Em Bogotá o que não faltam são museus e lugares de interesse cultural. Fica até difícil escolher. Um dos museus mais famosos, depois do Museu Botero é o Museu do Ouro, que também fica em La Candelaria. Aproveitamos o dia de ontem para visitá-lo e também conhecer o Planetário de Bogotá e a Plaza de Toros de Santa Maria, que ficam a 15 minutos de caminhada, no bairro vizinho de Santa Fé. Veja como foi o nosso roteiro:
Museu do Ouro
Como estamos hospedados em La Candelaria, fomos caminhando até o Museu do Ouro (Museo del Oro), que fica na carrera 6, esquina com calle 16. A entrada do museu de terça a sábado custa 3000 COP, mas aos domingos a entrada é gratuita.
O museu é enorme, com três andares de exposição. No início tem um vídeo que explica sobre a importância dos metais na história do homem e do mundo. E, em seguida, começa a exposição das peças do período pré-colombiano, a maioria em ouro.
Em cada peça há a explicação sobre o período em que provavelmente foi feita e o uso que tinha. Algumas eram para a ornamentação de caciques, outras, máscaras funerárias e muitas eram oferendas aos deuses. A sala de oferendas, aliás, é uma das mais interessantes, pois nela está uma quantidade enorme de peças em ouro encontradas na Laguna de Guatavita, a 63 km ao Norte de Bogotá.
A visita ao museu leva pelo menos 1h, se for feita por conta própria. Mas há também alguns horários de visitas guiadas, que devem ser mais interessantes, mas, infelizmente, não participamos.
Horários: Terça a sábado: das 09h às 18h / Domingos e feriados: das 10h às a 16h.
Não abre às segundas. Entrada gratuita somente aos domingos.
http://www.banrepcultural.org/museo-del-oro
Planetário de Bogotá
Em frente ao Museu está a igreja de San Francisco, que fica na carrera 7, seguindo por esta carrera você irá chegar ao Planetário de Bogotá. São cerca de 16 minutos de caminhada, por uma rua bem movimentada e cheia de lojas.
A visita ao Planetário pode ser um ótimo passeio para quem viaja com crianças. Mas mesmo sem crianças, nós adoramos.
O Planetário já tem 45 anos de atividade e é considerado um dos mais importantes da América Latina. Começamos a visita pelo Domo, onde são feitas projeções dos planetas, da lua, do sol e das estrelas; e dos sons que cada um deles emitem; também é explicado sobre as constelações e como elas foram batizadas com lendas de diferentes civilizações. Tudo de forma muito lúdica que pode ser perfeitamente compreendida pelas crianças.
Depois da visita ao Domo, houve uma pequena peça sobre Galileu Galilei, que entre seus muitos inventos e descobertas deu grandes contribuições para a astronomia.
Em seguida, fizemos a visita ao Museu do Espaço, que possui cinco salas interativas. As salas também contam com monitores que explicam tudo de forma bem divertida e clara.
O ticket da entrada para o museu custa 9.000 COP para adulto e 8.000 COP para crianças. O Domo custa 4.500 COP por adulto e 3.500 COP para crianças. O combo com Domo + Museu sai por 12.500 COP para adultos e 10.500 COP para crianças.
A visita ao Domo e ao Museu durou cerca de 2h.
Endereço: Carrera 6, Calle 26
Horários:
Domo: de terça a sexta, às 11h; 13h; 15h. Fins de semana: às 11h; 13h; 15; 17h
Museu: terça a domingo e feriados: das 10h às 16h
http://www.planetariodebogota.gov.co/
Plaza de Toros
Ao lado do Planetário de Bogotá está a Plaza de Toros Santamaría. O prédio foi inaugurado em 1931, com projeto do arquiteto espanhol Santiago de la Mora. Desde 2012, as corridas de touros estão proibidas em Bogotá e a praça deveria ser usada para eventos culturais. Mas atualmente encontra-se fechada, inclusive para visitação.
Mesmo só do lado de fora é possível ver a grandiosidade do prédio e os traços marcantes da arquitetura espanhola. Uma pena que não esteja tendo um bom uso.
Endereço: Carrera 6, Calle 26 B