Um estudo inédito — realizado pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de
Viagem (www.abbv.net.br),  da qual o Compartilhe Viagens faz parte, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação (www.idealispesquisa.com.br) — mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. A sondagem confirma a importância do
segmento na tomada de decisão do viajante e mapeia o perfil dos leitores
que acompanham os relatos diários dos blogueiros.

Segundo a pesquisa, feita através de 40 blogs associados à ABBV, 70% dos
leitores utilizam os blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha
do destino. Os leitores destes canais são viajantes independentes e
experientes. Eles planejam sozinhos o roteiro e usam a internet como fonte
de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e
passagens aéreas.

A indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos
leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em
seguida, com 37%. A minoria dos leitores, 12%, escolhe para onde vai nas
férias através de pacotes de agências de viagens.

A pesquisa desvenda, ainda, a relação estreita construída entre leitores e
blogs. O estudo da ABBV revela que 68% dos leitores afirmam “confiar
muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. Este número é mais do
que dobro em relação à confiança nas informações publicadas pelas revistas de turismo, que aparecem em segundo lugar, com 32%. Já as agências de viagem representam o meio em que os leitores menos confiam: apenas 13% levam em conta as informações fornecidas pelas agências.

Entre os canais disponíveis para o leitor buscar informação — jornais,
revistas, guias turísticos, agências de viagem e portais — os blogs são o
único canal em que nenhum leitor afirmou não confiar. Quando se trata de
post patrocinado (ou publieditorial), um modelo publicitário frequente em
blogs, mais da metade dos leitores (53%) de blogs de viagem dizem confiar
neste tipo de informação desde que a prática seja transparente.

O perfil principal dos leitores de blogs de viagem se concentra em mulheres
jovens (entre 25 e 34 anos), urbanas, com curso superior e renda maior do
que 10 salários mínimos. Dos leitores que participaram do estudo, 77%
acessam os blogs em busca de dicas. Eles querem, com prioridade,
informações sobre o que ver, visitar e onde comer no destino. Chama
atenção, porém, o número de pessoas que consultam os blogs para ler os
relatos sem necessariamente estar planejando uma viagem: 69%.

A pesquisa da ABBV sobre o perfil e tomada de decisão do leitor na hora de
escolher seu destino é a primeira ação da associação com a proposta de
promover e divulgar estudos sobre o mercado de turismo e blogs de viagens.
Para realizar o estudo “A influência dos blogs de viagem sobre o turista
brasileiro” foram ouvidas 2.276 pessoas, entre 3 e 14 de setembro, através
de questionários disponibilizados por 40 blogs associados à entidade.
A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, fundada em maio de
2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defende os interesses
dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

O relatório da pesquisa “A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM SOBRE O
TURISTA BRASILEIRO” está disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBV .

*Fonte: release da ABBV.


Comentários