Suíça, Noruega ou talvez Finlândia poderiam vir a sua mente se te perguntassem em qual país está a cidade com melhor qualidade de vida do Mundo. Mas a verdade é que esta cidade dos sonhos fica mais longe, mas precisamente no sul da Austrália. De acordo com estudo divulgado  pela Economist Inteligence Unit, em agosto de 2013, Melbourne é a melhor cidade para se viver no Mundo.

Centro de Melbourne
Centro de Melbourne

Para estabelece este ranking, a EIU avaliou mais de 30 critérios divididos em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. As cidades receberam notas de 0 a 100.

Estivemos em Melbourne em agosto de 2013 durante nossa Volta ao Mundo. Depois dos 3 dias velejando em Whitsundays, voamos para o extremo sul do país, e trocamos os 20 e poucos graus de Arlie Beach pelo frio de Melbourne, que no inverno registra temperaturas mínimas de um dígito.

Se não fosse pelo clima, eu poderia perfeitamente morar em Melbourne. Simplesmente me encantei pela cidade, que foi minha preferida na Austrália. Ficamos 10 dias por lá e não nos faltou o que fazer, inclusive, muitas opções gratuitas. 

Melbourne tem a segunda maior região metropolitana do país e é considerada a capital cultural da Austrália. É em Melbourne que tudo acontece, grandes eventos esportivos, como o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Austrália, e inúmeros eventos culturais o ano todo.

A cidade tem o charme de ter os bondinhos elétricos como principal meio de transporte e não lhe faltam teatros, parques e praças, que têm sempre espetáculos em cartaz, musicais, telão exibindo filmes, feirinhas de artesanatos e muitos artistas de rua. Aos domingos, são realizados vários eventos às margens do Rio Yarra.

Artistas se apresentam às margens do Rio Yarra
Artistas se apresentam às margens do Rio Yarra

No centro de Melbourne prédios históricos e modernos compõe uma paisagem harmoniosa, que se completa com as alamedas e parques com suas árvores frondosas.

A cidade é famosa pelos cafés e restaurantes, que oferecem a boa gastronomia dos quatro cantos do mundo.

E não é só isso, Melbourne também é uma cidade de praias, que não são bonitas como as de Sydney, é verdade, têm água gelada e águas-vivas, mas mesmo assim valem o passeio.

A mais famosa delas é a praia de St Kilda, com muitos restaurantes e cafés. É nesta praia onde fica o centenário Luna Park, um parque de diversão como os de antigamente, com brinquedos tradicionais e onde cada atração é paga separadamente.

Luna Park
Luna Park

Em St Kilda também é possível apreciar o pôr do sol no mar e acompanhar a volta para casa dos pinguins, o que infelizmente não podemos ver, pois justo nessa época o píer onde eles desembarcam todo final de tarde, estava fechado para obras.

Pôr do sol em St Kilda
Pôr do sol em St Kilda

De St Kilda dá para fazer uma caminhada de 1h30 até a praia de Brighton, onde ficam as famosas casinhas (de banho) coloridas à beira mar, que estão sempre presentes nos cartões postais da Austrália.

Casinhas de Brighton
Casinhas de Brighton

Conhecer Melbourne exige tempo para passear com calma pelas ruas da cidade e para driblar seu clima instável, em que uma hora faz sol, outra hora faz chuva, mas sempre (no inverno) faz frio. Muito frio!!

Melbourne é ainda cidade base para conhecer a Great Ocean Road, o Yarra Valley, região produtora de vinho e as estações de ski da Austrália.

 


Comentários