A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um dos destinos mais incríveis que já conhecemos no Brasil. Um lugar de beleza e atmosfera únicas no país. Não é à toa que é Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, desde 2001. Estivemos lá no ano passado e não vejo a hora de voltar. Desde então, tenho recomendado como um dos lugares imperdíveis no Brasil. Mas por que conhecer a Chapada dos Veadeiros? Fiz uma lista de 5 motivos em parceria com o Desviantes*, empresa especializada em levar as pessoas para viver experiências inusitadas sempre com muito contato com a natureza.

1) Fácil Acesso

Estrada de Cavalcante - Alto Paraíso
Estrada de Cavalcante – Alto Paraíso

Entre as principais chapadas do Brasil, a Chapada dos Veadeiros é, provavelmente, a que tem mais fácil acesso. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Brasília, que recebe inúmeros voos diários de todo o país e sempre tem muitas promoções.

A dica importante é: escolha um voo que chegue logo no início da manhã em Brasília para chegar na Chapada ainda com tempo de visitar alguma das atrações mais próximas da cidade, onde for se hospedar.

De Brasília até Alto Paraíso, que foi a nossa base, são 235km, aproximadamente 2h40 de viagem, por estrada asfaltada e um caminho muito bonito.

2) Hospedagem para todos os gostos e bolsos

Tucano visto da nossa pousada em Alto Paraíso
Tucano visto da nossa pousada em Alto Paraíso

Se tem um lugar democrático é a Chapada dos Veadeiros. Nas três cidades principais: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante, você poderá encontrar opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Tem campings, dos mais simples aos mais estruturados com barzinho e tudo mais; tem pousadas das simples às luxuosas, com bangalôs com mais de 80 metros quadrados, banheira ao ar livre e jardins de inverno; e também SPAs com aulas de yoga, técnicas de meditação, massagens e tratamentos que irão aliviar tensões musculares, stress físico e mental.

3) Belezas naturais extraordinárias

Fred e eu, no Mirante da Janela
Fred e eu, no Mirante da Janela

Poucos lugares que conhecemos no mundo e no Brasil tem belezas naturais tão extraordinárias quanto a Chapada dos Veadeiros. São mais de 2 mil cachoeiras catalogadas, nascentes de águas cristalinas, formações geológicas com mais de um bilhão de anos, piscinas naturais, cânions. São lugares de beleza indescritível como a Cachoeira Santa Bárbara, com sua água de tonalidades entre azul turquesa e verde esmeralda; o vale da lua, o Parque Nacional Saltos e tantos outros.

Mas além de tudo isso, o que realmente me encantou na Chapada dos Veadeiros foi a rica biodiversidade de flora e, especialmente, de fauna. Lá, vimos muuuitos periquitos, papagaios, araras, tucanos. Recebemos até cafuné de tucano! hehe

Fred recebendo cafuné de tucano livre, que é alimentado por uma moradora em Cavalcante
Fred recebendo cafuné de tucano livre, que é alimentado por uma moradora em Cavalcante

Esse contato com os animais, para mim, foi o grande diferencial da Chapada dos Veadeiros, com relação à Chapada Diamantina, por exemplo.

4) Contato com culturas riquíssimas que farão você refletir seu modo de vida

Homenagem a uma das mais antigas Kalungas do Engenho II
Homenagem a uma das mais antigas Kalungas do Engenho II

Outra coisa que foi muito marcante em nossa viagem à Chapada dos Veadeiros foi a visita ao Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, no município de Cavalcante. Este sítio é o maior remanescente de quilombo do Brasil. Visitamos o Engenho II, onde hoje vivem cerca de 900 kalungas, para conhecer as belíssimas Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara.

Cachoeira Santa Bárbara
Cachoeira Santa Bárbara

Fomos acompanhados de uma guia Kalunga, a Catarina. Mãe de 7 filhos, que trabalhou a vida toda (40 e poucos anos) na lavoura e em casa, e há cerca de 2 anos foi capacitada para ser guia. A experiência com ela foi uma das mais especiais da nossa viagem e nos rendeu muitas reflexões. Contei como foi neste post: https://compartilheviagens.com.br/chapada-dos-veadeiros-sitio-historico-kalunga-e-cachoeiras-santa-barbara-e-capivara/

5) Atmosfera mística

Ovni em Alto Paraíso
Ovni em Alto Paraíso

Quando disse que a Chapada dos Veadeiros tem uma atmosfera única não me referi a apenas uma sensação minha. Mas a principal cidade da Chapada, Alto Paraíso é considerado o lugar mais místico do Brasil. E, por isso, é lar de místicos, músicos, terapeutas e yogues, que fazem de Alto Paraíso uma cidade bem cosmopolita, com moradores e turistas do mundo todo.

Uma das explicações para o misticismo envolvendo a cidade é que a região da Chapada dos Veadeiros está no Paralelo 14, sendo o mesmo paralelo que passa sobre Machu Picchu, no Peru, e também está sobre uma placa de quartzo de quatro mil metros quadrados. E, por isso, os místicos acreditam que as forças dos cristais protegem a cidade.

Por essas razões, existe uma crença de que a cidade estaria “a salvo de qualquer desastre natural, como o fim do mundo” (Wikipedia) e também de que Alto seria uma das cidades com boas condições para observação de objetos voadores não identificados (OVNIs). Eu até vi um na praça principal! E garanto que vocês podem ver também com ETs e tudo! =)

Bem, acho que esses 5 motivos foram mais do que suficientes para convencer vocês a incluírem a Chapada dos Veadeiros na sua lista de próximos destinos para conhecer no Brasil, né?

Mas se você quiser mais, confira os pacotes do Desviantes, com roteiros que são elaborados para aproveitar o melhor da Chapada em cada período do ano, que incluem transporte terrestre, hospedagem, algumas refeições e passeios com guias, que vão contar a história de cada pedrinha desse lugar mágico.

 

 

*Este é um Publieditorial, ou seja, um post patrocinado pela empresa citada no texto. No entanto, o texto e as opiniões descritas neles são de responsabilidade do Compartilhe Viagens.

Quer viajar para a Chapada dos Veadeiros? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários