Eu encontrei Ferdi para jantar junto com o meu “ex” Alvin, uma noite antes de me hospedar na casa de Ferdi. Nós falamos sobre a sociedade na Indonésia. Ferdi sabe muito sobre política. Ele me falou que, na Indonésia, eles têm um grande problema com o tráfico de drogas. Portanto, eles introduziram a pena de morte por tráfico de drogas em 2004. Desde então, 22 pessoas foram executadas por um pelotão de fuzilamento, condenadas por tráfico de drogas. Ferdi acredita que depois do novo presidente, a aplicação da lei contra o tráfico de drogas está ainda mais severa.

Julie no Taman Festival, em Bali
No Taman Festival, em Bali

Nas eleições para presidente na Indonésia, homens e mulheres podem votar, mas apenas com o documento de identidade da Indonésia. O passaporte não vale. Alguns cidadãos indonésios não podem votar porque para ter uma identidade válida custa mais caro e, por isso, eles preferem não ter uma e não votar do que pagar o preço.

Enquanto eu estava na Indonésia, estava acontecendo uma grande briga judicial sobre uma garota que foi envenenada em janeiro, a amiga dela pegou 20 anos de prisão, sem provas, apenas porque ela apareceu ao tribunal (o julgamento prolongou-se por 10 meses). O juiz disse que ela estava fingindo chorar e que nunca tinha pedido desculpas por envenenar sua amiga (embora ela tenha dito que não era culpada). Esse tipo de justiça me parece muito diferente da que usamos na Alemanha. Então, caso esteja viajando pela Indonésia, não se envolva com a Justiça, por favor.

Ferdi comendo Nasi Padang, tipicamente, com as mãos
Ferdi comendo Nasi Padang, tipicamente, com as mãos

Ferdi é de Padang, uma região da Indonésia de maioria muçulmana. Ferdi também é muçulmano, vivendo em uma ilha Hindu. Então, ele tem que se submeter a algumas regras hindus. Por exemplo, existe o dia do silêncio em Bali, uma vez por ano para o Ano Novo, quando ninguém é permitido de falar, ninguém fica pelas ruas e a eletricidade é desligada. As pessoas têm que ficar em casa sem conversar, beber ou comer. Esse dia é para refletir o passado e para preparar o seu “novo eu” com os objetivos que você quer conquistar no novo ano. Os balineses também fazem um tipo de boneco que, ao final do dia, eles queimam. Ele representa o seu passado, que depois de virar cinzas, você pode viver o seu “novo eu”.  

Mesmo Ferdi aceitando a cultura balinesa, ele vive como um muçulmano em Bali. Eu percebi isso logo na primeira noite, quando Ferdi foi para cama muito tarde. Ele me disse que foi dormir às 5h30. E antes de dormir, ele fez a oração às 5h. Como muçulmano, ele tem que orar cinco vezes ao dia: às 5h, 12h, 15h, 17h e 20h. Por isso, durante o dia, nós paramos na mesquita para Ferdi rezar ao meio dia. Ferdi também me disse que a Indonésia é o país com a maior população muçulmana do mundo. Em torno de 80% da população é muçulmana. Então, a pergunta para você pensar: Você já ficou assustado com alguém quando ele ou ela diz que é indonésio? Eu não e você? Então, eu realmente espero que as pessoas e, especialmente, a mídia pare de culpar a religião muçulmana por todo tipo de violência neste mundo. Não é por causa da religião que as pessoas precisam ter medo, a religião não é a razão do terror. Outro dia, eu conversei com um balinês que era hindu. Ele me disse que uma das razões porque eles gostariam de se separar da Indonésia é  pela dificuldade de conseguir um visto devido a Indonésia ser um país de maioria muçulmana. Tão injusto que as políticas de vistos se baseiem nas crenças da pessoa ou no país que ela nasceu. Eu sei que é muita sorte eu ter nascido na Alemanha…obrigada mãe e pai, obrigada Deus.

