Roteiro – Dia 1

O primeiro dia em cada cidade, sempre dedicamos ao reconhecimento da área para se localizar melhor. E em Amsterdã, fizemos de uma forma diferente, mas bem tradicional para a cidade: fazendo passeio de barco pelos canais.

Passeio de Barco

Passeio de barco pelos canais de Amsterdã
Passeio de barco pelos canais de Amsterdã

Esse é o número 1 dos passeios em Amsterdã, não dá para visitar a cidade sem fazer um passeio de barco por seus famosos canais. Existem várias empresas que fazem o passeio, com vários horários e preços. A maioria delas sai do píer em frente a Estação Central da cidade. Nós fizemos durante o dia, mas os mais românticos também podem fazer final de tarde ou início da noite para ver a cidade iluminada.

Os ingressos podem ser comprados no local ou online com desconto aqui.

O passeio à noite com jantar a bordo também tem venda online aqui.

Vondelpark

Vondelpark
Vondelpark

O Vondelpark é o parque mais famoso de Amsterdã. E também um bom começo para um passeio pelo centro da cidade. O nome do parque é uma homenagem ao escritor Joost van den Vondel, que viveu no século 17. O Vondelpark está aberto ao público desde 1864. Até 1953, pertencia a uma empresa, que o doou à cidade quando não mais podia custeá-lo.

Além de uma enorme área verde, dentro do parque há lagos, coretos, fontes e cafés.

Principais Canais

No passeio de barco você irá passar pelos principais canais da cidade, mas não deixe de passar por eles também a pé para ver de outro ângulo. Os três grandes canais do centro de Amsterdã são: Herengracht, o primeiro dos três grandes canais principais do centro de Amsterdã. A chamada Curva Dourada ou Golden Bend, entre as ruas Leidestraat e a Vijzelstraat, é a parte mais famosa deste canal. Neste trecho estão muitas mansões duplas largas, jardins interiores, que datam dos anos de 1660; Keizersgracht, é o segundo canal dos três principais. É o canal do meio e o mais largo, com 31 metros de largura; e o Prinsengracht, onde fica a famosa casa de Anne Frank. Nesses três canais é possível observar a paisagem clássica de Amsterdã. Os três canais ficam próximos um do outro e podem ser percorridos em 10 minutinhos de caminhada.

Canais, barcos e casarões: paisagem clássica de Amsterdã
Canais, barcos e casarões: paisagem clássica de Amsterdã

Mercado das Flores

Mercado das Flores de Amsterdã
Mercado das Flores de Amsterdã

Kit de cultivo de canabis para iniciantes
Kit de cultivo de canabis para iniciantes

Uma das coisas que remete a Amsterdã são as flores, em especial, as tulipas. O Bloemenmarkt é o maior mercado de flores flutuante do Mundo. O mercado que fica no canal Singel, entre a Muntplein e a Koningsplein, foi fundado em 1862. São cerca de 15 floristas que vendem flores, produtos de jardinagem e também souvenirs. As lojas ficam dentro de uma linha de barcas flutuantes. E no Bloemenmarkt é possível encontrar tulipas de todas as cores.

Begijnhof

Pertinho do Bloemenmarkt fica o Begijnhof, que é um dos mais antigos pátios internos de Amsterdã. O único criado durante a Idade Média e, por isso, fica no nível da rua no período medieval, ou seja, um metro abaixo das demais ruas do antigo centro da cidade. Neste pátio estão um grupo de edifícios históricos, em sua maioria residências particulares, e também uma igreja. Não sabe exatamente a data em que o pátio foi criado, mas registros apontam o ano de 1389.

Originalmente, o Begijnhof era totalmente cercado por água, com apenas uma entrada. A antiga casa de madeira restaurada (“Houten Huys”, Begijnhof,  34) é famosa por ser uma das duas únicas  casas de madeira ainda existentes no centro de Amesterdã, tendo sido construída em 1528. Os portões também são destaques no Begijnhof. Um deles, o Begijnesloot, restaurado em 1907, data de 1574.

Praça Dam

Caminhando um pouco mais pelo centro, você irá chegar a Dam Square ou Praça Dam, que é uma das mais importantes do centro histórico de  Amsterdã. Nesta praça, estão alguns dos principais edifícios da cidade e também são realizados alguns dos mais importantes eventos.

Na Dam Square está o Palácio Real, em estilo neoclássico, que serviu como a prefeitura de 1655 até a sua conversão em uma residência real em 1808. E ao lado estão a catedral de Amsterdã, a Nieuwe Kerk, igreja gótica do século 15, e o museu de cera Madame Tussaud.

Também fica na Praça Dam, o Monumento Nacional, uma coluna de pedra branca projetado por JJP Oud e erguida em 1956 para lembrar as vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Red Light District

Red Light District
Red Light District

Amsterdã também é conhecida por ser uma cidade liberal, por ter a prostituição, o aborto, a união homossexual e o uso da maconha legalizados. O distrito da luz vermelha, onde prostitutas se exibem em vitrines se tornou uma das atrações turísticas mais famosas da cidade. E não precisa ser cliente para passear pelas ruelas do bairro, que tem ainda muitas lojas de sex shops e até shows eróticos. A maioria dos turistas vai ao bairro só pela curiosidade. Além das famosas vitrines, o bairro reúne todo tipo de  empresas orientadas para o sexo, como sex shops, clubes de strip, teatros adultos, etc.

O nome se deve ao fato das luzes vermelhas terem sido usadas como sinais de bordéis.  Um detalhe importante é terminantemente proibido fazer fotos das prostitutas e das vitrines. Todo cuidado é pouco.

O Red Light District fica próximo a Praça Dam e é interessante visitá-lo à noite, quando o movimento no bairro é maior.

Coffee shops

E já que entramos em assuntos polêmicos, vamos falar dos Coffee Shops, também atração famosa na cidade.  Para quem não sabe, os chamados coffee shops são “cafés” onde se pode comprar e consumir maconha e haxixe. Porém, a venda das drogas para os turistas foi proíbida por lei nacional, afim de evitar o turismo das drogas. O que rendeu muita polêmica no país e até pedido de indenização por parte dos donos dos coffee shops. Mas em Amsterdã, o próprio prefeito afirmou fazer vista grossa para isso. Seja como for, mesmo para os moradores do país, o consumo da droga em locais públicos é proíbido. Nós visitamos um coffee shop apenas por curiosidade, mas como não somos fumantes nem de cigarro normal, muito menos de maconha, e ficamos lá só tomando nosso vinhozinho, para mim pareceu só um bar fedido. Hehe!

Continue lendo este post:

Post atualizado em 29 de junho de 2017.

Quer viajar para Amsterdã? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve seu hotel em Amsterdã

Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Amsterdã e não perca tempo em filas

Viaje tranquilo! Para isso, é imprescindível fazer um seguro viagem. Faça sua cotação com a Mondial Assistance

Viaje com internet ilimitada com o plano de dados da EasySim4u, que funciona em até 140 países.

Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!

* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.

Comentários