Onde ficar
Os turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros têm praticamente três opções para eleger como base: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante.
Alto Paraíso de Goiás é mais recomendada aos turistas que buscam mais conforto, com várias opções de pousadas, alguns hotéis e hostels. Também tem uma rua principal com muitos restaurantes, bares e lojinhas.
Alto Paraíso é uma cidade bem cosmopolita, com moradores e turistas do mundo todo, atraídos pela atmosfera mística da cidade. Existe uma crença de que a cidade estaria “a salvo de qualquer desastre natural, como o fim do mundo” (Wikipedia) e também de que Alto seria uma das cidades com boas condições para observação de objetos voadores não identificados (OVNIs).
Veja as opções de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás
Para quem se interessa pela relação de Alto com os OVNIs, a Pousada Espaço Naves Lunazen pode ser uma opção interessante.
São Jorge, um distrito de Alto Paraíso, é a opção mais roots e oferece várias alternativas de camping, hostels e algumas pousadas. São Jorge é uma antiga vila de garimpeiros e ainda mantém um clima de vilarejo, sendo bem menor que Alto. No entanto, oferece também opções de restaurantes e bares, apesar de mais simples. É muito comum em São Jorge festas nos campings.
São Jorge é a opção mais próxima da entrada do Parque Nacional da Chapada.
Veja as opções de hospedagem em São Jorge
Cavalcante é o município que abriga 60% da área do Parque Nacional da Chapada e também faz parte do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, comunidade formada a partir de uma antigo quilombo.
O município tem praticamente o mesmo tamanho que Alto Paraíso, mas oferece menos opções de hospedagens. É mais recomendado para quem procura uma opção um pouco menos turística, mais sossegada e também quem quer conhecer melhor o Sítio Kalunga. É em Cavalcante que fica a famosa Cachoeira de Santa Bárbara, considerada por muitos, a mais bonita da Chapada dos Veadeiros.
Veja as opções de hospedagem em Cavalcante
A nossa escolha: Nós optamos por ficar em Alto Paraíso de Goiás, por ser a cidade mais central e oferecer mais comodidade. Nos hospedamos na Pousada Casa Rosa, que fica a mais ou menos 1km da rua principal da cidade.
A pousada tem opção de chalés e apartamentos, todos com redes na varanda, banheiro privativo e frigobar. Nós ficamos em um apartamento com um bom tamanho e a varanda tinha uma vista maravilhosa. Pela manhã, conseguíamos ver araras, tucanos, papagaios, periquitos e vários outros pássaros.
A pousada tem piscina, sauna e o café da manhã bem variado está incluído na diária. O ponto negativo ficou por conta da wi-fi, que tinha o sinal bem fraquinho, mas pelo que vimos, esse era um problema em todo Alto Paraíso.
Pela distância até a rua principal, a pousada também é mais recomendada para quem estiver de carro.
Continue lendo este post: