Sexta-feira é o dia internacional do happy hour. Por isso, resolvi publicar hoje uma seleção das cervejas mais populares pelo Mundo (países por onde passamos). Claro, porque em nossa Volta ao Mundo tínhamos que conhecer bem a cultura local e a cervejinha faz parte! haha Como eu e Fred não somos nenhum especialistas em cervejas não vou me aprofundar em comentários sobre a qualidade das bebidas. É mais para vocês terem uma ideia de qual pedir em cada país na hora do happy hour. É interessante também aprender como brindar em cada país, isso ajuda muito a interagir com os locais.

Tim-Tim! Salud! Cheers! Prost! Yamas! Sláinte!

Post recomendado para maiores de 18 anos.

Filipinas

Nas Filipinas a cerveja mais popular é a San Miguel, marca espanhola, que tem fábrica no país. Apesar disso, os filipinos costumam dizer que cerveja é para “bebês” o que eles gostam mesmo é de rum filipino, que tem um teor alcoólico muito alto. E cuidado quando for pedir cerveja gelada, pois eles colocam gelo na cerveja!

Tailândia

Na Tailândia, três cervejas são as mais populares: Singha, Leo, que são do mesmo grupo, e a Chang. A Singha e Leo tem teor alcoólico de 5%. Já a Chang é 6,4%, mesmo assim costuma ser mais barata, pois a Singha tem um sabor um pouco mais refinado. Então, quase sempre íamos de Chang! Nas feirinhas das ilhas e em Bangkok tem sempre camisetas com as logos das cervejas e os turistas adoram.

Myanmar

Em Myanmar as cervejas nacionais mais populares eram Myanmar e Mandalay. A nossa favorita era a primeira.

Camboja

O Camboja é só alegria para quem gosta de uma cervejinha. Em Siem Reap, a caneca de chopp custa U$ 0,50 no happy hour e em Phnom Penh pagamos U$ 3 em duas (EU DISSE DUAS!) jarras de chopp! As marcas nacionais são Cambodia, Angkor e Klang.

China

Na China não tínhamos muito como conversar com as pessoas e saber suas preferências, pois praticamente ninguém fala inglês e eu ainda não sou fluente em Mandarim! haha Mas ainda conseguimos provar duas cervejas nacionais: Tsingtao e Yanjing. Sim, os nomes estão escritos em nosso alfabeto também! A Tsingtao é a segunda cerveja mais bebida no MUNDO! A primeira é também chinesa, mas não provamos é a Snow Beer. A Yanjing está em quarto lugar entre as mais bebidas no planeta. Não porque são melhores, mas porque tudo na China é superlativo.

Austrália

Como tudo na Austrália, a cerveja também custava “os olhos da cara” e quando podíamos beber alguma coisa, preferíamos o vinho local, que é muito bom e tem um preço acessível e, além disso, estávamos no inverno. Mas, a cerveja nacional mais popular e que tomávamos nos pubs é a XXXX, fala-se, Four X. Outra cerveja aussie é a Victoria Bitter. A alemã Beck´s também era muito bebida em Down Under.

Um detalhe importante é que na Austrália a venda de bebidas não é feita em qualquer lugar, como no supermercado por exemplo, apenas nas Bottles Shops, nos bares e alguns restaurantes, pois para vender a bebida, além da licença especial do estabelecimento, os garçons precisam ter um treinamento específico. Também não é permitido beber nas ruas ou em locais públicos.

Estados Unidos

Na terra do Tio Sam, a cerveja nacional mais tomada é a Budweiser, claro, que é terceira no ranking mundial. Mas na Califórnia, o México dentro dos Estados Unidos, íamos de Corona Extra, que na minha humilde opinião, é a melhor cerveja do Mundo (eita, agora causei)! Servida com limão é uma delícia.

Inglaterra e Irlanda

Inglaterra e Irlanda são os países dos pubs e das pints. Na Irlanda, a cerveja nacional mais famosa internacionalmente é a Guiness, mas os irlandeses também vão de Harp, cerveja clara e mais vendida no país, e a Murphys, que pode ser preta ou vermelha, e hoje em dia pertence ao grupo Heineken. Quanto as cervejas inglesas, vou ser bem sincera, na Inglaterra nós só tomávamos a dinamarquesa Carlsberg.

Holanda

As cervejas holandesas não se resumem a famosa Heineken. Em Amsterdã, a prima de Fred, Mara Nogueira comprou várias marcas de cervejas nacionais para provarmos: Grolsch, Bavaria e Amstel. Nós visitamos também uma cervejaria que produz cervejas artesanais, muito boas, e que funciona em um antigo moinho, a Brouwerij´t ij. Depois escreverei sobre ela.

Bélgica

As cervejas Belgas são consideradas as melhores do Mundo. Mas como sou brasileira e nossas cervejas são quase um refresco para o nosso calor, achei as cervejas belgas muito “encorpadas”, mas no frio caem muito bem. Uma cerveja belga muito popular, inclusive, no Brasil é a Stella Artois.
Veja algumas cervejas belgas que degustamos:
Grécia
A Mythos e a Alfa são as principais cervejas gregas. Apesar da nossa preferência pela Mythos, no cenário das ilhas gregas qualquer uma vai muito bem.
Olha só:
Espanha
Na Espanha a cerveja mais popular vai depender da região do país. Na Catalunha certamente é a Estrella Dam, patrocinadora do Barcelona. Em Madri tem a San Miguel, a mesma das Filipinas, mas lá também toma-se a Estrella, mas normalmente a fabricada na Galícia.
 Itália
Na Itália nossa preferência também era toda por vinhos que harmoniza muito bem com massas, mas pegamos uns dias de calor e, nesse caso, uma cerveja vai bem. Nós provamos duas marcas italianíssimas, a Birra Moretti e a Peroni.

Alemanha

E nosso último país foi a terra do Oktoberfest. Na Baviera, onde a festa é originária, nos hospedamos na casa de outra prima de Fred, Leslie Nowak, que também nos apresentou a vários rótulos alemães. Em Berlim, nossa amiga Juli, também fez questão que conhecêssemos algumas legítimas cervejas germânicas, já que para ela, cerveja brasileira é água colorida.

Veja alguns rótulos:

Bem, como eu disse desde o início do post, não sou nenhuma especialista no assunto, apenas quis apresentar a vocês algumas das cervejas que provamos pelo Mundo. Quem tiver dicas ou mais informações sobre o assunto, por favor, deixe um comentário.

Em países muçulmanos como Cingapura, Malásia, Indonésia e Marrocos o consumo de bebidas alcoólicas é proibido para os praticantes da religião e a oferta é quase nenhuma e quando a bebida é vendida é extramente cara. Por isso, nesses países tomamos muito suco, chá, água e refrigerantes.

Beba com moderação!

Se for beber, não dirija!

 

 

 

 

 

 


Comentários