serra do Segredo
Vale da Lua e Serra do Segredo

O Vale fica a 35km (30km de asfalto e 5km de terra) do centro de Alto Paraíso, fora da área do Parque Nacional. A entrada custa R$ 20 por pessoa. A trilha que vai de entrada até as piscinas é de grau médio, pois é preciso caminhar sobre as rochas. São 600m de caminhada por trecho. Não é necessário guia.

No Vale da Lua formam-se três piscinas naturais. A número 1 é de acesso mais difícil e arriscado, a número 2 também fica numa área também não muito segura e a número 3 é a mais recomendada para banho.  Do Vale é possível ver a Serra do Segredo.

Vale da Lua
Vale da Lua

Para fazer a visita é necessário pelo menos 1h30. Apesar da trilha ser bem rápida, cerca de 30 minutos, como na Chapada, normalmente, faz muito calor, durante o dia, o banho nas piscinas será muito refrescante.

Piscina 3 do Vale da Lua
Piscina 3 do Vale da Lua

Lembre-se de ir com botas ou tênis para a caminhada, ir com roupa para banho, levar água, protetor solar e repelente.

É preciso ter um cuidado especial no Vale da Lua na época de chuvas, pois são comuns as trombas d´água e as piscinas enchem com muita rapidez. O guia que nos acompanhou (pois fizemos a visita no mesmo dia da trilha do Mirante da Janela) estava conversando com outro guia e nos contando que quando ocorrem as trombas d´água, às vezes, não dá tempo sequer de uma pessoa ir de um lado ao outro das piscinas e que já aconteceram vários acidentes por isso, inclusive, mortes.

Jardim de Maitreya
Jardim de Maitreya

Na ida ou na volta para o Vale da Lua, não deixe de fazer uma parada no Jardim de Maitreya. Maitreya, segundo o Budismo, é como é chamado o próximo Buda. O jardim da Chapada dos Veadeiros teria recebido este nome porque seria um local de energia especial, místico.

Como fica dentro da área do Parque Nacional, quem faz a parada para ver o Jardim de Maitreya no caminho para a Chapada, verá o jardim do lado de fora da cerca e dificilmente verá alguém do lado de dentro. Na paisagem, chamam atenção algumas montanhas com formações curiosas, batizadas com nomes como Morro da Baleia e Morro do Elefante Deitado.

Morro da Baleia
Morro da Baleia

Com um o silêncio e a bela paisagem, o jardim proporciona realmente uma sensação de paz e um momento para contemplação.


Comentários