Compartilhe Viagens

Arraial do Cabo (RJ): dicas e roteiro de 2 dias para conhecer o “Paraíso do Atlântico”

Prainhas do Atalaia

As praias de Arraial do Cabo, a 140km do Rio de Janeiro, não devem em absolutamente nada às praias do Caribe, Sudeste Asiático ou qualquer lugar do mundo que tenha praias com águas cristalinas e areia branquinha. A água é gelada? Sim! Mas em compensação faz sol praticamente o ano todo. E para completar o charme do lugar, o sol se põe no mar.

Além das belas praias, Arraial possui uma área de reserva de Mata Atlântica e oferece inúmeras opções de trilhas. Se ainda não consegui convencer vocês a conhecerem esse paraíso, espere só o meu último argumento: Arraial é rota de baleias e golfinhos, que podem ser vistos facilmente pelas praias do município. Convencidos? Agora vamos às dicas para você planejar sua viagem.

Quando ir

Como disse, Arraial tem bom tempo praticamente o ano todo. Mas, especialmente nos meses de inverno, a incidência de chuva é menor. A temperatura é agradável e dizem os locais que a água fica menos fria nesse período, que vai de maio a setembro, que é considerada baixa estação.

A alta temporada é nos meses de verão, dezembro a fevereiro, que são os meses mais chuvosos.

Praia do Forno quase deserta no inverno

Viajamos para lá em meados de junho, que é considerada baixa estação e foi maravilhoso, pois as praias estavam quase desertas, fez dias de sol, apesar de estar nublado no início das manhãs e durante a noite.

Como as temperaturas em Arraial do Cabo variam entre 18 e 29 graus é bom sempre levar um casaquinho para as noites.

Como chegar

Arraial está a cerca de 2h20 do Rio de Janeiro e é possível chegar lá facilmente de carro ou de ônibus. Nós alugamos um carro com antecedência pela RentalCars.com (buscador dos melhores preços das principais locadoras de carro, que pertence ao mesmo grupo do Booking.com). Tiramos o carro no aeroporto do Galeão e seguimos direto para Arraial.

Para quem vai de carro, precisa incluir nos custos os pagamentos de pedágios, que são dois por cada trecho, um na Ponte Rio Niterói e outro na Via Lagos. Com um detalhe que nos fins de semana, a cobrança é mais cara.

Mesmo assim, para a gente valeu a pena alugar o carro, pois conseguimos um bom preço fazendo a reserva com antecedência, além da comodidade, já que chegamos no Rio no final da tarde e queríamos ir para Arraial no mesmo dia.

Mas é perfeitamente possível conhecer Arraial sem carro. Para quem opta por ir de ônibus, a Auto-Viação 1001 é a empresa que faz o trecho. Os ônibus partem da Rodoviária Novo Rio, em vários horários. De ônibus, a viagem tem entre 3h05 e a 3h40 de duração.

Onde ficar

Arraial do Cabo tem uma boa infra-estrutura para o turismo, oferecendo inúmeras opções de hospedagem. As praias mais centrais, de onde é possível fazer tudo a pé, são a Praia dos Anjos e a Praia Grande.

Nós nos hospedamos próximo a Praia dos Anjos, na Pousada do Capitão, que oferece um bom custo benefício, com boa localização, quartos em estilo entre o rústico e o praiano, bem equipados, com ar condicionado, frigobar, tv. A pousada tem piscina, sauna e a diária inclui café da manhã com um cardápio bastante variado. Os funcionários são bem prestativos e nos ajudaram a organizar o nosso roteiro e a reservar o passeio de barco.

Da Pousada, fomos a pé para praticamente todos os locais que visitamos em Arraial, exceto para o Pontal do Atalaia, pois fica no alto de um morro e preferimos não ir caminhando, mas também seria possível.

Reserve seu hotel em Arraial do Cabo pelo Booking.com.

Continue lendo este post:

Quer viajar para o Rio de Janeiro? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve sua hospedagem em Arraial do Cabo
Viaje tranquilo

Read this post in English:

http://sharejourneys.net/2017/07/31/arraial-do-cabo-rj-tips-and-a-2-day-itinerary-to-get-to-know-the-paradise-of-the-atlantic/