Um dos doze estádios que receberam jogos da Copa do Mundo 2014, a Arena das Dunas, em Natal, abre a partir desta quarta-feira (14) para visitação turística. No Arena Tour, turistas e fãs de futebol poderão conhecer áreas da arena multiuso que não estão ao seu alcance em dias de jogos, como gramado, vestiários, camarotes, área mista, setor VIP, tribunas de imprensa, sala de entrevistas.
As visitas serão guiadas por monitores bilíngues em português, inglês e espanhol. Durante o tour que tem uma média de duração entre 40 e 50 minutos, os monitores contam um pouco da história do futebol norte-riograndense, detalhes sobre a Arena das Dunas e a participação de Natal como cidade sede na Copa do Mundo de 2014.
Nesta terça-feira (13), o Arena Tour foi apresentado a imprensa e guias de turismo. Na ocasião o diretor da empresa organizadora Futebol Tour, Carlos Zucolo, disse que a ideia do Arena Tour é oferecer o mesmo tipo de atividade que existe em grandes estádios do mundo, como o Camp Nou, em Barcelona e o Santiago Bernabéu, em Madri. “Iremos fazer o tour dentro da Arena no mesmo nível do que é oferecido pelo mundo todo, especialmente na Europa, Estados Unidos. Queremos encaixar a Arena das Dunas entre as atrações turísticas de Natal e mostrar que temos uma arena multi uso, a terceira mais bem avaliada entre as que foram utilizadas na Copa”, destacou.
A Futebol Tour também é a organizadora da visitação turística na Arena Grêmio, em Porta Alegre; no Maracanã, no Rio de Janeiro e na Arena Pernambuco, em Recife.
Participei do tour nesta terça e achei a visita bem interessante, principalmente para quem curte futebol, pois é possível conhecer todos os bastidores do estádio que recebeu uma Copa do Mundo. Porém, senti falta apenas de um museu ou exposição, como tem nos. Comentei isso com Zucolo e ele disse que futuramente isso deverá ser feito.
Arena das Dunas
A Arena das Dunas foi construída do zero para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, tendo sido inaugurada em 22 de janeiro deste ano. A primeira partida foi realizada em 26 de janeiro. Construída com o conceito multi uso tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, show, exposições e lojas comerciais.
Durante a Copa do Mundo, recebeu 4 jogos (México X Camarões, Gana X Estados Unidos, Japão X Grécia e Itália X Uruguai). No jogo Itália X Uruguai aconteceu um dos episódios mais comentados da Copa, a mordida do jogador uruguaio Luis Suárez no italiano Chiellini.
O investimento da Arena das Dunas foi de R$ 423 milhões e a capacidade máxima é de 40 mil torcedores.