Museu Imperial
O Museu Imperial de Petrópolis reúne o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial do Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. O prédio é belíssimo e os jardins também. Infelizmente, quando fomos a bilheteria ainda estava fechada e não sobrou tempo para voltar. Uma pena não ter feito a visita. Mas imagino que seja muito interessante. Quem já fez, por favor, deixe a opinião nos comentários!!
Endereço: Rua da Imperatriz, nº 220, Centro
Horários: de terça a domingo, das 11h às 18h
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 17h30
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
O Palácio de Cristal recebe eventos culturais e exposições diversas em Petrópolis. Foi cenário, em abril de 1888 da libertação dos últimos escravos de Petrópolis, em uma grande festa com a presença da Princesa Isabel. Inaugurado em 1884 foi encomendado pelo Conde D´Eu, marido da princesa, para receber exposições de produtos agrícolas e de pássaros. A estrutura, apesar de simples, é bem bonita. Mas certamente é mais interessante em dias de apresentação.
Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/ nº – Centro
Horários: terça a domingo, de 09h às 18h. Entrada franca.
Cervejaria Bohemia
E para fechar o dia em Petrópolis recomendo para quem gosta de beber, é claro, a visita a Cervejaria Bohemia, que foi a primeira cervejaria do país, fundada em 1853 pelo alemão Henrique Kremer. A visita guiada é muito bacana e não deixou a desejar em nada a outras cervejarias que já conhecemos pelo mundo. Dá para aprender um pouquinho da história da cerveja, o processo de fabricação, a diferença entre os tipos de cerveja e o mais importe: degustá-la! Lembre-se: o motorista da rodada não pode degustar!hehe
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 | Centro – Petrópolis/RJ
Horário: terças a quintas, das 12h às 17h; sextas, das 11h às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h30.
Ingressos: R$ 32 (inteira), R$ 16 (meia entrada e moradores de Petrópolis).
Todas as visitas no Centro de Petrópolis é possível fazer caminhando, apenas a Quitandinha fica mais distante. Mas quem quiser pode contratar também o serviço de charrete para dividir entre até quatro pessoas.
Para quem gosta de fazer compras tem ainda a Rua Teresa, que possui um polo de 1.200 lojas, principalmente de vestuário. Eu não visitei, mas a rua é bem famosa e muita gente vai a Petrópolis para fazer compras.
Petrópolis é certamente uma cidade que merece várias visitas. Super agradável e bonita. Quem sabe da próxima ficamos um fim de semana. Espero que gostem tanto quanto nós!
*Post atualizado em 15 de junho de 2017.
Reserve seu hotel em Petrópolis
*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter.
Reserve seu hotel no Rio de Janeiro
*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter.
Viaje tranquilo