A 79 km de Medellín, também no estado da Antióquia, está o município de Guatapé, que tem belíssimas paisagens e uma cidade muito bonitinha. A cidade tornou-se um destino turístico nos anos 1970, quando recebeu um grande complexo hidroelétrico, que inundou mais de 2.200 hectares de terra. A represa, construída para abastecer Medellín, transformou a paisagem de Guatapé e é um dos principais atrativos turísticos da cidade. Conhecida como o “pueblo de los zócalos”, que são frisos na parte inferior das paredes das casas com vários tipos de desenhos. Guatapé parece uma cidade cenográfica, cheia de casas coloridas e ruas enfeitadas.

Um bate-volta que merece ser incluído em um roteiro em Medellín. Saiba como fazer.

Rua de Guatapé
Rua de Guatapé

Os ônibus para Guatapé saem diariamente do Terminal del Norte de Medellín, que está conectado com a estação de metrô Caribe. Os bilhetes são vendidos na “taquilla” 14  e há ônibus em vários horários, praticamente a cada 20 minutos. Existem duas opções de destino final, La Piedra, que custa 11.500 COP ou Guatapé, que custa 12.500.

A melhor opção é ir direto para La Piedra e de lá ir ao centro de Guatapé. A viagem de Medellín a La Piedra dura em média 1h40. O caminho é cheio de curvas pelas montanhas. Então, quem costuma ficar nauseado é bom tomar remédio antes ou levar um saquinho.

O ônibus para a uma curta caminhada da pedra, mas o trajeto também pode ser feito de tuk-tuk, que na Colômbia são chamados apenas de moto-carro ou moto-táxi, que costumam cobrar em torno de 2.000 COP por pessoa, pelo trecho.

Moto- táxi de Guatapé
Moto- táxi de Guatapé

Ao chegar em La Piedra, também chamada de El Peñol de Guatapé, é preciso pagar 12.000 COP para subí-la. A placa embaixo diz que lá em cima você terá a “vista mais bonita do mundo”. Então, arriscamos. De escada são 659 degraus, fazendo zigue-zague até chegar no pico de La Piedra, que tem 220 m de altura. Mas lá em cima chega-se a uma altitude de 2.135 m.

La Piedra
La Piedra

Lá de cima têm-se uma vista em 360 graus da represa. Não sei se a paisagem é a mais bonita do mundo, mas é inegavelmente belíssima. Tão bonita que não posso descrevê-la, apenas mostrar as fotos abaixo:

Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra
Represa de Guatapé, vista de La Piedra

Para quem não pode ou não quer mesmo subir as escadas, da base de La Piedra já dá para ter uma amostra da paisagem. Ali estão também alguns restaurantes e algumas lojinhas de artesanato.

Mas depois da subida é hora de ir até a centro de Guatapé, o que pode ser feito também de moto-táxi, pagando cerca de 3.000 COP por pessoa, ocupando o tuk tuk com 4 pessoas.

Os moto taxistas, normalmente, te deixam no malecón de Guatapé e pedem para lhe recomendar um restaurante, o que você pode aceitar ou não. No malecón há várias opções de bares e restaurantes e uma refeição pode variar entre 7.000 e 15.000 COP.

Depois do almoço é hora de passear pela charmosa cidadezinha, que em cada rua reserva uma surpresa. Não deixe de conhecer a Plaza de los Zócalos e também a praça principal, onde está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Calle del Recuerdo.

Plaza de los Zócalos
Plaza de los Zócalos

No malecón também é possível fazer um passeio de barco pela represa, pagando cerca de 10.000 COP por pessoa ou descer em uma tirolesa. No entanto, banho não é permitido em nenhuma parte da represa.

Casa de Guatapé
Casa de Guatapé

Para quem desejar passar mais de um dia em Guatapé, a cidade também oferece várias opções de hospedagem, inclusive com hotéis luxuosos à beira da represa.

Casa de Guatapé
Casa de Guatapé
Casa de Guatapé
Casa de Guatapé

Nós adoramos o nosso dia em Guatapé, que passamos também com os amigos que fizemos no Parque Tayrona e que reencontramos em Medellín, o suiço Sebastien e o americano, Tommy.

Na hora de voltar para Medellín fique atento aos horários dos ônibus, o último sai às 18h30, em dias de semana e aos sábados às 19h. A viagem para Medellín custa 12.500 COP.


Comentários