Dia 3
Dia 5 – Lençóis e Poço Azul
Deu para perceber que, com essa maratona de atividades, nos restou pouco tempo para conhecer Lençóis. Por isso, no último dia acordei bem cedo para conhecer melhor a cidade e fotografar.
O centro histórico de Lençóis é pequeno, mas muito bonito. Como disse, as ruas das Pedras e da Baderna são as mais movimentadas, cheias de bares e restaurantes. Tem também a pracinha do Coreto, onde fica a Prefeitura e a Câmara Municipal, a ponte, o Mercado de Lençóis, as igrejinhas de Nossa Senhora do Rosário (onde assistimos a missa de Ano Novo) e do Nosso Senhor dos Passos.
Por volta de 8h, fizemos o check out no hostel e saímos para o Poço Azul, que fica a 1h30 de carro de Lençóis, no município de Nova Redenção.
O Poço Azul foi descoberto em 1920, mas só em 1995, tornou-se atração turística. A entrada custa R$ 30 por pessoa (idoso paga meia) e inclui máscara, snorkell, coletes salva vidas e guia.
A caminhada da entrada até a gruta é bem curta e fácil, e tem apenas um trecho de escada. O número de pessoas que descem até a gruta é limitado a 12 por vez. Por isso, pode haver um longo tempo de espera, de acordo com a quantidade de visitantes. O tempo do banho também varia entre 20 a 40 minutos, dependendo do número de visitantes.
O tom de azul turquesa do poço impressiona e você só tem ideia da profundidade, que é de 4 a 21 metros, quando entra na água, que é completamente transparente e, por isso, muita gente se assusta, mesmo estando de colete.
A sensação que tive foi de estar flutuando no céu. Esse lugar é realmente mágico.
Em algumas épocas do ano, acontece a refração solar (fevereiro a outubro), quando um raio de luz incide na gruta, por algumas horas do dia. O melhor horário para visitar é entre 12h30 e 14h.
Algumas pessoas e agências, combinam a visita do Poço Azul com o Poço Encantado, que ficam a quase 80km de distância. Mas nos falaram que o Encantado não estava com uma boa visibilidade esta época do ano e também o nosso tempo era curto.
Do Poço Azul, seguimos direto para Valença, onde pegamos a lancha para Morro de São Paulo.
Para uma primeira visita, acho que conseguimos aproveitar bastante a Chapada e fiquei encantada com cada lugar. Saí de lá com a certeza de que quero voltar!
Ainda irei escrever outros posts, detalhando cada dia desses para vocês! Aguardem! =*
Os valores mencionados no post são referentes a dezembro de 2016 e janeiro de 2017.
Tem muitas fotos e dicas também nas nossas redes sociais:
Reserve sua hospedagem em Lençóis, Chapada Diamantina
*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.
*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do RentalCars.com, por meio do qual é possível reservar carros com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.
Read this post in English:
http://sharejourneys.net/2017/02/06/chapada-diamantina-bahia-for-the-first-time-5-day-itinerary/