Durante o Dois na América, projeto que realizamos este ano, visitamos vários países da América Central que não estavam em nosso roteiro inicial e nos surpreenderam. Países que fazem parte do mesmo continente que o nosso, mas que sempre pareceram tão distantes. São ainda muito poucos os brasileiros que viajam por este subcontinente e não sabem o que estão perdendo. Neste post listei alguns motivos para fazer um mochilão pela América Central.

1 – Natureza exuberante

Para quem prioriza viajar por lugares com belas paisagens naturais, como nós, os países da América Central podem agradar, e muito. Em uma distância muito curta, você vai encontrar belas praias do mar do Caribe e do oceano Pacífico, muuitos vulcões, lagos belíssimos, vales, florestas e muitos animais, inclusive muitas espécies que não existem no Brasil e em outros países da América do Sul. Também há muitas opções de atividade para quem curte turismo de aventura.

Semuc Champey, Guatemala
Semuc Champey, Guatemala

San Blás, PanamáSan Blás, PanamáSan Blás, Panamá

 

Mamãe e filinho preguiça no Parque Manuel Antonio, Costa Rica
Mamãe e filhinho preguiça no Parque Manuel Antonio, Costa Rica

2 – Cultura indígena muito presente

Os países da América Central ainda têm a maioria da população formada por indígenas ou descendentes, que pertencem a povos que foram muito importantes na história do continente americano, como os Maias. E eles ainda mantém a cultura e tradição vivas, através da língua, roupas, comidas, rituais. Viajar por esses países é uma oportunidade para conhecer mais sobre os nativos do nosso continente.

Mulheres indígenas na Guatemala
Mulheres indígenas na Guatemala

3 – Sítios arqueológicos e cidades coloniais

Na América Central existem inúmeros sítios arqueológicos de construções de povos pré-hispânicos, especialmente os Maias, e também várias cidades coloniais de arquitetura espanhola. Alguns sítios e cidades da América Central Patrimônio Mundial da UNESCO são: Parque Nacional de Tikal e a cidade de Antigua, na Guatemala; Sítio Maia de Copan, em Honduras; Sítio Arqueológico de Panamá Viejo, Panamá; e Ruínas de Léon Viejo, Nicarágua.

Parque Nacional de Tikal, Guatemala
Parque Nacional de Tikal, Guatemala

4 – Baixo custo

Um dos quesitos mais importantes para os mochileiros: a maior parte dos países da América Central tem um custo de viagem muito baixo. As exceções são Panamá e, principalmente, Costa Rica.

5 – Aprender espanhol

Quando viajam para países de língua espanhola, muitos brasileiros se viram no portunhol. Mas a maioria das pessoas que falam espanhol não entendem bem essa nossa versão da língua. Fazendo um mochilão pela América Central, você irá melhorar, e muito, seu espanhol, aprendendo no dia a dia. Além disso, na América Central existem várias escolas de espanhol para estrangeiros com preços super acessíveis. Vale a pena reservar uns dias do mochilão para aprender outra língua e dá um up no currículo.

6 – Tem arroz e feijão!

Uma das coisas que os brasileiros sentem mais falta quando estão viajando é da comida, especialmente do arroz e feijão. Na América Central, a gastronomia é bastante parecida com a brasileira e você vai enjoar de tanto arroz e feijão, pois eles comem isso até no café da manhã. Nas cidades praianas, você pode aproveitar para mudar o cardápio e comer frutos do mar e peixes pagando muito pouco.

Arroz e feijão manhã, tarde e noite!
Arroz e feijão manhã, tarde e noite!

7- Dá para viajar só de ônibus

Se você for fazer o mochilão apenas pelos países continentais da América Central e não as ilhas do Caribe, é possível fazer tudo só por via terrestre, sem precisar pagar caro por passagens aéreas. Apesar do transporte rodoviário nesses países não ser dos melhores, essa é uma possibilidade muito viável e econômica.

8 – Dá para chegar lá com promoções de passagens aéreas e até milhas

Recentemente estão saindo muitas promoções de passagens aéreas para o Panamá e o México (apesar de ser América do Norte, vale a esticadinha), que podem ser os pontos de partida para um mochilão pela América Central. Também é possível comprar as passagens com um pouco mais de milhas que você gastaria para voar no Brasil ou América do Sul (consulte seu programa de milhas para saber quantos pontos). Outra opção bem mais acessível foi a que fizemos, que é começar pela Colômbia, para onde é possível voar com a mesma quantidade de milhas que pelo Brasil. De lá para ir ao Panamá, fizemos um belíssimo passeio de barco pelas Ilhas de San Blás.

E agora, que tal começar a planejar o seu mochilão pela América Central para 2016? Fique de olho nas próximas postagens no blog que daremos muitas dicas de como organizá-lo e o que fazer em cada país. E se você ainda não assinou a nossa Newsletter, pode fazer agora mesmo no quadradinho vermelho à direita. 🙂

Segue também:

Instagram @compviagens

Snapchat @compviagens


Comentários