Meu “ex” Alvi, Ferdi e eu fomos a um encontro do Couchsurfing que acontece toda sexta em Kuta e eu conheci muitas pessoas interessantes lá. Chen, um deles, me disse que em Penang, Malásia, tem uma antiga rua (de uns 200 anos), onde  se encontram todas as diferentes religiões: uma igreja, um templo, uma sinagoga e uma mesquita. Se eles já podem viver pacificamente próximo aos outros há tantos anos, porque isto está mais difícil esses dias?   

Ferdi me mostrou a comida de Padang que você tem que comer com suas mãos com o famoso Rendang (sooo enak) e Singkong. Existe até mesmo uma canção famosa por Nasi Padang Kvitland.

“I still remember when I tasted you
I wouldn’t believe that it could be true
It was the first time in my life
And if you were human,
I would make you my wife Nasi Padang”

Quem começou a comer com qualquer coisa que não fosse as mãos algum dia? Quem decidiu que não era civilizado? É tão bom e parece muito mais gostoso! Eu adoraria poder comer só com minhas mãos, desde esse dia.

Numa noite, na casa de Ferdi, tinha uma voz alta do lado de fora e eu pensei que era a mesquista chamando para orar (para mim, o som era parecido). Mas, Ferdi me disse, que era a pessoa que oferece serviço de consertar sapatos. Hahaha bem, eu nunca tinha ouvido antes e também não entendia a língua. Ferdi e eu demos uma boa gargalhada sobre o meu erro.  ^^

Ferdi me levou para ver o “Taman Festival” perto de Sanur, que é um antigo parque de diversões (parque em indonésio = “taman”), que não é mais usado. A natureza reconquistou todo o lugar. É muito bonito, tranquilo e um lugar um pouco assustador.

A coisa mais bonita sobre este lugar é o som das ondas, já que é perto do mar, e sua imaginação de como há alguns anos atrás, as crianças corriam ao redor, riam e aproveitavam a vida! Alguns dias depois, eu conheci uma mulher indonésia e ela me disse que ela foi no Taman Festival quando era garotinha e que ainda lembra da diversão que teve com seus amigos e família. É tão impressionante ver o presente e ao mesmo tempo sentir a beleza e a felicidade do passado neste presente.

Depois disso, nós dirigimos para Tirta Empul (nome em balinês para “fonte sagrada”) Temple que fica próximo a Ubud, e é um templo de água sagrada. Este lugar especial plantou tanta paz no meu coração. A beleza das pedras, a impressionante formação das águas e a cerimônia de oração dos Hindus. Um momento muito especial para participar.

Tirta Empul Temple
Tirta Empul Temple

Quando você entra na água sagrada, você tem que cobrir seu corpo com um Sarong – tenha certeza de que está apertado, se não você irá perdê-lo! Primeiro, você molha sua cabeça, depois de orar e fazer desejos, você molha sua cabeça novamente e bebe a água três vezes. Supõe-se que lhe traz sorte e torna o seu desejo realidade. Vocês podem me perguntar depois se funcionou!  ^^

Rezando nas águas sagradas do Tirta Empul Temple
Rezando nas águas sagradas do Tirta Empul Temple

Para as mulheres que estão lendo, apenas um aviso: quando você está naqueles dias, você não é permitida de visitar o tempo ou tomar banho na água sagrada. Pois, você é considerada “suja” neste período.

À noite, nós relaxamos  na praia Brawa, em Canguu, vendo o pôr do sol com uma garrafa de cerveja gelada em nossas mãos. Um final perfeito para um dia maravilhoso!

Enviando cumprimentos com amor para o mundo,

Julie

*Texto escrito originalmente em inglês por Juliane Boll e traduzido para o português por Karla Larissa.

Leia outros textos da série Worldlust:

https://compartilheviagens.com.br/categoria/worldlust/ 

Quer viajar para Bali? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários