Durante nossa Volta ao Mundo ficamos uma semana em Londres, minha cidade queridinha.  Reservamos um dia para conhecer uma pequena cidade do interior chamada Salisbury, nossa base para conhecer o Stonehenge.

Stonehenge
Stonehenge

Fizemos a viagem de ônibus, que pegamos na Victoria Coach Station. O ticket pela empresa National Express custou 8,85 libras o trecho. Saiba como comprar: http://bit.ly/1l3YVkK

A viagem de ônibus levou 3 horas e ao chegarmos na cidadezinha parecia que tínhamos ido parar em um filme de época. Salisbury é uma cidade medieval com vários prédios preservados.

Salisbury
Salisbury

Lá, presente e passado vivem harmoniosamente. E apesar de pequena, a cidade tem muitos atrativos. E tudo pode ser visto com um passeio por suas ruas tranquilas. O grande monumento, no entanto, é a sua catedral. Com 750 anos e de estilo gótico, a Catedral de Salisbury é de uma beleza realmente impressionante. Sua torre com 123 metros de altura pode ser vista de toda a cidade.

Catedral de Salisbury
Catedral de Salisbury

A igreja guarda ainda um original da Magna Carta de 1215. O documento foi tombado pela UNESCO, pois lançou as bases para alguns direitos humanos que temos hoje.

Na Catedral de Salisbury são realizados com frequência eventos como concertos, exibição de arte, eventos literários, entre outros. Nós pudemos presenciar uma linda apresentação do coral de crianças.

Mas quem vai a Salisbury tem mesmo que ir até o Stonehenge. Assim que chegamos à cidade, contratamos um tour que nos levou até o círculo de pedra. São pouco mais de 30 minutos de ônibus até lá.

Stonehenge

Patrimônio Mundial da Unesco, Stonehenge é uma estrutura formada por círculo de pedras, que chegam a 5 metros e a pesar 45 toneladas.

Cientistas, arqueólogos, astrônomos e místicos tentam há décadas encontrar uma explicação sobre a execução e a utilização da complexa construção, que tem mais de 4 mil anos e foi feita com pedras trazidas das montanhas Preseli, a 240 milhas (380 km) de distância.

As principais hipóteses são de que o Stonehenge poderia ser um observatório astronômico ou usado para rituais sagrados relacionados ao sol, colheita bem sucedida ou até mesmo os mortos. Mas até hoje não há nenhuma conclusão.

O mistério que ronda o círculo de pedras torna o patrimônio ainda mais atraente e atrai mais de 1 milhão de visitantes todos os anos.

Stonehenge fica no meio do nada, só há estradas e fazendas em volta. Por causa do vento, faz muito frio.

As pedras ficam protegidas por cordas de segurança para que os visitantes mantenham uma certa distância e evitar depredação. A área ao redor das pedras serve de pasto para ovelhas.

Estar diante de uma obra com tantos anos, que mal posso imaginar, foi uma experiência surreal. É inevitável não se perguntar como e para que tudo aquilo foi feito. Perguntas que acredito que nunca teremos respostas.

Compre na Livraria do Compartilhe Viagens:

37082486-9f40-4511-ab6c-a3744c2bc2fe


Comentários