Compartilhe Viagens

7 mulheres que revolucionaram o mundo, através das viagens

Desde a sua criação, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é um data para marcar a luta das mulheres por igualdade de direitos. E também um dia para lembrar mulheres que deram sua contribuição na construção de uma sociedade mais igualitária e que abriram caminhos para gerações futuras. Algumas dessas mulheres foram também grandes viajantes, que ajudaram a revolucionar o mundo, através de suas viagens. Destaquei 7 mulheres viajantes e pioneiras para nos inspirar neste dia a viajar mais e a continuar lutando por um mundo mais justo:

1 – Jeanne Baré

A francesa Jeanne Baré é considerada a primeira mulher a dar a Volta ao Mundo. Botânica, Jeanne viajou como assistente do botânico Philibert Commerson, em uma expedição realizada na fragata francesa Étoile, em 1766. Para isso, ela teve que se disfarçar de homem e se alistou com o nome de Jean Baret.

Amelia Earhart. Foto: commons.wikimedia.org

2 – Amelia Earhart

A americana Amelia Mary Earhart foi pioneira da aviação nos Estados Unidos e também militante pelos direitos das mulheres. Amelia foi a primeira mulher a fazer um voo solo pelo Oceano Atlântico e, ao longo da vida, estabeleceu vários recordes. Earhart também escreveu livros sobre suas experiências na aviação e foi a primeira presidente do Ninety-Nines, uma organização internacional de mulheres aviadoras. Como militante, Amelia foi membro nos EUA do partido nacional da mulher (NWP) e lutou pela emenda dos direitos iguais, que garantiu o direito de voto das mulheres nos Estados Unidos. Amelia foi dada como desaparecida em 1937, quando tentava fazer um voo de volta ao mundo.

A história de Amelia Mary Earhart foi retratada no filme Amelia, de 2009.

Annie Londonderry. Foto: commons.wikimedia.org

3 – Annie Londonderry

Annie Cohen Kopchovsky, mais conhecida como Annie Londonderry foi a primeira mulher a dar a volta ao mundo de bicicleta. Isso em 1894. Nascida em Rina, na Letônia, e naturalizada americana, Annie, que era uma jovem mãe judia de três crianças pequenas e casada, realizou esse feito, que, na época, foi chamado por um jornal americano de “a jornada mais extraordinária jamais realizada por uma mulher”, em razão de uma aposta feita por dois homens, em que um deles defendia que uma mulher não realizar tal feito. Ao realizar a viagem, Annie desafiou a sociedade ao abrir mão, temporariamente do seu papel de mãe e esposa, e provou que uma mulher poderia se defender sozinha no mundo. Detalhe: Annie aprendeu a pedalar poucos dias antes de começar esta aventura. Assim como Amelia, Annie também era sufragista.

Conheça mais sobre a história de Annie: http://www.annielondonderry.com/

4 – Ada Rogato

O pioneirismo fez parte da trajetória de Ada Rogato. A paulista foi a primeira mulher a obter licença de paraquedista no Brasil, primeira mulher piloto de planador e terceira a receber brevê para pilotar avião (1935). As outras duas aviadoras brevetadas antes de Ada foram Teresa de Marzo e Anésia Machado. Chamada pela imprensa nacional de “Rainha dos Céus do Brasil”, Ada estabeleceu ainda vários recordes como primeira piloto brasileira a atravessar os Andes; única aviadora do mundo, até 1951, a realizar um voo solitário pelas três Américas (da Terra do Fogo ao Alasca); a primeira aviadora a voar sozinha até o extremo sul do continente, entre outros.

Junko Tabei. Foto: commons.wikimedia.org

5 – Junko Tabei

A japonesa Junko Tabei foi a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest, a montanha mais alta da Terra, em 1975. Tabei foi também a primeira a escalar os chamados Sete Cumes, as montanhas mais altas de cada continente, tendo completado este feito aos 53 anos, em 1992. Além de montanhista pioneira, Junko Tabei também foi uma defensora do meio ambiente, tendo atuado como diretora no Japão da Himalayan Adventure Trust, uma organização internacional que atua na conservação das montanhas.

Valentina Tereshkova. Foto: commons.wikimedia.org

6 – Valentina Tereshkova

A russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a viajar pelo espaço, em 1963, a bordo da nave Vostok VI, enviada pela então União Soviética. É, até hoje, a única a mulher a fazer um voo sozinha no espaço. E, atualmente, exerce mandato de parlamentar, em Moscou, para o qual foi eleita em 2011.

7- Izabel Pimentel

Em 2014, Izabel Pimentel tornou-se a primeira brasileira e sul-americana a completar a volta ao mundo sozinha a bordo de um veleiro. Natural do Mato Grosso do Sul, Izabel foi também a primeira velejadora brasileira a cruzar sozinha o Oceano Atlântico. As histórias da Volta ao Mundo da velejadora foram relatadas em seu livro “Águas Vermelhas”, lançado em 2015.