Depois do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem 2016, aproveitamos as últimas horas em Belo Horizonte para visitar a Exposição ComCiência, que está no Centro Cultural Banco do Brasil BH até 9 de janeiro. A mostra da artista autraliana Patrícia Piccinini sempre me despertou muita curiosidade e, ao vivo, é ainda mais impressionante. A entrada na exposição em BH é gratuita.

Escultura da exposição ComCiência na entrada do CCBB BH
Escultura da exposição ComCiência na entrada do CCBB BH

Somente este ano no Brasil, a exposição já recebeu mais de 1 milhão de visitantes nas cidades por onde passou, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Até tentamos visitar quando estivemos em BsB este ano, mas não tivemos tempo suficiente. Por isso, não podia perder a oportunidade de visitar em BH.

As esculturas de Patrícia Puccinini são baseadas em suas pesquisas sobre mutações genéticas
As esculturas de Patrícia Puccinini são baseadas em suas pesquisas sobre ciência genética

A primeira vista, as obras de Puccinini parecem monstros e causam uma certa aversão e estranhamento. Mas basta conhecer um pouco mais sobre do que se trata o trabalho da artista para ficar fascinado com a exposição.

"A Coleta". Na visão da artista, a garota é a alienígena que está sendo examinada
“A Coleta”. Na visão da artista, a garota é a alienígena que está sendo examinada

As esculturas de Patrícia são criaturas imaginárias, porém baseadas em sua pesquisa sobre ciência genética e análise do comportamento humano. Como explica o curador da exposição, Marcelo Dantas, “sua obra explora a incerteza entre o futuro geneticamente modificado e a imaginação livre do sonho coletivo, os medos, os fascínios do inconsciente de todos”.

As esculturas de Patricia impressionam pela riqueza de detalhes que fazem crer que as criaturas são reais
As esculturas de Patricia impressionam pela riqueza de detalhes que fazem crer que as criaturas são reais

As criaturas feitas com materiais como silicone, fibra de vidro, couro, cabelo humano, roupas, impressionam também pela riqueza de detalhes. De tão bem feitas, parecem, por algum momento, estarem vivas.

No primeiro momento, as esculturas da ComCiência causam aversão, mas depois despertam empatia
No primeiro momento, as esculturas da ComCiência causam aversão, mas depois despertam empatia

Além das esculturas, a exposição tem também fotografias, animação, vídeos que despertam reflexão, repulsa, curiosidade, e, no fim, de alguma forma, empatia pelas criaturas.

A exposição tem no total 43 obras
A exposição tem no total 43 obras

ComCiência reúne um total de 43 obras (incluindo uma na entrada e outra no pátio dos cafés) e para entender melhor o trabalho de Puccinini é indispensável fazer a visita acompanhando o áudio guia, que está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play e pode ser baixado no celular (o QR code está disponível nas placas de sinalização da exposição), ou pelo menos, ler as explicações que estão nas plaquinhas ao lado de cada obra.

As esculturas são feitas com silicone, fibra de vidro, couro e cabelo humano
As esculturas são feitas com silicone, fibra de vidro, couro e cabelo humano

A exposição pode ser visitada de quarta à segunda-feira, das 9h às 21h. O CCBB BH não funciona nas terças-feiras. A senha para visita pode ser recebida no segundo andar e a mostra está no terceiro andar.

A visitação leva, em média, de 40 minutos a 1 hora. É permitido fotografia sem flash e vídeos são proibidos.

Exposição Comciência

Endereço: Praça da Liberdade, 450, Belo Horizonte.

Horários: de quarta à segunda, das 9h às 21h.

Entrada gratuita.

Quer viajar para Belo Horizonte? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários