Viajei por 3.500km na Nova Zelândia na ilha do Sul em 2016/2017 e mais ou menos a mesma quilometragem pela ilha do Norte em 2011. Na Austrália, eu ainda estou viajando neste momento e estive na estrada por mais de 5.000km e ainda farei mais! Eu amo viajar de carro e conhecer o país da minha forma e com minhas próprias quatro rodas. Antes de ir para Austrália e Nova Zelândia, eu me fiz a mesma pergunta que você provavelmente está se fazendo agora: Eu devo alugar/comprar um carro ou caravan? Ambas opções tem seus lados positivos e negativos. Aqui estão alguns pontos que eu considerei para decidir por uma das opções:

CARRO

Custo

  • Alugando  por 3 semanas com a Omega Car Rentals na Nova Zelândia, eu paguei 900,00 NZD, incluindo seguro sem franquia; Alugue seu carro e garanta um Hot Daily Deal com a Omega Car rentasl aqui: www.omegacarrentals.com
  • Comprando um carro na Austrália: Eu paguei cerca de 6000,00 AUD incluindo seguro, serviços mecânicos e documentação.
Cruzando uma pequena ponte com nosso carro alugado no Parque Nacional Kharangi, Nova Zelândia
Cruzando uma pequena ponte com nosso carro alugado no Parque Nacional Kharangi, Nova Zelândia

Prós

Um carro é menor e portanto você

+ poder se locomover mais fácil pelas estradas cheias de curvas da Nova Zelândia e Austrália. Em algumas rodovias é até proibido dirigir com caravan.

+ é mais barato, uma vez que você paga menos para alugar e também menos para abastecer.

+ No campground, os campings sem energia são normalmente mais baratos e, na maioria das vezes, são os mais bonitos!

+ Você não tem que dormir no seu carro/ou na barraca o tempo todo (uma vez, que você não pagou muito pelo carro), mas também pode aproveitar uma boa cabana ou hotel com boas camas.

+ É muito mais fácil encontrar estacionamento.

Bonito camping sem energia, próximo a praia, no Parque Turístico Cape Hillsborough, Australia
Bonito camping sem energia, próximo a praia, no Parque Turístico Cape Hillsborough, Australia
Maravilhosas cabanas com vista para estrelas à noite e para um pôr do sol perfeito, em Omaru Farm Hostel, Akaroa, Nova Zelândia
Maravilhosas cabanas com vista para estrelas à noite e para um pôr do sol perfeito, em Omaru Farm Hostel, Akaroa, Nova Zelândia

Contra

Um carro é pequeno,

– então, você não tem espaço para dormir nele e você precisa levar barraca ou reservar hostel/cabana ou

– você tem menos espaço para dormir do que em uma caravan.

CARAVAN

Custo: Dependendo da companhia e do tamanho que você quiser, você irá pagar cerca de 4000,00 NZD por 3 semanas, incluindo, seguro.

Prós

A caravan é grande, então, você tem

+ mais espaço para dormir e viver dentro.

+ você tem dentro tudo o que você precisa para uma viagem de carro: cozinha, banheiro e quarto.

Contras

Uma caravan é tão grande que

– é difícil de dirigir nas ruas cheias de curvas da NZ e Austrália. Algumas ruas são até fechadas para caravans.

– é tudo mais caro, o combustível e também o aluguel.

– é difícil encontrar estacionamento.

– Já que você já pagou muito dinheiro para alugar a caravan e, portanto, será o seu lugar para dormir, é muito improvável que você possa ver outros lugares bonitos, como pequenos hostels ou cabanas. Nós conhecemos um casal que não poderiam dormir nas cabanas nos bonitos parques nacionais porque já tinham gastado muito para pagar a van e, por cima disso, as cabanas…

– Você sempre irá precisar de campings com energia para a sua caravan (para a cozinha) que é mais caro. Há alguns parques de acampamentos do Departamento de Conservação na NZ onde vans não são permitidas.

– Frequentemente a cozinha inclusa na caravan não é transportável, então, você não pode levá-la em uma trilha de vários dias nos parques nacionais.

– Na Nova Zelândia, conhecemos um casal que alugou uma campervan por muito dinheiro e o cara me disse: “Eu até preferiria ficar em uma barraca porque eu achei a cama da nossa campervan muito desconfortável…”

Resultado

No final, eu decidi alugar um carro nas duas vezes que estive na Nova Zelândia e viajar com um carro pequeno e barraca e tudo correu perfeitamente. Algumas vezes, nós ficamos nas barracas, em outras, dormimos em hostels ou em cabanas pequenas e charmosas nos campgrounds. Você irá explorar mais de carro do que em uma grande caravan! Também, considere que apenas pelo aluguel, você já economiza 3000,00 NZD, sobra muito mais dinheiro para aproveitar em ótimas aventuras!

Na Austrália, eu comprei um Honda CR-V com tração nas 4 rodas que é grande o suficiente para duas pessoas dormirem se você baixar os bancos de trás, um ótimo carro para o interior e perfeito para explorar as estradas de cascalhos dos parques nacionais australianos. Então, eu ainda posso dormir no carro, mas também viajar por todas estradas pequenas. Se você puder alugar ou comprar um carro como esse, então é uma perfeita combinação de carro e caravan, com mais prós do que contras. De outra forma, eu sempre irei preferir viajar em um carro pequeno do que uma grande caravan. É mais barato e aventureiro!

Finalmente, tudo isso depende do estilo de viagem e experiências que você pretende ter na Nova Zelândia ou Austrália. Portanto, decida você mesmo, mas o mais importante é divertir-se e viajar com segurança pelas estradas da NZ, Austrália e qualquer outro lugar!

Bela paisagem na estrada, em Te Anau – Milford Sound Highway
Bela paisagem na estrada, em Te Anau – Milford Sound Highway

Qual a sua próxima viagem de carro? Desejo a você muitas aventuras incríveis na estrada!

Sua garota viajante na estrada,

Julie

*Este post foi escrito originalmente em inglês por Juliane Boll. Tradução para o português por Karla Larissa.


Comentários