Olá viajantes!

As regras sobre as bagagens é uma das principais dúvidas dos viajantes, afinal, são tantas imposições e o pior, essas regras ainda podem variar de companhia para companhia. Então, é preciso estar bem informado para não passar constrangimentos.

Conheça as regras e confira nossas dicas!

Voos domésticos

O tamanho da bagagem a ser despachadas nos voos domésticos depende do tamanho da aeronave e da classe na qual o passageiro está viajando (primeira classe ou classe econômica, por exemplo). Em média, cada passageiro pode levar até 23 kg. A companhia aérea é autorizada a cobrar pelo excesso de bagagem, no ato do check-in, um valor que pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. A empresa também pode negar o transporte da bagagem excedente ou transportá-la em outro voo. Artigos esportivos em geral (prancha de surfe, bicicleta etc.), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial deverão ser incluídos na franquia, da mesma forma que uma bagagem comum.

Já os limites da bagagem de mão são definidos por critérios de segurança para atender ao peso máximo de decolagem do avião e ações preventivas de segurança a bordo. Em voos domésticos, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg. Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada.

Não é permitido levar na bagagem de mão, objetos cortantes ou perfurantes, como tesoura de unha e canivete, que só podem ser levados na bagagem a ser despachada. O passageiro pode ser obrigado a descartar eventuais objetos proibidos na mala de mão. Além disso, algumas companhias aéreas podem ter outras restrições.

Voos internacionais

As regras para voos internacionais também proíbem na bagagem de mão: objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha etc. Esses itens só devem ser levados na bagagem despachada. O transporte de líquidos em voos internacionais deve atender às normas abaixo: Líquidos, géis e pastas devem ser conduzidos em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20 cm x 20 cm), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100 ml. Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios. Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Essa medida não garante a aceitação da embalagem selada por outros países. No caso de conexão, consulte a empresa aérea sobre a possibilidade de retenção do seu produto por autoridades estrangeiras.

Medicamentos podem ser levados somente com prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção de raio-X. Alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.), apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeção de raio-X preventiva de segurança a bordo.

A franquia de bagagem varia conforme o país de destino.

Por isso, consulte a empresa aérea com antecedência.

Fonte: Infraero

Dica do CV

Leve sempre na bagagem de mão, os documentos, dinheiro, e objetos de valor, como joias, notebooks, máquinas fotográficas e telefone celular. Mas não se esqueça de colocar pelo menos uma “muda” de roupa e objetos de primeira necessidade, em caso da mala ser extraviada. Palavra de quem já passou por isso e teve que se contentar com kit da companhia aérea que só tem pijama e produtos de higiene pessoal.

Confira as regras das principais companhias aéreas:

Gol

TAM

Webjet

Azul

Trip

TAP

American Airlines

 

 


Comentários