Roteiro
Definimos nosso roteiro de forma que poderíamos ter um pouco de história, cultura, natureza, música e praias.
Então, ficamos 6 noites em Havana (5 na chegada, 1 dia no final), 2 noites em Viñales, 3 noites em Trinidad, 1 noite em Santa Clara e 2 noites em Varadero.
Ficamos um dia a mais em Havana do que desejávamos, pois a capital cubana recebeu o Papa Francisco no dia em que estivemos lá. Poderíamos ter acrescentado um dia a mais em Trinidad, em que poderíamos ter ido a praia Ancón.
A ordem das cidades, essa foi a melhor que encontramos para otimizar o tempo de deslocamento. Para ir de uma cidade para a outra é possível ir de ônibus ou carro fretado. Mas muito cuidado com os carros clássicos, pois muitos quebram na estrada. O trajeto mais longo é de Viñales a Trinidad, por isso, é bom sair bem cedo.
O que fazer em cada cidade
Havana
Apesar de termos ficado 6 noites em Havana, resumi nosso roteiro na capital em 3 dias, que, dependendo do ritmo de viagem, pode ser feito em mais dias.
Leia: O que fazer em Havana – Roteiro para 3 dias
Viñales
Viñales é uma pequena cidade rural, a cerca de 2h de Havana. O vale que circunda o povoado é um dos parques nacionais de Cuba e é declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Existem duas formas interessantes de conhecer os principais atrativos de Viñales: o ônibus turístico que faz um roteiro circular, em que é possível fazer várias paradas ao longo do dia; e o passeio a cavalo feito dentro do vale, com paradas nas grutas, rios, fazenda de café e fábrica artesanal de charutos. Nós fizemos e recomendamos as duas.
Principais atrações: Mural da Pré-história (uma pintura que não é pré-histórica, apesar do nome), Cueva del Indio, Rio San Vicente e Cueva Santo Tomás.
Trinidad
Uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Cuba, com um belíssimo centro histórico. A cidade, juntamente com o Vale dos Engenhos, que fica em volta, também foram declarados Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco.
Além do passeio pelo centro histórico, visita a museus, há muito o que se ver nos arredores de Trinidad pelo Valle dos Engenhos, com várias cachoeiras. E próximo a cidade fica a praia Ancón.
Uma das coisas mais legais de se fazer em Trinidad é La Casa de la Música, onde é possível ver apresentações de músicas locais e também dançar muita salsa. O mais legal é que o lugar é frequentado também por moradores, que convidam os turistas a dançarem.
Principais atrações: Centro Histórico (praças, Igreja da Santíssima Trindade, Museu Municipal de História, Casa Rafael Ortiz), Casa da Música, Vale dos Engenhos e Praia Ancón.
Santa Clara
É a cidade onde foi travada a batalha final da revolução que derrubou o governo de Fulgencio Batista em 1958. Por essa razão, Che Guevara está enterrado lá, junto com outros revolucionários. Também estão lá as cinzas de Alberto Granado, o amigo de Che, que fez junto com ele a famosa viagem pela América do Sul, retratada no filme Diários de Motocicleta.
Apesar de ter muitos atrativos históricos interessantes, um dia é suficiente para conhecer tudo em Santa Clara.
Principais atrações: Memorial e Museu Che Guevara, Monumento a tomada do Trem Blindado, estátua de Che segurando a criança, Catedral de Santa Clara de Assis e Teatro de La Caridad.
Varadero
O mais famoso destino de praia de Cuba. Resume-se, de fato, às praias e aos hotéis. Vários amigos recomendaram não ir a Varadero, mas dar prioridade a outras cidades e praias de Cuba. Fomos mesmo assim. O mar de Varadero é realmente incrível, mas o mais bonito que encontramos em Cuba foi pertinho de Havana.
Varadero vale a pena para quem realmente quer só curtir a praia e o hotel. No nosso caso, ficamos hospedados em uma casa, como em todas as outras cidades.
Depois escreverei posts mais detalhados sobre essas cidades.