Nossa viagem pela Austrália teve vários momentos marcantes. Depois de viajar 1.000 km pela Pacific Highway de Sydney a Brisbane, seguimos mais 1.100 km até Arlie Beach. Só que dessa vez, fizemos em dois dias, sem pausas para conhecer as cidades, pois queríamos chegar logo.

Arlie Beach é a base para conhecer as famosas ilhas Whitsundays e a Grande Barreira de Corais. É um dos destinos mais populares entre mochileiros na Austrália. Tem estrutura muito boa de hotéis, pousadas e hostels, restaurantes e lojinhas. Como estávamos com a van, ficamos no campground do Base Arlie Beach.

Compare preços de aluguel de carro na Austrália e faça sua reserva pela RentalCars.com

A praia é bonita, mas como é infestada de águas vivas, em frente ao mar tem uma praia artificial, um pouco menor do que a de Brisbane, mas muito legal também. Como fomos no inverno, o movimento em Arlie não estava tão grande, mas creio que no verão a praia lote.

Praia artificial de Arlie Beach

Summertime

A nossa intenção em Arlie Beach, no entanto, era mesmo conhecer Whitsundays. Fechamos o passeio de 3 dias com o Summertime, um veleiro Ketch de madeira clássico de 1945, que foi completamente restaurado. Fomos em 10 passageiros (um casal de inglês, um casal de francês, dois irlandeses, uma americana, um suíço e nós dois) e 3 tripulantes, Aly, Mike e  Timmy. Todos muito jovens e divertidos.

Nosso barco: Summertime
Galera que viajou com a gente: todos muito legais!

Ficávamos a maior tempo na parte de cima do barco. Na popa tinha uma jacuzzi. Em baixo ficavam os “quartos”, os banheiros e uma sala com tv e jogos. A recomendação era para tomar um banho por dia e de 1 minuto, pois a água no barco é limitada. Mas foi bem tranquilo e também tinha água quentinha.

Dormir foi o grande problema. Logo no primeiro dia, acordei no meio da noite assustada, fui para cima do barco e fiquei um bom momento lá. Apesar do susto e do mal estar com a tontura, foi lindo porque tinha muitas estrelas e um golfinho nadando em círculos ao redor do barco. Depois Fred acordou e foi para cima também e me convenceu a voltar para cama. A segunda noite já foi mais tranquila.

O passeio sai por um preço bem salgado, mas vai por mim: vale muito a pena.

Whitehaven

Depois de sair de Arlie Beach nossa primeira parada foi logo Whitehaven Beach. A praia tem  7 km de extensão, mar turquesa e uma areia inacreditavelmente branca, formada por 98% sílica pura. Devido a movimentação da areia fina e da maré, Whitehaven está em constante modificação e a cada dia apresenta um cenário único. A praia é extremamente preservada, pois está inserida em um parque nacional e as visitas são restritas. Tudo isso faz de Whitehaven um verdadeiro paraíso na terra.

Definitivamente a praia mais bonita de nossa Volta ao Mundo. Tirem suas próprias conclusões:

Pelo fato de areia ser muito branca, lá também da para fazer essas fotos super legais:

Mergulho

O arquipélago de Whitsundays é formado ao todo por 74 ilhas tropicais localizadas no coração da Grande Barreira de Coral Australiana. A barreira de corais tem impressionantes 2.300 km de comprimento e vai desde o nordeste da Austrália até Papua-Nova Guiné. E em sua imensidão abriga mais de 1.600 espécies de peixes, seis das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, 30 espécies de baleias e golfinhos, milhares de espécies de moluscos, centenas de espécies de arraias e tubarões, além, é claro, de uma variedade incrível de corais.

A barreira naquele seu formato que estamos acostumados a ver em fotos não é possível ser vista de Whitsundays, pois fica mais próximo de Cairns. Mas a área das ilhas também é muito boa para fazer mergulho e também tem toda essa riqueza de corais e animais.

Na última hora desisti de fazer o mergulho de cilindro, que Fred fez com o restante do grupo. Mas só com snorkell foi possível ver inúmeras espécies desses animais. Um mundo inteirinho e colorido debaixo d´água.

Perseguição da baleia

Por ser inverno, era temporada de migração de baleias. E durante os três dias, vimos várias, assim como muitos golfinhos. Mas o mais impressionante aconteceu no último dia. Nós fomos a primeira dupla a descer do barco para fazer um passeio de caiaque no mar, quando quase fomos atropelados por uma baleia macho que se exibia por perto e acabou vindo em nossa direção. Nunca remamos tão rápido. Um susto e tanto!

Conto a história bem direitinho nessa entrevista que demos ao Gente de Coragem. Podem rir à vontade! 🙂

Assistam:

Veja quem mais escreveu sobre Whitehaven:

Preciso Viajar:

Whitehaven Beach, a praia mais bonita do mundo na minha opinião

Viaje com a gente:

Whitsundays – COMO, onde se hospedar e a melhor maneira de aproveitar